Grupo Skinage, da Faculdade de Medicina, fica entre finalistas de prêmio nacional de inovação médica
Por Redação

Dispositivo identifica a idade gestacional usando luz LED
Um projeto desenvolvido pelo grupo Skinage, da Faculdade de Medicina da UFMG, foi o finalista do prêmio Abril & Dasa de Inovação Médica. O Preemie-Test, um aparelho que detecta a prematuridade do bebê através da interação entre a luz e a pele, disputou com outros dois projetos pela categoria Inovação em Medicina Diagnóstica.
A premiação tem como objetivo descobrir e divulgar projetos brasileiros que valorizam o desenvolvimento e a implementação de novas ideias, práticas e tecnologias nas áreas acadêmica, clínica, laboratorial e assistencial.
O projeto teve início em 2014 e, logo no ano seguinte, conquistou a premiação da Fundação Bill & Melinda Gates, na 14ª chamada mundial Grand Challenges Explorations. Aliado a isso, o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) possibilitou o financiamento do programa.
Também em 2018, o Preemie-Test foi contemplado na 9ª chamada mundial Grand Challenges Canada, além de ter sido convidado pela Organização Mundial de Saúde, pela segunda vez, para participar do 4th WHO Global Forum on Medical Devices.
Preemie-Test
De acordo com a OMS cerca de 15 milhões de bebês nascem prematuros a cada ano e um milhão morrem por causa das complicações da prematuridade. Por isso, o desafio do aparelho é explorar uma nova maneira de medir a idade gestacional e permitir que equipes de saúde tomem decisões melhores para o cuidado com bebês.
O aparelho conta com um sensor não invasivo que emite luz de Led sobre a pele do bebê, que capta sua resposta, e de um processador que a interpreta e associa à idade gestacional.
Para saber mais sobre o Preemie-Test, acesse a página do projeto.
Fonte: