Participantes puderam conhecer o laboratório aberto do Senai e as ações de fomento à inovação e desenvolvimento de protótipos
Por Alysson Lisboa/SIMI
A inovação tecnológica não está restrita apenas às grandes empresas. Para provar isso o Sistema FIEMG, por meio do Centro de Tecnologia e Inovação SENAI FIEMG, promoveu essa semana evento dedicado à soluções e iniciativas de apoio à inovação tecnológica para a pequenas empresas.
Diagnósticos personalizados, serviços e produtos, disponibilidade de fomentos, visitas técnicas aos Institutos de Tecnologia e Inovação SENAI e ao Laboratório Aberto, fizeram parte desse encontro que reuniu profissionais das mais diversas áreas.
A abertura do evento contou com a participação do professor José Policarpo – Diretor Executivo do Centro de Inovação e Tecnologia SENAI FIEMG. O segundo debate trouxe discussão sobre o que é inovação e como promovê-la. Na parte da tarde os participantes fizeram uma visita ao Centro Centro de Inovação e Tecnologia e puderam conhecer o laboratório aberto do SENAI CIT.
Laboratório Aberto
O laboratório está sendo ampliado para abrigar novas tecnologias, maquinários, além de mais espaços de coworking. O local é aberto ao público e recebe estudantes e empresas interessadas em desenvolver protótipos e idear produtos. Alysson Amaral, da gerência de empreendedorismo tecnológico destaca que o laboratório proporciona uma conexão entre as pequenas empresas para busca de soluções práticas. Qualquer empresa pode propor um desafio tecnológico e o laboratório aberto pode entrar como parceiro, apresentando as soluções. “Recebemos cientistas, empreendedores e profissionais para atuarem dentro do laboratório aberto”, completa Alysson.
Propriedade Intelectual
A última palestra “Tudo que você sempre quis saber sobre Propriedade Intelectual e nunca teve coragem de perguntar”, proferida pela Miriam Pedroza Ferreira, analista de informação tecnológica do Instituto Euvaldo Lodi, trouxe aos participantes pontos importantes sobre a propriedade intelectual e direito autoral. A especialista destacou os pontos da lei e provocou a plateia quanto ao reduzido volume de patentes que são depositadas no Brasil, além de falar sobre a importância do registro de marcas e depósito de patentes para pequenas empresas.
Para saber mais sobre o laboratório aberto do Senai clique aqui
Fonte: