Acesse os dados do ecossistema mineiro de inovação

Acessar SIMI Database

InicialBlogNotíciasStartup lança robô que estacio...

Startup lança robô que estaciona carro e organiza estacionamentos em aeroportos

Tecnologia criada pela Stanley Robotics sabe quando o cliente voltará; robô busca o carro no estacionamento e entrega ao local onde foi deixado


Por Redação

Robô administra o estacionamento de veículos em aeroporto da França
Crédito: Divulgação/Stanley Robotics

Os robôs estão ganhando cada vez mais espaço nas mais distintas áreas. Dessa vez, a startup Stanley Robotics inaugurou na França, no aeroporto de Lyon-Saint-Exupéry, um “estacionamento autônomo”.

O cliente chega ao local, estaciona seu carro em uma espécie de garagem e efetua o pagamento ali mesmo ao escanear um código no celular. Depois da confirmação da reserva da vaga, o robô manobrista busca o carro e leva o veículo até o local das vagas. O serviço é conectado aos dados de voo do cliente. Dessa forma, na volta, o robô busca o carro próximo do horário do pouso e deixa o carro de volta na ‘garagem’.

A tecnologia é capaz de organizar os carros de acordo com as datas de saída dos clientes para otimizar o espaço. Segundo a startup, o sistema permite que os aeroportos tenham 50% a mais de vagas. O robô é 100% elétrico, equipado com inteligência artificial e sensores para escanear o ambiente e ajustar os movimentos.

O aeroporto de Lyon-Saint-Exupéry disponibilizou 500 vagas à Stanley Robotics, mas tem planos de expandir o sistema para até 6 mil vagas. A reserva de uma semana no “estacionamento autônomo” custa € 52.20.

Assista ao vídeo e veja o sistema em funcionamento

Fonte: StartSe

Cesta De Compras