Acesse os dados do ecossistema mineiro de inovação

Acessar SIMI Database

InicialBlogNotíciasProjeto de estudantes de Conta...

Projeto de estudantes de Contagem é premiado na UFMG

Alunas desenvolveram um app que conta a história de 30 mulheres brasileira que tiveram um papel ativo na sociedade


Por Redação

Crédito: Prefeitura de Contagem/Divulgação

Estudantes do terceiro ano da Fundação de Ensino de Contagem (Funec) foram premiados com bolsas de iniciação científica junior na UFMG. O grupo desenvolveu um aplicativo que apresenta a biografia de pelo menos 30 mulheres brasileiras que tiveram uma participação ativa na sociedade, como Anita Garibaldi e Dandara dos Palmares.

“No início de 2018 surgiu a ideia de criarmos um grupo de estudo feminista para pesquisarmos sobre as mulheres que foram importantes na história do Brasil. Desenvolvemos o projeto e nos inscrevemos para apresentar no UFMG Jovem. Me sinto realizado profissionalmente, pois o projeto tomou uma proporção maior do que era esperado’, detacou o professor de sociologia e orientador do projeto, Frederico Lopes.

Além de contar a biografia das personagens, o aplicativo tem um quiz de interação, que estimula uma nova forma de aprendizagem.O app nos traz o conhecimento do nosso passado, de mulheres que lutaram no seu dia a dia, para que hoje todos nós tivéssemos o direito e o acesso às coisas básicas. Queremos também, através do projeto, alcançar a igualdade. Acreditamos que com as informações contidas nas biografias das personagens consigamos alcançar o objetivo”, comemora a estudante, Julia Braga.

Segundo os estudantes, o objetivo é ampliar o número de biografias. A meta é registrar a vida de pelo menos 50 mulheres.

Fonte:

Cesta De Compras