Acesse os dados do ecossistema mineiro de inovação

Acessar SIMI Database

InicialBlogNotíciasEncontro de Inovação apresenta...

Encontro de Inovação apresenta soluções tecnológicas para o setor minerário

Evento online reuniu pesquisadores com diversos projetos voltados para o mercado


Por Da Redação

Crédito: Divulgação Sede 

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede) e do Indi, promoveu nessa semana o #VemPraMinas – Encontro de Inovação voltado para o setor de mineração. O evento, que começou quarta-feira (30/9) e se estendeu até hoje (2/9), buscou estabelecer uma interação entre o setor produtivo e as instituições de ciência e tecnologia do estado, além de dar visibilidade ao conhecimento produzido em Minas. Os projetos inovadores selecionados irão auxiliar nos processos do setor de mineração, por meio do desenvolvimento de novos produtos, processos ou negócios. Todos eles já possuem requisição de proteção intelectual (patente) perante os órgãos competentes no Brasil e/ou no exterior.

O encontro, que aconteceu de forma online, contou com a participação do Subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Rodrigo Mascarenhas, que ressaltou a importância do evento, realizado no estado desde 2008. A mediação ficou por conta da Diretora de Fomento à Pesquisa e Transferência de Tecnologia, Marina Dutra. “A proposta do #VemPraMinas é proporcionar oportunidades para que o setor produtivo conheça as soluções que são produzidas nas Instituições de Ciência e Tecnologia de Minas, facilitando possíveis parcerias. O setor de mineração foi escolhido para inaugurar a nova etapa do projeto devido a sua importância e representatividade para o estado”, destacou a diretora. “Acredito que as tecnologias apresentadas demonstraram a força de Minas. Nossa expectativa é que o evento tenha servido como ponto de partida para a construção de relacionamentos produtivos entre a academia e o mercado”, completou.

Novos moldes

Para se adequar ao contexto da pandemia do novo coronavírus, o evento foi realizado de forma 100% online pela primeira vez, com adaptações ao planejamento inicial. Em reuniões conjuntas, foram apresentadas tecnologias voltadas para o setor minerário desenvolvidas na UEMG, UFMG, UFTM, CDTN e UFU. Cada pesquisador expôs, de forma resumida, as principais características do seu produto, vantagens relativas à sua aplicação e modelo de negócios.

Se você ou a sua empresa tem interesse em saber mais sobre as tecnologias apresentadas, basta mandar um email para encontro@desenvolvimento.mg.gov.br. A equipe da Sede se coloca à disposição para articular e agendar reuniões privadas entre empresas e pesquisadores, onde poderão ser discutidas parcerias e investimentos. 

Clicando abaixo, você pode conhecer as soluções apresentadas durante o encontro.

  

O #VemPraMinas – Encontro de Inovação em Mineração está disponível no canal do Indi no Youtube.

Fonte: http://www.desenvolvimento.mg.gov.br/application/noticias/noticia/1194/encontro-de-inovacao-apresent

Cesta De Compras