Acesse os dados do ecossistema mineiro de inovação

Acessar SIMI Database

InicialBlogNotíciasStartup Quinto Andar já está e...

Startup Quinto Andar já está em operação na capital mineira

Por meio da empresa, inquilinos conseguem alugar imóveis sem fiança e seguro, tudo pela plataforma


Por Redação

Crédito: Quinto Andar/Divulgação

Com dois mineiros na liderança, a startup paulistana Quinto Andar surgiu para desburocratizar o aluguel de imóveis. Especializada em aluguel de residências pela internet, de forma ágil, a startup acaba de desembarcar em Belo Horizonte.

Fundada há cinco anos, a empresa já recebeu mais de R$ 70 milhões de fundos de investimentos. Depois de consolidar sua proposta de oferecer um serviço inovador de aluguel de imóveis residenciais no interior e na cidade de São Paulo, a empresa expande para outras capitais, como Belo Horizonte, que encabeça a lista.

Nascido em Divinópolis, André Penha só conheceu seu sócio quando deixou o país. Os dois se encontraram nos Estado Unidos, na Universidade de Stanford, berço de inovação do Vale do Silício. Os empreendedores também tinham passado pela mesma experiência frustrante de lidar com a burocracia de alugar um imóvel. Daí até chegar à ideia da startup não demorou muito.

Para André, alugar um imóvel nos moldes tradicionais é muito chato e burocrático. “E esse é um problema que aflige muita gente porque moradia é uma necessidade básica. Para resolver isso, criamos uma plataforma que conecta o proprietário do imóvel ao inquilino e que entrega muito mais valor para as duas partes”, diz.

O grande diferencial da startup está na forma de contratação: por meio da plataforma é feita uma análise de crédito do inquilino, sem  exigir fiador e nem cheque-caução, prática bastante comum no mercado. Mas qual a garantia que o proprietário tem? A startup garante a transferência do pagamento do aluguel todos os meses na data certa, mesmo se o inquilino atrasar. A QuintoAndar também oferece um seguro de até R$ 50 mil em caso de danificação do imóvel.

Segundo André, a empresa não cobra pelo anúncio do imóvel no site. A startup só é remunerada se o negócio for fechado. A empresa cobra 100% do aluguel no primeiro mês e 8% a partir do segundo mês.

Todo o processo é feito no meio digital: até a assinatura do contrato, dispensando reconhecimento de firma em cartório”. O empreendedor explica que todos os imóveis passam por vistoria de uma equipe da QuintoAndar. As fotos do imóvel que vão para a plataforma de busca também são feitas por profissionais contratados pela startup, garantindo a veracidade do produto ofertado. Desde sua fundação,  mais de 60 mil imóveis já passaram pela plataforma.

Com a ideia validada no mercado paulista, o empreendedor acredita que a empresa está pronta para expandir e chegar a 10 capitais até o fim do ano. No início deste ano, a QuintoAndar chegou à Cidade Maravilhosa e, recentemente, iniciou operações em Belo Horizonte, Brasília e Goiânia. De acordo com André, BH já estava na lista de prioridades da startup devido à sua relevância econômica e sua grande população, além do vínculo emocional com o estado de origem.

“Grandes capitais como Belo Horizonte absorvem muitos profissionais de outras cidades. E, cada vez mais, essas pessoas escolhem alugar e não comprar imóveis, pois não sabem quanto tempo ficarão. Elas preferem alugar e ficar em imóveis melhores e que atendam seus interesses naquele momento”, diz. O valor investido na expansão não foi revelado, assim como as metas para a operação na cidade.

Toda operação na capital mineira é gerenciada à distância por um time de São Paulo. Para saber mais sobre a startup, acesse o site oficial
      

Fonte: Diário do Comércio

Cesta De Compras