A Campus Weekend estreia na capital pernambucana como a primeira edição weekend do mundo e teve um dia de conteúdo ininterrupto
Por Paula Isis e Matheus Fonseca / Simi
Azaghak e Jovem Nerd
Antes de desembarcar em Belo Horizonte, a Campus Party fez escala em Recife, que este ano apresenta uma versão inovadora do evento. Um fim de semana de programação simultânea, com palestras, workshops, desafios, educação digital, empreendedorismo e áreas de robótica e drones.
Wid Fernandes, que já participou de quatro edições do evento na Terra do Frevo, contou um pouco de como foi a experiência: “ser campuseiro é um sonho, porque esse é o maior evento de tecnologia do mundo. Estava muito ansioso. Sou capaz de bater o Brasil todinho pra participar da Campus, pois a experiência que você adquire durante esses dias é muito legal.” Para o natalense Diego Araújo, participar da Campus é uma grande oportunidade de aprendizado, além da chance de estar em contato com grandes profissionais de tecnologia que já atuam no mercado de trabalho.
No palco principal, os campuseiros, assim como Wid, puderam conferir diversas palestras e mesas redondas com grandes nomes do mercado. Destaque para Beakman, o cientista maluco do famoso seriado “Beakman’s World”, que trouxe toda sua maluquice para o palco realizando estranhas experiências. Já o doutor em comunicação e professor universitário, Dado Schneider, preparou o público para uma batalha contra o desânimo e a inércia, eliminando o bloqueio criativo nas redes sociais.
Os influenciadores digitais também dominaram o palco. Kaio Oliveira, do canal de humor do YouTube, Xafurdaria, bateu um papo com a galera e trocou experiências sobre produção de conteúdo. PC Siqueira lançou e autografou cópias da sua biografia fictícia, “PC Siqueira está morto: fragmentos de uma vida digital”.
Outra dupla bastante conhecida pelos campuseiros, Azaghak e Jovem Nerd, subiram ao palco e falaram sobre marketing e redes sociais. E, já no fim do evento, os YouTubers locais mais decolados, como Ni do Badoque e Rayanne Menezes, participaram de um competição de perguntas e respostas, que rolou até torta na cara.
Além do palco principal, o evento contou com mais quatro espaços paralelos: Criatividade e Entretenimento, Ciência e Inovação, Empreendedorismo e Educação Digital.
Uma das palestras que mais atraiu público trouxe como temática a realidade aumentada, utilizando como exemplo o game Pokémon Go. Segundo o palestrante André Braga: “esse tipo de realidade aumentada já está sendo discutido há, pelo menos, 10 anos. Já temos sistemas como o Wikitude de geoposicionamento de informações em voltada ao usuário. O Pokémon Go está nos mostrando uma complementação desse tipo de coisa.” O que indica que podemos esperar muitas novidades nessa área.
Open Experience
Outro ponto chave do evento foi a área Open Experience, um espaço aberto naqual os visitantes puderam sentir um pouquinho da energia da Campus.
Neste ano o local recebeu o palco Empreendedorismo, onde foram discutidos diversos temas sobre o assunto, como a aproximação do poder público para o fomento de cidades empreendedoras, empreendedorismo social, oportunidades na área de saúde e workshops para construção e validação de MVP, modelagem e elevator pitch. Além disso, o ambiente abrigava, também, um espaço dedicado às startups e makers e a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica.
Para Henrique Forest, curador de robótica da Campus Party, os jovens, que exercem a função de protagonistas nessa competição, atraem a atenção de outros jovens que passam a se interessar pelo estudo e desenvolvimento da temática. Para ele, isso só é possível com a realização de eventos como a Campus Party, que dá esse tipo de visibilidade.
Sobre a Campus Weekend Recife
A Campus Party é a maior experiência tecnológica do mundo. Realizada desde 1997, reúne jovens geeks em um festival de inovação, criatividade, empreendedorismo e entretenimento digital.
2016 é o ano da Campus Weekend Recife, que estreia na capital pernambucana como a primeira edição weekend do mundo. O evento é uma virada digital com 24 horas de conteúdo ininterrupto, 150 horas de atividades, desafios, workshops, games e educação digital.
Confira cobertura da TV Simi:
Fonte: