Acesse os dados do ecossistema mineiro de inovação

Acessar SIMI Database

InicialBlogNotíciasEcossistema mineiro empreended...

Ecossistema mineiro empreendedor é tema da Revista Fonte

Durante lançamento, público pode conferir a palestra do ex-executivo da Netshoes, Renato Mendes


Por Redação

Renato Mendes, sócio da aceleradora Organica e ex-executivo da Netshoes, durante lanaçamento da 16ª edição da Fonte
Crédito: Paula Isis/SIMI

Minas Gerais tem se destacado como o segundo maior ecossistema de startups do Brasil. A comunidade San Pedro Valley, sediada na capital, é uma das mais fortes e atuantes. Sendo assim, as startups têm contribuído de forma estratégica para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais. Como contribuição para essa estratégia, a Prodemge, empresa estadual de tecnologia da informação, lançou nesta quinta-feira, 16/02, em Belo Horizonte, uma publicação inteiramente dedicada ao tema. 

Durante o lançamento da 16ª edição da revista Fonte, no Auditório JK, na Cidade Administrativa, além de adquiri um exemplar, o público conferiu a palestra do empresário Renato Mendes, sócio da aceleradora de negócios Organica e ex-executivo da Netshoes-uma dos maiores e-commerce esportivo do mundo.

Na palestra, Renato falou dos bastidores da formação da cultura corporativa da marca, ancorada em um processo intenso no qual o consumidor passou a ser o centro do negócio. “Colocar o cliente no centro da empresa é essencial para entender a dor de mercado. E sabe quanto isso custa para a empresa? Nada. Você só precisa conversar com ele”, enfatiza.

“As startups e seus ecossistemas”

Com 100 páginas, a revista traz uma entrevista do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, Miguel Corrêa. Ele fala das ações do governo mineiro para fomentar o segundo maior ecossistema de startups do Brasil.

Entre empreendedores de sucesso, a Fonte entrevistou Gustavo Caetano, que transformou a Samba Tech na maior plataforma para vídeos on-line da América Latina. Já Yuri Gitahy, pioneiro na criação de startups em Minas Gerais e dono uma consistente experiência internacional, assina artigo sobre o cenário atual desse segmento de negócios.

Do meio acadêmico, a 16ª edição foi contemplada com artigo de Luiz Pinheiro, doutorando em Tecnologia da Informação pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP), que fala sobre o caso CESAR, uma incubadora de Pernambuco que se tornou uma grande aceleradora de empreendimentos no meio virtual. Já Cleidson de Souza e Nágila Natália de Jesus Torres, da Universidade Federal do Pará (UFPA), escrevem sobre o ecossistema de startups de software da cidade de Belém.

 

 

Fonte: Prodemge

Cesta De Compras