Acesse os dados do ecossistema mineiro de inovação

Acessar SIMI Database

InicialBlogNotíciasSIMI: A inovação nunca esteve ...

SIMI: A inovação nunca esteve tão perto de você e para você

Sistema Mineiro de Inovação completa 12 anos de atuação e projeta novidades para 2019


Por Renato Carvalho/SIMI

O Sistema Mineiro de Inovação (SIMI) completa 12 anos de atuação em favor da inovação, nesta quarta-feira, 12 de dezembro. Instituído por meio do Decreto Estadual 44.418 de 12 de dezembro de 2006, o SIMI caminhou junto com a sociedade mineira, neste período, em busca de um estado mais inovador e mais diversificado economicamente.

Criado a partir da parceria entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), o SIMI foi o primeiro sistema estadual de inovação em todo o Brasil.

Entre seus objetivos, estão a promoção de ações governamentais, empresariais e acadêmicas de pesquisa e tecnologia, para de forma colaborativa, desenvolver a inovação em Minas Gerais. Originalmente criado como uma rede social que conectava agentes do ecossistema, hoje o SIMI ampliou sua atuação como um portal e, ao longo de sua trajetória, já divulgou milhares de conteúdos e apoiou centenas de ações e eventos regionais, nacionais e internacionais.

Números

O que teve em 2018?

Além das milhares de notícias divulgadas, das dezenas de participações em eventos e de todo o conteúdo produzido, o ano de 2018 foi especial. O SIMI idealizou, em conjunto com a Fapemig, o Desafio de Empreendedorismo do Legado Acadêmico (DELA). Saiba mais.

O desafio tem como objetivo desenvolver habilidades empreendedoras para mestrandas e doutorandas. Além de reduzir a desigualdade de gênero na área acadêmica, o projeto servirá de estímulo para transformar o conhecimento acadêmico em empreendimentos no mercado, melhorando, também, a empregabilidade das pesquisadoras.

O ano também ficou marcado pelo lançamento do Mapa da Inovação no Portal: uma ferramenta gratuita e colaborativa que disponibiliza informações sobre todo o ecossistema mineiro de inovação. Saiba mais.

E o futuro?

O SIMI não para e quer, cada vez mais, contribuir para o desenvolvimento dos mineiros e, consequentemente, de Minas Gerais. Por isso, para 2019 estamos programando a execução do Dela Fapemig, além de novos conteúdos e mais aproximação ao ecossistema de inovação.

Hoje, no nosso aniversário, disponibilizamos o programa-piloto do SIMI Academy, nosso projeto de conteúdos educativos. Especialistas vão compartilhar seus conhecimentos sobre diversos temas com o objetivo de fortalecer, cada vez mais, a cultura da inovação em Minas Gerais e também no Brasil.

Nesse primeiro episódio, aprenda sobre Mindset Empreendedor, com João Bonomo, fomentador e mentor de empreendedorismo. Clique aqui e confira!

Fonte:

Cesta De Compras