Para pesquisar algum termo no glossário do portal, digite a palavra desejada no campo de busca ou navegue pelas letras abaixo.

Todos | # A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
Atualmente, existem 252 definições neste glossário
A

ABAPI – Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial
Associação que reúne os agentes de propriedade industrial, credenciados junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI, na área da propriedade industrial. Constituída em 1948, tem, como um de seus objetivos, “promover e incentivar o estudo do direito de propriedade industrial e de matérias correlatas, organizando cursos de formação e habilitação profissional”. (Fonte: Dicionário de Propriedade Intelectual - Bráulio Guerra e Nizete Araújo / Juruá Editora)

Abertura de capital
Processo pelo qual a propriedade de uma empresa fechada é transferida, total ou parcialmente, para um grande número de pessoas que desejam dela participar e que não mantêm, necessariamente, relações entre si, com o grupo controlador. (Fonte: FINEP)

ABPI – Associação Brasileira da Propriedade Intelectual
Associação criada para difundir o direito de propriedade intelectual no Brasil, que hoje congrega profissionais, pessoas físicas e ou jurídicas interessadas no assunto. (Fonte: Dicionário de Propriedade Intelectual - Bráulio Guerra e Nizete Araújo / Juruá Editora)

Aceleração de startups
Aceleração de startups se refere a acelerar a empresa para que ela se torne lucrativa mais rápido, e/ou para que ela cresça em um curto espaço de tempo.

Aceleradoras
Aceleradoras são empresas cujo objetivo principal é apoiar e investir no desenvolvimento e rápido crescimento de startups, ajudando-as a obter novas rodadas de investimento ou a atingir seu ponto de equilíbrio (break even), fase em que elas conseguem pagar suas próprias contas com as receitas do negócio. (Fonte: napratica.org.br)

Agência de fomento
Entidade de apoio a organizações científicas e empresariais que oferecem linhas de crédito para financiamento de capital fixo e de giro, prestação de garantias, realização de operações especiais de investimento, prestação de serviços de assessoria e consultoria financeira, estímulo à produção regional e assistência à implementação de projetos de desenvolvimento industrial. (Fonte: ANPEI)

Agência de transferência de tecnologia
Organização responsável pela aplicação do conhecimento científico e tecnológico disponível nos centros de excelência, com a finalidade de suprir o setor produtivo para o aumento da produtividade e da competitividade. (Fonte: Capital de Risco)

Agentes de desenvolvimento
Diversos organismos públicos e privados que promovem ações de fomento: agências de fomento nacionais e internacionais, bancos de desenvolvimento, fundações de amparo à pesquisa, sistema CNI, IEL, sistema SEBRAE, organizações setoriais de apoio técnico, gerencial ou comercial, instituições financeiras e gestores de fundos de investimento, sindicatos e associações de classe. (Fonte: FINEP)

AgTech
AgTechs são empresas de tecnologia aplicada ao agronegócio.

APIs
APIs são um conjunto de rotinas e padrões de programação para acesso a um aplicativo de software ou plataforma baseado na Web. A sigla API refere-se ao termo em inglês "Application Programming Interface" que significa em tradução para o português "Interface de Programação de Aplicativos".

Aquisição de capital
Aquisição de prédios ou de maquinaria, ferramentas e equipamentos – sem qualquer melhoria no desempenho tecnológico – que sejam necessários para implantação de produtos ou processos tecnologicamente novos ou aprimorados, por exemplo, um molde adicional ou máquina de embalar para produzir e entregar um aparelho de DVD tecnologicamente aprimorado. (Fonte: FINEP)

Aquisição de tecnologia e Know-how intangível
Aquisição externa de tecnologia na forma de patentes, invenções não patenteadas, licenças, comunicações de know-how, marcas registradas, desenhos, padrões e serviços de computador ou outros serviços científicos e técnicos relacionados com a implantação das Inovações PPT, mais a aquisição de software em pacotes que não estejam classificados em outra parte. (Fonte: FINEP)

Aquisição de tecnologia tangível
Aquisição de maquinaria e equipamentos com desempenho tecnológico aperfeiçoado (incluindo software integrado) ligada às inovações tecnológicas de produtos ou processos implantadas pela empresa. (Fonte: FINEP)

Arranjo produtivo local
Aglomeração de empresas definida por critérios simultaneamente regionais e setoriais. A ação de fomento em arranjos produtivos locais busca a construção de economias externas a cada empresa e internas à aglomeração. (Fonte: FINEP)

As insurtechs surgiram com o propósito de revolucionar o setor de seguros
por meio de tecnologias inovadoras que mudam a forma como os consumidores contratam planos de seguro (de vida

Assim como as fintechs
as insurtechs são startups que pretendem inserir o poder das novas tecnologias em um mercado conservador

Atividade inventiva
Os critérios de patenteabilidade de um invento são a novidade, a atividade inventiva e a aplicação industrial (art. 8º da Lei nº 9.279/96). A atividade inventiva é, portanto, um dos critérios exigidos pela lei de propriedade industrial para a patenteabilidade de uma invenção ou ato inventivo no caso de um modelo de utilidade. Ela está diretamente relacionada com a “engenhosidade” que o criador da invenção despendeu na sua criação. (Fonte: Dicionário de Propriedade Intelectual - Bráulio Guerra e Nizete Araújo / Juruá Editora)

Atividades de inovação de produtos e processos tecnológicos (PPT)
Atividades de inovação PPT são todos aqueles passos científicos, tecnológicos, organizacionais, financeiros e comerciais, inclusive investimento em novo conhecimento, que de fato levam, ou pretendem levar, à implantação de produtos ou processos tecnologicamente aprimorados. Alguns podem ser inovadores por si mesmos, outros não são novos, mas são necessários para a implantação. (Fonte: FINEP)

B

B2B
B2B (Business to Business) é a sigla utilizada no comércio eletrônico para definir transações comerciais entre empresas

Benchmarking
Processo contínuo de avaliação dos produtos, serviços e processos de trabalho de organizações reconhecidas como representantes das melhores práticas, com a finalidade de introduzir melhorias na organização. (Fonte: Dicionário Negócio Empreendedorismo)

Big Data
Big Data é a análise e a interpretação de grandes volumes de dados de grande variedade. Para isso são necessárias soluções específicas para que permitam a profissionais de TI trabalhar com informações não-estruturadas a uma grande velocidade. (Fonte: Canal Tech)

Biotecnologia
Conjunto de técnicas que envolvem a manipulação de organismos vivos para modificação de produtos em benefício da sociedade. A palavra tem origem grega: “bio” significa vida, “tecnos” remete a técnica e “logos” quer dizer “conhecimento”. A biotecnologia pode ser aplicada em diversas áreas, como saúde, energia, química, meio-ambiente, dentro outras. " Fonte: CIB - Conselho de Informação sobre Biotecnologia

Bitcoin
Trata-se de uma moeda digital que permite pagamentos eletrônicos com eficiência, rapidez, custo-benefício e sem a presença de intermediários. Além disso, eles podem ser feitos para qualquer pessoa, que esteja em qualquer lugar do mundo, sem limite mínimo ou máximo de valor. (Fonte: Startse)

Blockchain
O conceito de blockchain (ou cadeia de dados) surgiu em 2008 e representa, basicamente, uma forma de validar uma transação ou registro. Desenvolvido para dar mais segurança às transações digitais, o blockchain é a inovação que está por trás da moeda digital. (Fonte: Techtudo)

Bootcamp
O boot camp é uma modalidade de treinamento originada no exército norte americano, que consiste em exercícios militares aplicados de forma intensiva, podendo ser feito em um dia ou durar muitos dias seguidos. Na área de tecnologia, a expressão é usada para programas de imersão com ênfase na prática.

BOOTSTRAP
Em linhas gerais, significa criar um startup sem contar com capital de investidores externos. Ou seja, são os próprios sócio fundadores que arcam com todos os custos da criação da startup. Por isso, esse tipo de recurso só é utilizado por empreendedores experientes que já tenham acumulado, durante sua trajetória profissional, um capital. (Fonte: heypeppers)

Brainstorming
Tempestade de ideias. Técnica de liberação da imaginação e criatividade, na qual os participantes são incentivados a propor soluções para determinados problemas sem receio ou barreira. (Fonte: Dicionário Negócio Empreendedorismo)

Break-even
Break even é o ponto de equilíbrio de uma empresa, ou seja, quando as receitas pagam os custos e o negócio se torna lucrativo.

Business
Negócio, atividade comercial. (Fonte: Dicionário Negócio Empreendedorismo)

Business model canvas
Trata-se de uma ferramenta utilizada como plataforma para esboçar o modelo de negócio pelo empreendedor, e também para permitir o compartilhamento do modelo com empreendedores, possíveis clientes e outras pessoas que possam ajudar a refinar o modelo até que o mesmo esteja pronto para ser implementado. (Fonte: Senai)

C

Cadeia produtiva
Conjunto de atividades econômicas que se articulam progressivamente desde o início da elaboração de um produto ( inclui as matérias primas, máquinas e equipamentos, produtos intermediários...) até o produto final, a distribuição e comercialização. (Fonte: FINEP)

Capacitação tecnológica
Significa a aquisição de capacidade de inovar através, principalmente, do domínio das tecnologias em uso. É o estágio prévio e necessário para a ocorrência da inovação. Deve ser o objetivo principal da política tecnológica no que se refere às empresas. A capacitação tecnológica é também condição importante para a interação frutífera entre empresas e centros de pesquisa e desenvolvimento (P&D). (Fonte: FINEP)

Capital de risco
Investimento de risco em empresas novas ou já estabelecidas com a expectativa de ganhos acima da média do mercado. O capital utilizado em tal prática geralmente é proveniente de um fundo de investidores. Investimento direcionado a empresas já estabelecidas, mas de pequeno e médio portes, com potencial de crescimento. Os recursos financiam as primeiras expansões e levam o negócio a novos patamares no mercado. (Fonte: ANPEI)

Capital empreendedor
Designações genéricas aplicáveis aos recursos financeiros empregados na capitalização de empresas em seus estágios iniciais de desenvolvimento. (Fonte:FINEP)

Capital Social
Total de recursos próprios dos sócios mobilizados para a constituição de uma empresa. (Fonte: FINEP)

Carta Patente
Documento através do qual ocorre a concessão da patente, formalizando e oficializando a referida concessão pelo órgão oficial do país concedente. O art. 39 da Lei nº 9.279/96 arrola os dados que deverão constar na Carta Patente: número, título e natureza, nome do inventor, qualificação e domicílio do titular, prazo de vigência, relatório descritivo, reivindicações, desenhos e dados relativos à prioridade. A Carta Patente é, pois, o título de propriedade sobre determinada tecnologia protegida por uma patente. (Fonte: Dicionário de Propriedade Intelectual - Bráulio Guerra e Nizete Araújo / Juruá Editora)

Centro de inovação
Organização que abriga e promove a geração de empreendimentos inovadores e de atividades para o desenvolvimento de conhecimento científico e tecnológico, além de capacitação tecnológica, financeira e gerencial de empresas numa região. (Fonte: ANPEI)

Centro de tecnologia
Departamento, ou o mesmo de empresas ou conjunto de empresas, que abriga e promove a geração de empreendimentos inovadores, desenvolvendo atividades e pesquisas que geram maior desenvolvimento científico e tecnológico. (Fonte:Dicionário Negócio Empreendedorismo)

CEO
Chief Executive Officer, ou Diretor executivo. Encarregado pela administração geral de uma empresa. (Fonte: Dicionário Negócio Empreendedorismo)

Chamadas públicas
Política de Fomento com seleção por meio de um processo de competição aberto ao público. Em geral, visam promover projetos cooperativos em determinada área do conhecimento ou atividades consorciadas entre empresas e instituições de pesquisa, com o objetivo de desenvolver uma inovação. (Fonte: FINEP)

Cidade Digital
Plataforma que fomenta a formação de redes comunitárias. O foco da rede é mobilizar por meios de estratégias inteligentes e de cooperação. (Fonte: Dicionário Negócio Empreendedorismo)

Ciência
Conjunto organizado dos conhecimentos relativos ao universo, envolvendo seus fenômenos naturais, ambientais e comportamentais. A geração do conhecimento científico se faz através da pesquisa ou investigação científica, seguindo as etapas do método ou metodologia científica. (Fonte: FINEP)

Cloud Computing (Computação em nuvem)
Cloud computing ou computação em nuvem é a entrega da computação como um serviço ao invés de um produto, onde recursos compartilhados, software e informações são fornecidas, permitindo o acesso através de qualquer computador, tablet ou celular conectado à Internet.
Uma de suas vantagens é o melhor aproveitamento dos investimentos em hardware. Como a parte mais pesada do processamento fica na “nuvem”, o usuário pre­cisa apenas de um navegador e uma boa conexão à internet para utilizar o serviço. (Fonte: TechTudo)

Clusters
Empresas e/ ou instituições que interagem entre si, gerando e capturando sinergias, com potencial de atingir crescimento contínuo superior a uma simples aglomeração econômica, geograficamente próximas e pertencentes a um setor específico. (Fonte: FINEP)

CNAE
Classificação Nacional das Atividades Econômicas. (Fonte: Senai)

Conhecimento explícito
É o conhecimento formal, claro, regrado e fácil de ser comunicado. Pode ser formalizado na forma de textos, gráficos, desenhos, diagramas etc, e guardados em bases de dados públicas ou publicações. (Fonte: ANPEI)

Conhecimento tácito
Aquele que o indivíduo adquiriu ao longo da vida, que está na cabeça das pessoas. Geralmente é difícil de ser formalizado, é subjetivo e inerente às habilidades, como know-how. (Fonte: ANPEI)

Consultoria
Serviços temporários de assessoramento prestados por pessoas físicas ou jurídicas, envolvendo conhecimentos técnicos especializados, pressupondo vínculo transitório entre as partes. (Fonte: FINEP)

Contrapartida econômica/não financeira
Recursos materiais (horas máquinas, instalações já existentes) e recursos humanos do DR/empresa (horas técnicas), diretamente envolvidos no desenvolvimento do projeto e cuja participação seja devidamente demonstrada por meio de declarações, termos de uso, cessão, transferência etc. (Fonte: Senai)

Contrapartida financeira
Investimentos e despesas realizados diretamente na execução das atividades do projeto de inovação, para aquisição de matéria prima, equipamentos, contratação de terceiros, softwares, despesas de viagens, despesas com locomoção e construções físicas específicas para o projeto. (Fonte: Senai)

Contrato de confidencialidade
Instrumento legal em que as partes destacam materiais ou conhecimentos confidenciais que desejam compartilhar para determinado propósito, mas cujo uso generalizado desejam restringir. (Fonte: ANPEI)

Cooperação tecnológica
Forma de colaboração entre empresas e instituições de ensino e pesquisa para desenvolvimento de produtos e processos quando a tecnologia usada não pode ser efetivamente transferida por meio da venda do direito de utilização ou da simples transferência de informações. (Fonte: ANPEI)

Cooperação universidade-empresa
Forma de colaboração para formação de recursos humanos, acesso a laboratórios, apoio à pesquisa, ao desenvolvimento tecnológico e à transferência de tecnologia. (Fonte: ANPEI)

Coworking
Coworking é um modelo de trabalho que se baseia no compartilhamento de espaço e recursos de escritório, reunindo pessoas que trabalham não necessariamente para a mesma empresa ou na mesma área de atuação, podendo inclusive reunir entre os seus usuários os profissionais liberais e usuários independentes.

Cronograma Físico-Financeiro
É a distribuição das atividades de implantação do projeto ao longo do tempo, tendo associadas a estas atividades os recursos humanos, físicos e financeiros previstos no planejamento. (Fonte: Senai)

Cultura de inovação
Conjunto de crenças, comportamentos, processos, valores, formas de agir de uma organização que apoiam e incentivam a criatividade e inovação. (Fonte: ANPEI)

D

Demanda
É a necessidade de um determinado bem ou serviço gerada pelo mercado que os consumidores desejam adquirir por um preço definido. (Fonte: Senai)

Depositante
É a pessoa física ou jurídica que requer ou efetua o depósito de um pedido de patente junto ao INPI, apresentando para tanto os documentos exigidos, quais sejam: requerimento, relatório descritivo, reivindicações, desenhos, resumo e comprovante do pagamento da retribuição relativa ao depósito (art. 19 da Lei nº 9.279/96). (Fonte: Dicionário de Propriedade Intelectual - Bráulio Guerra e Nizete Araújo / Juruá Editora)

Depósito
Trata-se da protocolização do pedido de proteção de propriedade industrial efetuada pelo INPI, após o exame formal preliminar da documentação apresentada. No ato, o usuário recebe um número de protocolo e deverá aguardar a emissão do número definitivo do depósito. (Fonte: Dicionário de Propriedade Intelectual - Bráulio Guerra e Nizete Araújo / Juruá Editora)

Desenho Industrial
Previsto no art. 95 da Lei nº 9.279/96, refere-se ao aspecto ornamental ou estético de um objeto útil. A novidade e a originalidade são dois requisitos essenciais para seu registro. Aliás, a lei prevê a obrigatoriedade de registro junto ao INPI. (Fonte: Dicionário de Propriedade Intelectual - Bráulio Guerra e Nizete Araújo / Juruá Editora)

Desenvolvimento sustentável - DL
Um processo de transformação no qual a exploração de recursos, a direção dos investimentos, a orientação do desenvolvimento tecnológico e as mudanças institucionais se harmonizam e reforçam o potencial presente e futuro, a fim de atender às necessidades e aspirações humanas. (Fonte: FINEP)

Desenvolvimento tecnológico
Atividade de pesquisa criativa para produzir inovações específicas ou modificações de processos, produtos e serviços existentes. (Fonte: FINEP)

Design Thinking
O design thinking ajuda na imersão e no entendimento de parâmetros e padrões essenciais para criar projetos de melhor qualidade. "É um processo de pensamento criativo que permite organizar informações e ideias, tomar decisões, aprimorar situações e adquirir conhecimento." - Charles Burnette. (Fonte: Sebrae)

Despesas de capital
São as despesas que contribuem diretamente para a formação ou aquisição de um bem de capital. Ex: obras e instalações, máquinas e equipamentos, aquisição de software, aquisição de softwares sob encomenda, veículos, bens móveis. (Fonte: Senai)

Difusão tecnológica
Processo de propagação de uma inovação técnica entre usuários potenciais e seu melhoramento e adaptação contínua. Os processos de inovação e difusão, particularmente de novas tecnologias, são interdependentes e se determinam simultaneamente estimulados pela interação usuários/produtor. (Fonte: FINEP)

Direitos Conexos
Os direitos conexos são aqueles direcionados aos artistas intérpretes e executantes, produtores de fonogramas e empresas de radiodifusão.

Direitos Morais
Os direitos morais protegem os interesses pessoais do autor em relação à sua obra. São, portanto, de caráter pessoal e não podem ser transferidos. Por exemplo, o direito de paternidade, isto é, de ser identificado em cada exemplar da sua obra.

Direitos Patrimoniais
Os direitos patrimoniais protegem os interesses financeiros do autor relativos à sua obra; tratam-se, pois, dos direitos econômicos da obra (por exemplo, o direito de autorizar a sua publicação). Ao contrário do direito moral do autor, que não pode ser transferível, alienado, o direito patrimonial do autor pode ser cedido.

Discurso de elevador
Trata-se de uma maneira simples de apresentação de uma ideia e/ou modelo de negócio em um curto prazo de tempo (para este edital foi definido o tempo máximo de dois minutos). No discurso de elevador deve-se apresentar definição da problemática, descrição do produto, proposta de valor, público alvo, tamanho de mercado, diferencial competitivo e desafios tecnológicos referentes ao desenvolvimento da ideia. (Fonte: Senai)

DNPI - Departamento Nacional da Propriedade Industrial
Órgão análogo e antecessor do atual Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O Regimento do antigo DNPI, que era então subordinado ao Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, foi aprovado pelo Decreto nº 6.387, de 1940, durante o Estado Novo do governo Vargas. (Fonte: Dicionário de Propriedade Intelectual - Bráulio Guerra e Nizete Araújo / Juruá Editora)

Domínio Público
Situação em que desaparece a titularidade da obra, da tecnologia, e do conhecimento passando esta a pertencer a toda a sociedade. A partir do momento em que caem no domínio público, a obra, a tecnologia, a cultivar e a topografia de circuitos integrados podem ser utilizados livremente pelo público em geral. Portanto, o domínio público implica na ausência de obrigatoriedade de se buscar autorização e de se efetivar qualquer pagamento para uso da obra ou da tecnologia. (Fonte: Dicionário de Propriedade Intelectual - Bráulio Guerra e Nizete Araújo / Juruá Editora)

Dropshipping
Dropshipping é uma técnica de gestão da cadeia logística na qual o revendedor não mantém os produtos em estoque, ele oferta e comercializa produtos que estão no estoque do fornecedor. Assim que o cliente completa o pedido de compra, o revendedor solicita e paga ao fornecedor que fará todo o processo de embalagem e envio diretamente ao cliente

E

E-commerce
Comércio Eletrônico. Sistema de gerenciamento da rede de operações de vendas, o que implica relacionamento com clientes e entrega de produtos ou serviços. (Fonte: Franco Jr., 2001)

Elevator Pitch
Discurso de Elevador. Trata-se de uma maneira simples de apresentação de uma ideia e/ou modelo de negócio em um curto prazo de tempo (para este edital foi definido o tempo máximo de dois minutos). No discurso de elevador deve-se apresentar definição da problemática, descrição do produto, proposta de valor, público alvo, tamanho de mercado, diferencial competitivo e desafios tecnológicos referentes ao desenvolvimento da ideia. (Fonte: Senai)

Empreendedor
Indivíduo com forte predisposição pessoal para definir o seu próprio destino, com certo grau de intuição na identificação de oportunidades de negócios. (Fonte: Dicionário Negócio Empreendedorismo)

Empreendedorismo
Habilidade de transformar uma invenção em inovação pela combinação de diferentes tipos de conhecimentos, capacidades, habilidades e recursos. (Fonte: ANPEI)

Empreendimento de base tecnológica
Empreendimento baseado no conhecimento. Fundamenta sua atividade produtiva no desenvolvimento de novos produtos ou processos, baseado na aplicação sistemática de conhecimentos científicos e tecnológicos. (Fonte: Dicionário Negócio Empreendedorismo)

Empresa de alta tecnologia
Unidades de negócios produtoras de bens e serviços, cuja competitividade depende do projeto, desenvolvimento e produção de novos produtos ou processos inovadores, através da aplicação sistemática e intensiva de conhecimentos científicos e tecnológicos. (Fonte: FINEP)

Empresa de base tecnológica
Empresa de qualquer porte ou setor que tenha na inovação tecnológica os fundamentos de sua estratégia competitiva. (Fonte: FINEP)

Empresa de venture capital
Empresas formalmente construídas para realizar investimentos em capital de risco. Além de participar dos conselhos das empresas, atuam de forma sistematizada no apoio a gestão. (Fonte: Dicionário Negócio Empreendedorismo)

Empresa emergente
Organização em fase de estruturação (quase firma) que busca nichos específicos de mercado. Nessa categoria de empresa, a base técnica da produção advém de esforços de pesquisa e desenvolvimento tecnológico. Pode estar ou não inserida em incubadora. (Fonte: ANPEI)

Empresa graduada
Organização que alcança desenvolvimento suficiente para ser habilitada a sair da incubadora. (Fonte: ANPEI)

Empresa Incubada
Organização que desenvolve produtos ou processos inovadores, está abrigada em incubadoras de empresas por processo de seleção e recebe apoio técnico, gerencial e financeiro. (Fonte: Dicionário Negócio Empreendedorismo)

Empresa inovadora em produtos e processos tecnológicos (PPT)
A empresa inovadora em PPT é uma empresa que tenha implantado produtos ou processos tecnologicamente novos ou aperfeiçoados, ou combinações de produtos e processos, durante o período em análise. Trata-se de empresa com atividades de inovação PPT bem sucedidas. (Fonte: FINEP)

Empresas emergentes
São aquelas que se diferenciam pelas perspectivas de crescimento acelerado (taxas de crescimento superiores a 25% ao ano). (Fonte: FINEP)

Empresas nascentes de base tecnológica
As empresas nascentes de base tecnológica surgem dentro do grupo de empresas de base tecnológica, e são geradas a partir de instituições de pesquisa e desenvolvimento, que têm como característica fundamental, além de serem novas, serem em geral pequenas. (Fonte: FINEP)

Empresas Unicórnio
No ramo das startups, são conhecidas como unicórnio aquelas com valor de mercado igual ou acima de US$ 1 bilhão.

Equipe técnica
Equipe de especialistas envolvidos no desenvolvimento do projeto. (Fonte: Senai)

Equity crowdfunding
Equity crowdfunding é um mecanismo que oferece oportunidades de investimento online em empresas inovadora. Investidores fornecem fundos para uma empresa e recebem uma pequena parte das mesmas na forma de participação societária (equity) ou de títulos conversíveis de dívida que, no futuro, podem ser convertidas em participação societária (equity) da empresa investida

Equity Free
Equity corresponde ao patrimônio líquido, a diferença de todos os ativos menos as suas obrigações. É mais comumente utilizado para designar as partes correspondentes de cada acionista em uma empresa ou carteira de investimentos. Equity free, portanto, se refere à algo livre de dividir partes da empresa.

Escopo do projeto
É todo o esforço necessário, todas as atividades a serem realizadas para fornecer o produto, processo ou serviço que se pretende desenvolver com o projeto proposto. O escopo do projeto deve estar refletido no cronograma, onde é possível acompanhar todas as atividades de um projeto. (Fonte: Senai)

Estudo de impacto ambiental
Um dos elementos do processo de avaliação de impacto ambiental. Trata-se de execução por equipe multidisciplinar das tarefas técnicas e científicas destinadas a analisar, sistematicamente, as consequências da implantação de um projeto de meio ambiente, por meio de métodos de AIA e técnicas de previsão dos impactos ambientais. (Fonte: FINEP)

Estudo de viabilidade
Investigação de projetos técnicos propostos, usando as técnicas pré-existentes, a fim de fornecer informações complementares antes da decisão quanto à implementação. (Fonte: FINEP)

F

FAPEMIG
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Instituição voltada para promover atividades de fomento, apoio e incentivo à pesquisa científica e tecnológica em Minas Gerais. (Para consulta: www.fapemig.br)

FIEMG
Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais. Entidade representativa da indústria do estado, voltada para o fortalecimento de sua competitividade, estimula o acesso ao mercado e à tecnologia. (Para consulta www.fiemg.com.br)

FINEP
Financiadora de Estudos e Projetos. Empresa pública com o objetivo de apoiar o desenvolvimento tecnológico e a inovação no país. (Para consulta: www.finep.gov.br)

Fintechs
Segmento das startups que criam inovações na área de serviços financeiros, com processos baseados em tecnologia. Normalmente, estas startups criam novos modelos de negócio, em áreas como conta corrente, cartão de crédito e débito, empréstimos pessoais e corporativos, pagamentos, investimentos, seguros, etc. (Fonte: finnovation)

Fomento direto
É a ação sistemática de agências de fomento científico e tecnológico na busca de oportunidades para promover a inovação junto a empresas e organizações públicas e privadas de pesquisa. (Fonte: FINEP)

Funding
Financiamento. (Fonte:Dicionário Negócio Empreendedorismo)

Fundo nacional de desenvolvimento científico e tecnológico - FNDCT
Instituído em 1969 e restabelecido pela Lei nº 8.172, de 18 de janeiro de 1991, com os acréscimos da Lei nº 10.197, de 14 de fevereiro de 2001, tem por objetivo estimular a inovação e promover o desenvolvimento científico e tecnológico, com vistas a assegurar a melhoria das condições de vida da sociedade, a competitividade e o desenvolvimento econômico e social do país. (Fonte: FINEP)

Fundo tecnológico
Fundo destinado a apoiar financeiramente projetos que objetivam estimular o desenvolvimento tecnológico e a inovação de interesse estratégico. (Fonte: www.bndes.gov.br)

Fundos setoriais
Criados com o objetivo de contribuir para a construção de uma política nacional de C&T de longo prazo, visam, simultaneamente, ampliar e fortalecer dois grandes esforços: incentivar o desenvolvimento tecnológico empresarial, um dos pontos centrais da agenda de C,T&I e oferecer um novo padrão de financiamento adequado às necessidades de investimentos em C,T&I, inclusive com novas fontes de recursos. (Fonte: FINEP)

Fusão (Merge)
Operação pela qual se unem duas ou mais sociedades para formar uma nova sociedade, que lhes sucederá em todos os direitos e obrigações. (Fonte: FINEP)

G

Gestão ambiental
A condução, a direção e o controle pelo governo do uso dos recursos naturais, através de determinados instrumentos, o que inclui medidas econômicas, regulamentos e normalização, investimentos públicos e financiamento, requisitos interinstitucionais e jurídicos. (Fonte: FINEP)

Gestão de qualidade
Conjunto de ações coordenadas compreendendo aspectos estruturais, gerenciais, de produto e processo e organizacionais, entre outros, para atingir parâmetros estabelecidos, esperados pelos clientes. (Fonte: FINEP)

Gestão empresarial
Conjunto de ações coordenadas, conduzido de forma a permitir que a empresa atinja objetivos previamente determinados. (Fonte:FINEP)

Gestão estratégica do conhecimento
Conjunto de ações coordenadas que assegura às empresas habilidades para captar, armazenar, recuperar e analisar as informações e conhecimentos estratégicos para o seu desenvolvimento e competitividade. (Fonte: FINEP)

Gestão tecnológica
Aplicação das técnicas de gestão em apoio a processos de inovação tecnológica. Integra princípios e métodos de gestão, avaliação, economia, engenharia, informática e matemática aplicada. Na Gestão Tecnológica se identificam necessidades e oportunidades tecnológicas e se planejam, desenham, desenvolvem e implantam soluções tecnológicas. (Fonte: FINEP)

H

Hackathon
Uma maratona de programação em que vários programadores se reúnem para passar horas desvendando dados, sistemas lógicos e desenvolvendo soluções. A duração pode variar de algumas horas a semanas, a depender do gosto dos proponentes e/ou patrocinadores. (Fonte: Estadão)

HR Tech
HR Tech, o RH tecnológico, é o conceito utilizado por negócios que querem modernizar os seus processos de gestão. São empresas/startups da área de Recursos Humanos.

I

ICT- Instituição Científica e Tecnológica
Órgão ou entidade da administração pública que tenha por missão institucional, dentre outras, executar atividades de pesquisa básica ou aplicada de caráter científico ou tecnológico. (Fonte: Dicionário de Propriedade Intelectual - Bráulio Guerra e Nizete Araújo / Juruá Editora)

Incubadora de empresas
Uma incubadora de empresas é um ambiente flexível e encorajador onde é oferecida uma série de facilidades para o surgimento e crescimento de novos empreendimentos. Além da assessoria na gestão técnica e empresarial da empresa, a incubadora oferece a infra-estrutura e serviços compartilhados necessários para o desenvolvimento do novo negócio, como espaço físico, salas de reunião, telefone, acesso à internet, suporte em informática, entre outros. (Fonte: FINEP)

Indicador
O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) define indicador como uma "especificação quantitativa e qualitativa para medir o atingimento de um objetivo". Também definido como a expressão numérica de um objetivo. (Fonte: FINEP)

Indicador de capacidade inovativa
Medidas utilizadas para avaliar o potencial de inovação, escolhidas para organizar informações qualitativas e quantitativas sobre os fatores intervenientes nos processos de inovação. (Fonte: FINEP)

Indústria 4.0
As 3 primeiras revoluções industriais trouxeram a produção em massa, as linhas de montagem, a eletricidade e a tecnologia da informação, elevando a renda dos trabalhadores e fazendo da competição tecnológica o cerne do desenvolvimento econômico. A quarta revolução industrial, que terá um impacto mais profundo e exponencial, se caracteriza, por um conjunto de tecnologias que permitem a fusão do mundo físico, digital e biológico. Fonte:  ABDi - Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial

Infraestrutura de P&D
Conjunto de condições materiais de apoio e instalações físicas para implementação de atividades de pesquisa e desenvolvimento (equipamentos e laboratórios de P&D, instituições de P&D, etc). (Fonte: FINEP)

Inovação
É a introdução no mercado de produtos, processos, métodos ou sistemas não existentes anteriormente ou com alguma característica nova e diferente da até então em vigor. (Fonte: FINEP)

Inovação aberta
Trata-se da busca por outros caminhos para aumentar a eficiência e eficácia dos processos de inovação. Isso tem sido feito por meio da busca ativa de novas tecnologias e novas ideias fora da empresa, da cooperação com instituições de pesquisa, com seus fornecedores ou até mesmo com seus competidores, com o objetivo de agregar valor a seus produtos.(Fonte: ANPEI)

Inovação de modelo de negócio
Considera mudanças no modelo de negócio. Ou seja, na forma como o produto ou serviço é oferecido ao mercado. Não implica necessariamente em mudanças no produto ou mesmo no processo de produção, mas na forma como que ele é levado ao mercado. Exemplo: automóvel é alugado ao consumidor, que passa a pagar uma mensalidade pelo uso do veículo, com direito a seguro, manutenção e troca pelo modelo mais novo a cada ano; em comparação ao modelo de negócio tradicional, em que o veículo é vendido. (Fonte: inventta)

Inovação de processo
Trata de mudanças no processo de produção do produto ou serviço. Não gera necessariamente impacto no produto final, mas produz benefícios no processo de produção, geralmente com aumentos de produtividade e redução de custos. Exemplo: automóvel produzido por robôs em comparação ao produzido por operários humanos. (Fonte: Inventta)

Inovação de processo tecnológico
Adoção de métodos de produção novos ou significativamente melhorados, incluindo métodos de entrega dos produtos.  (Fonte: OCDE)

Inovação de produto
Consiste em modificações nos atributos do produto, com mudança na forma como ele é percebido pelos consumidores. Exemplo: automóvel com câmbio automático em comparação ao “convencional”. (Fonte: inventta)

Inovação de produtos e processos tecnológicos
Compreende as implantações de produtos e processos tecnologicamente novos e substanciais melhorias tecnológicas em produtos e processos.  (Fonte: OCDE)

Inovação gerencial e organizacional
Compreende a introdução de estruturas organizacionais substancialmente modificadas, a implementação de técnicas avançadas de gestão, bem como a implementação de orientação estratégica corporativa nova ou substancialmente modificada. (Fonte: FINEP)

Inovação Incremental
Reflete pequenas melhorias contínuas em produtos ou em linhas de produtos. Geralmente, representam pequenos avanços nos benefícios percebidos pelo consumidor e não modificam de forma expressiva a forma como o produto é consumido ou o modelo de negócio. Exemplo: evolução do CD comum para CD duplo, com capacidade de armazenar o dobro de faixas musicais. (Fonte: inventta)

Inovação para desenvolvimento social
Criação de tecnologias, processos e metodologias originais que possam vir a se constituir em propostas de novos modelos e paradigmas para o enfrentamento de problemas sociais, combate à pobreza e promoção da cidadania (Fonte: Dicionário Negócio Empreendedorismo)

Inovação Radical
Representa uma mudança drástica na maneira que o produto ou serviço é consumido. Geralmente, traz um novo paradigma ao segmento de mercado, que modifica o modelo de negócios vigente. Exemplo: evolução do CD de música para os arquivos digitais em MP3. (Fonte: inventta)

Inovação tecnológica
Desenvolvimento e introdução de produtos e processos tecnologicamente novos e com substanciais melhorias e aperfeiçoamentos tecnológicos. Transformação do conhecimento científico em produtos, processos e serviços que possam ser colocados no mercado. (Fonte: Dicionário Negócio Empreendedorismo)

INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial
Órgão federal, natureza jurídica autarquia, dotado de competência para atuar em toda a área da propriedade industrial, como a concessão de patentes e o registro de desenho industrial e de marcas. (Fonte: Dicionário de Propriedade Intelectual - Bráulio Guerra e Nizete Araújo / Juruá Editora)

Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI)
Autarquia ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) responsável pelo aperfeiçoamento, disseminação e gestão do sistema brasileiro de concessão e garantia de direitos de propriedade intelectual para a indústria. (Fonte: ANPEI)

Insurtech
O termo ‘insurtech’ é resultado da junção das palavras insurance (seguro) e technology (tecnologia).
As insurtechs surgiram com o propósito de revolucionar o setor de seguros, por meio de tecnologias inovadoras que mudam a forma como os consumidores contratam planos de seguro (de vida, imóvel, viagem, automóvel, etc).
Assim como as fintechs, as insurtechs são startups que pretendem inserir o poder das novas tecnologias em um mercado conservador, e fazê-lo se beneficiar muito delas. (Fonte: Conexão Fintech)

Inteligência Artificial
O campo da Inteligência Artificial (IA) está inserido no domínio mais amplo da  Ciência da Computação e pode ser entendido como a ciência e técnica que visa a reproduzir artificialmente comportamentos considerados inteligentes. Dentre esses comportamentos incluem-se: raciocínio lógico-matemático, aprendizagem, linguagem, reconhecimento visual de formas e solução de problemas em geral. (Fonte: Vocabulário Panlatino da Inteligência Artificial/ Grupo TermNeo / USP)

Internet of Things (IoT)
Internet of Things (Internet das Coisas, em tradução livre) é a conexão de objetos do mundo real com o mundo virtual por meio de sensores. O principal objetivo é trazer intercomunicação dos objetos entre si, trocando informações sobre status, localização ou funcionalidades. Um exemplo de IoT são os tênis inteligentes que se comunicam com um aplicativo no smartphone e publicam o seu itinerário durante uma corrida ou caminhada matinal. (Fonte: Startse)

Invenção
“Toda obra ou produto do engenho humano que tenha o requisito de novidade e seja suscetível de aproveitamento; é a criação do espírito, produzindo-se no domínio da indústria e manifestando-se por via de resultado industrial” (Fonte: H.  Allar)

Inventor
Aquele que fez uma descoberta ou criou coisa nova industrializável. É também chamado “autor de invenção”. (Fonte: Dicionário de Propriedade Intelectual - Bráulio Guerra e Nizete Araújo / Juruá Editora)

Investidor anjo
Pessoa física que, por meio de uma pessoa jurídica, investe em empresas nascentes (startups). Tem normalmente uma participação minoritária no negócio e não ocupa posição executiva na empresa, mas apoia o empreendedor com seu conhecimento, experiência e relacionamento, além dos recursos financeiros. (Fonte: ANPEI)

Investidor em capital de risco
Investidor envolvido em financiar as operações de empresas emergentes, normalmente em estágios pré-operacionais, em troca de uma participação no seu capital. (Fonte: Dicionário Negócio Empreendedorismo)

Investidor institucional
Instituição que dispõe de um grande volume de recursos para investimento e possui necessidade de garantir certa rentabilidade ou retorno atuarial, para renda patrimonial, reserva de risco ou pagamento de pensões. (Fonte: FINEP)

J

Janela tecnológica
Possibilidade de desenvolvimento decorrente de mudanças de paradigmas tecnológicos ou científicos que proporciona compensação e redução de desníveis econômicos e tecnológicos entre nações. (Fonte:ANPEI)

Joint ventures
Entidade formada por duas ou mais organizações com o objetivo de desenvolverem, juntas, um projeto ou negócio, dividindo riscos e aproveitando sinergias para o projeto ou negócio específico. (Fonte:ANPEI)

K

Know-how
Experiência técnica. Saber fazer. Termo utilizado para referir-se a processos de fabricação não patenteada, mas que exige grande habilidade. Refere-se também a um conjunto de operações que demandam experiência específica. (Fonte: ANPEI)

L

Licença
Refere-se ao ato pelo qual alguém dá o seu consentimento, autorização, permissão a uma outra pessoa, para determinada prática ou utilização de um bem de sua propriedade, como, por exemplo, licença para exploração de patente, concedida pelo seu titular a um terceiro interessado. (Fonte: Dicionário de Propriedade Intelectual - Bráulio Guerra e Nizete Araújo / Juruá Editora)

Licença de fabricação ou utilização de patentes
Cessão de direitos por parte de pessoas físicas ou jurídicas, de propriedade sobre desenhos e especificações de produtos sujeitos a processos definidos de industrializações patenteados e registrados no Brasil e no país de origem, obrigado à vinculação duradoura entre as partes contratantes. (Fonte: FINEP)

Licenciado
No processo de concessão da licença para uso de determinado bem, por exemplo, patente ou marca, é a parte a quem passará a caber a utilização ou exploração daquele bem, ou seja, a parte que recebeu a autorização para seu uso ou exploração, em decorrência da licença formal concedida pelo seu legítimo detentor. (Fonte: Dicionário de Propriedade Intelectual - Bráulio Guerra e Nizete Araújo / Juruá Editora)

Licenciamento
Permissão para usar, explorar, modificar, de acordo com determinadas condições regidas pelo contrato de licenciamento, uma determinada tecnologia ou patente. (Fonte: ANPEI)

Licenciamento de tecnologia
Acordo contratual pela qual uma organização vende a outra empresa os direitos de uso de tecnologia de sua propriedade, sob a forma de patentes, processos e/ou know-how técnico, e pelo qual recebe pagamentos de royalties e/ou outra forma de compensação. (Fonte: ANPEI)

Licenciante
Parte detentora do bem (por exemplo, patente ou marca) que a transfere a outra, chamada licenciado, para dela fazer uso durante certo tempo e de acordo com as condições previstas no respectivo contrato. (Fonte: Dicionário de Propriedade Intelectual - Bráulio Guerra e Nizete Araújo / Juruá Editora)

Love money
É o capital inicial com que os empreendedores contam para iniciar seu negócio sem contrair encargos financeiros, em geral oriundo de suas poupanças pessoais ou de seus familiares. (Fonte: FINEP)

M

Management Buy-In
É o processo de aquisição de uma empresa por um grupo de executivos externos a ela, que obtiveram apoio financeiro para tocarem eles próprios a empresa, desalojando os antigos executivos. (Fonte: Finep, 2000)

Management Buy-Out
É o processo de aquisição de uma empresa pelos próprios executivos que nela trabalham, em geral associados a fundos de investimento. (Fonte:Finep, 2000)

Marca
Sinal visualmente perceptível que serve para distinguir os produtos ou serviços de outros idênticos. Pode ser formado por uma ou várias palavras distintas, letras, números, desenhos ou imagens, emblemas, cores ou suas combinações e por combinações de cores e palavras e ou outros sinais que podem compô-la, desde que caracterizado sempre o aspecto de ser visualmente perceptível. (Fonte: Dicionário de Propriedade Intelectual - Bráulio Guerra e Nizete Araújo / Juruá Editora)

MEETUP
Um momento onde os empreendedores encontram com colegas e investidores para falarem dos negócios. A expressão vem da junção das palavras Meet (encontro) e Up (levantar ou em pé). Isso acontece porque, nesse tipo de ocasião, os interlocutores costumam permanecer de pé, facilitando a circulação de pessoas e tornando o networking muito mais dinâmico. (Fonte: heypeppers)

Mercado de capitais
Conjunto de empresas, investidores, instituições intermediárias e entidades reguladoras que executam ou promovem operações envolvendo valores imobiliários, ou seja, destinados a investimentos fixos ou de longo prazo das companhias abertas. (Fonte: Finep)

Merge (Fusão)
Operação pela qual se unem duas ou mais sociedades para formar uma nova sociedade, que lhes sucederá em todos os direitos e obrigações. (Fonte: FINEP)

Método ou metodologia científica
Consiste na definição das questões levantadas pela observação de algum fenômeno, postulação de hipóteses que expliquem a ocorrência do fenômeno, experimentação para verificar essas hipóteses, formação de um modelo ou teoria fundamentada nas hipóteses e resultados da evidência experimental, validação, crítica das conclusões e resultados, bem como as recomendações finais. (Fonte: Finep)

Métricas de inovação
Medidas para verificação do alcance de metas e objetivos dos processos de inovação organizacional. (Fonte: ANPEI)

Mindset
Mindset se refere à mentalidade, à maneira de pensar sobre algum tema.

Modelo linear de inovação
Visão simplificada do processo de inovação, baseado na transferência simples de tecnologias específicas de fontes de pesquisa para a indústria. (Fonte: ANPEI)

Modelo sistêmico de inovação
Conceito de inovação que leva em conta as interações complexas e contínuas entre muitas pessoas, organismos e fatores ambientais. Sob essa ótica, a P&D já não pode ser considerada a fonte única de inovação, por exemplo. (Fonte: ANPEI)

Modernização tecnológica
Significa a utilização (e não necessariamente domínio) de tecnologias mais atualizadas ou avançadas do que as utilizadas anteriormente. Para os países industrializados é o que decorre do crescimento econômico. (Fonte: Finep)

MPE
Micro e Empresa de Pequeno Porte, segundo a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa as Microempresas e Empresas de Pequeno Porte a sociedade empresária ou simples, a empresa individual de responsabilidade limitada e o empresário com receita bruta anual de até R$ 360.000,00 (microempresa), ou entre  R$ 360.000,01 e R$ 3.600.000,00 (empresa de pequeno porte) (Fonte: Observatório da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa)

MVP
Produto mínimo viável (MVP) - Produto com as funcionalidades mais simples, o menor produto possível ou uma versão criada em poucos dias. Conta com uma proposição de valor importante o suficiente para que seu principal cliente adote esse produto, se possível gerando receita. Além disso, tem funcionalidades encaixadas em uma entrega que se assemelhe a um produto coeso e útil. (Fonte: Lean Startup)

N

Nanotecnologia
Nanos, em grego, significa “anão”. Assim, a nanotecnologia é a chamada “tecnologia do diminuto”. “A nanotecnologia é um conjunto de técnicas usadas para manipular a matéria na escala de átomos e moléculas.(Fonte: Dicionário de Propriedade Intelectual - Bráulio Guerra e Nizete Araújo / Juruá Editora)

Núcleo de inovação tecnológica (NIT)
Núcleo ou órgão de uma instituição científica e tecnológica (ICTs) criado com a finalidade de gerir sua política de inovação. (Fonte: ANPEI)

Nuvem Híbrida
A nuvem híbrida é um ambiente de computação que combina nuvens públicas e nuvens privadas, permitindo que os dados e aplicativos sejam compartilhados entre elas. Quando a demanda de computação e processamento oscila, a computação em nuvem híbrida proporciona às empresas a capacidade de dimensionar facilmente sua infraestrutura local para a nuvem pública a fim de operar qualquer excesso, sem que datacenters de terceiros tenham acesso aos seus dados integrais. A organização ganha a flexibilidade e a potência de computação da nuvem pública para tarefas básicas e não confidenciais, ao mesmo tempo em que mantém dados e aplicativos cruciais locais, protegidos por um firewall da empresa. (Fonte: Microsoft Azure)

O

Obra científica
Em geral, são obras que abordam os problemas de uma maneira voltada para os métodos científicos, e que não se restringem às ciências naturais nem às obras literárias de caráter científico. Recebem a proteção do direito autoral. São exemplos dessas obras aquelas que não tenham o caráter artístico ou de ficção, como os escritos de caráter técnico, aqueles de divulgação científica, livros de referência, teses. (Fonte: Dicionário de Propriedade Intelectual - Bráulio Guerra e Nizete Araújo / Juruá Editora)

Open innovation
Trata-se da busca por outros caminhos para aumentar a eficiência e eficácia dos processos de inovação. Isso tem sido feito por meio da busca ativa de novas tecnologias e novas ideias fora da empresa, da cooperação com instituições de pesquisa, com seus fornecedores ou até mesmo com seus competidores, com o objetivo de agregar valor a seus produtos.(Fonte: ANPEI)

Organização Mundial da Propriedade Intelectual - OMPI
Em inglês, WIPO - The World Intellectual Property Organization.Trata-se de uma organização intergovernamental, que tem por objetivo garantir a proteção dos direitos relativos à propriedade intelectual em nível mundial, assegurando o reconhecimento aos inventores e autores de criações. (Fonte: Dicionário de Propriedade Intelectual - Bráulio Guerra e Nizete Araújo / Juruá Editora)

P

Paradigma tecno-econômico
É caracterizado por sistemas tecnológicos hegemônicos que refletem um ciclo longo da economia com origem em inovações radicais que alteram significativamente os mercados e a estrutura de produção. (Fonte: Finep)

Parques tecnológicos
Parques Tecnológicos são áreas, geralmente ligadas a algum importante centro de ensino ou pesquisa, com infraestrutura necessária para a instalação de empresas produtivas baseadas em pesquisa e desenvolvimento tecnológico. Pela limitação da área física, própria dos Parques Tecnológicos, esse instrumento de inovação tecnológica se adapta melhor às necessidades de pequenas empresas que têm na Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico seu principal insumo. (Fonte: Finep)

Patente
A pesquisa e o desenvolvimento  para elaboração de novos produtos requerem, na maioria das vezes, grandes investimentos. Proteger esses produtos através de uma patente ou de um registro significa prevenir-se de que competidores copiem e vendam esse produto a um preço mais baixo, uma vez que eles não foram onerados com os custos da pesquisa e desenvolvimento do produto. A proteção conferida pela patente e pelo registro de desenho industrial é, portanto, um valioso e imprescindível instrumento para que a invenção e a criação industrializável se tornem um investimento rentável. (Fonte: Finep)

Patenteamento
A característica principal do documento de patente é o requisito de patenteabilidade, o que significa que só é patenteável a invenção que atenda aos requisitos de novidade, isto é, que não tenha sido divulgada antes, que seja inédita, que possua atividade inventiva e aplicação industrial, passível de ser comercializada . A Invenção é considerada nova quando não está inserida no estado da técnica, e este é constituído por todo o registro de acesso público antes da data de depósito do pedido de patente, por descrição escrita ou oral, por uso ou qualquer outro meio, no país de origem ou no exterior. (Fonte: INPI)

Persona
Persona é a representação fictícia do cliente ideal de um negócio. Ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos clientes, assim como uma criação de suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações. A persona guia as estratégias de criação de conteúdo e de marketing digital. (Fonte: Resultados Digitais)

Pesquisa
É uma atividade realizada com o objetivo de produzir novos conhecimentos, geralmente, envolvendo experimentação. Na maior parte das vezes, é utilizada para designar atividades que poderiam ser denominadas de censo, levantamento de dados ou coleta de informações. (Fonte: Longo, W.)

Pesquisa aplicada
É uma investigação original concebida pelo interesse em adquirir novos conhecimentos. É, entretanto, primordialmente dirigida em função de um objetivo prático específico.  A pesquisa aplicada é realizada ou para determinar os possíveis usos para as descobertas da pesquisa básica ou para definir novos métodos ou maneiras de alcançar certo objetivo específico e pré-determinado. (Fonte: OCDE)

Pesquisa básica
Estudo teórico ou experimental que visa contribuir de forma original ou incremental para a compreensão sobre os fatos e fenômenos observáveis, teorias, sem ter em vista uso ou aplicação específica imediata. A pesquisa básica analisa propriedades, estruturas e conexões com vistas a formular e comprovar hipóteses, teorias etc. (Fonte: OCDE)

Pesquisa básica orientada
Pesquisa realizada com a expectativa de que conduzirá à criação de uma ampla base de conhecimento que permita resolver os problemas e perceber as oportunidades que se apresentam atualmente ou possam vir a se apresentar em uma data posterior. (Fonte: ANPEI)

Pesquisa científica e tecnológica
É o trabalho criativo efetuado de forma sistemática procurando aumentar o estoque de conhecimento humano e o uso desse estoque de conhecimento para imaginar novas aplicáveis. (Fonte: Finep)

Pesquisa e Desenvolvimento - P&D
É o trabalho criativo e empreendido em base sistemática com vistas a aumentar o estoque de conhecimento, incluindo o conhecimento do homem, da cultura e da sociedade, e ao uso desse estoque para perscrutar novas aplicações. Três  categorias podem ser distinguidas em P&D: Pesquisa Básica, Pesquisa Aplicada e Desenvolvimento Experimental. (Fonte: OCDE)

Pesquisador Público
O pesquisador público é o ocupante de cargo efetivo, cargo militar ou emprego público que realize pesquisa básica ou aplicada de caráter científico ou tecnológico. (Fonte: Dicionário de Propriedade Intelectual - Bráulio Guerra e Nizete Araújo / Juruá Editora)

Pitch
O pitch é uma ferramenta usada pelos empreendedores para “vender” o projeto da sua empresa para potenciais investidores. O tempo de apresentação é curto (entre 2 e 3 minutos). (Fonte: Anjos do Brasil)

Pivotar
Do inglês "pivot", assim como no basquete, pivotar em uma startup é girar em outra direção, mudar de direção em um projeto. Tem o objetivo de testar novas hipóteses, mas mantendo a ideia básica inicial.

Plano de negócios
Instrumento que define o planejamento da estratégia de uma empresa, visando identificar seu potencial de exploração mercadológica, econômica e empresarial, abordando os aspectos tecnológico, financeiro, organizacional, gerencial, mercadológico, jurídico e de propriedade intelectual. (Fonte: FINEP)

Pólo tecnológico
São grandes áreas com infraestrutura necessária para unidades produtivas que realizam atividades de baixa ou grande escala, baseadas em pesquisa e desenvolvimento tecnológico. Nessas áreas, são oferecidos serviços que facilitam a obtenção de recursos tecnológicos e humanos de alto nível, acesso a centros de investigações, bibliotecas e serviços de documentação especializada e de contratação de projetos tecnológicos. (Fonte: Finep)

Pós-incubação
Estágio em que a empresa se instala fora do ambiente físico da incubadora. Nessa fase, a empresa pode estabelecer parceria com a incubadora como empresa associada. (Fonte: ANPEI)

Pré-investimento
Estudos técnicos e econômicos necessários às atividades de investimento. Inclui a elaboração de estudos de viabilidade e anteprojetos, engenharia de projeto básico, engenharia de detalhamento, estudo de impacto ambiental e outros regulados através de legislação específica (Fonte: EIA / RIMA).

Private equity
Private equity é um tipo de atividade financeira realizada por instituições que investem essencialmente em empresas que ainda não são listadas em bolsa de valores, com o objetivo de alavancar seu desenvolvimento. (Fonte: ANPEI)

Produto
Caracteriza o resultado parcial ou final do projeto. (Fonte: Senai)

Produto tecnologicamente aperfeiçoado
É um produto existente cujo desempenho tenha sido significativamente aprimorado ou elevado. Um produto simples pode ser aprimorado (em termos de melhor desempenho ou menor custo) através de componentes ou materiais de desempenho melhor, ou um produto complexo que consista em vários subsistemas técnicos integrados pode ser aprimorado através de modificações parciais em um dos subsistemas. (Fonte: OCDE)

Produto tecnologicamente novo
É um produto cujas características tecnológicas ou usos pretendidos diferem daqueles produtos produzidos anteriormente. Tais inovações podem envolver tecnologias radicalmente novas, podem basear-se na combinação de tecnologias existentes em novos usos, ou podem ser derivadas do uso de novo conhecimento. (Fonte: OCDE)

Propriedade Imaterial
A propriedade intelectual é um dos tipos de propriedade imaterial. Propriedade imaterial refere-se aos bens incorpóreos isto é, àqueles que não possuem existência material ou concreta. (Fonte: Dicionário de Propriedade Intelectual - Bráulio Guerra e Nizete Araújo / Juruá Editora)

Propriedade Industrial
É a parte da Propriedade Intelectual que trata dos bens imateriais destinados à indústria. É regulamentada pela Lei 9.279/96 e protege as marcas, desenho industrial, indicações geográficas e patentes. É, portanto, espécie enquadrada no gênero “Propriedade Intelectual”. (Fonte: Dicionário de Propriedade Intelectual - Bráulio Guerra e Nizete Araújo / Juruá Editora)

Propriedade Intelectual
Entende-se a Propriedade Intelectual como o ramo do direito que trata da proteção aos bens intangíveis, incorpóreos ou imateriais, resultante da criação da engenhosidade e esforço humanos. (Fonte: Dicionário de Propriedade Intelectual - Bráulio Guerra e Nizete Araújo / Juruá Editora)

Prospecção tecnológica
São "tentativas sistemáticas para observar, a longo prazo, o futuro da ciência, a tecnologia, a economia e a sociedade, com o propósito de identificar as tecnologias emergentes que provavelmente produzirão os maiores benefícios econômicos e/ou sociais”. (Fonte: OCDE)

Protótipo
Modelo original representativo de alguma criação nova, do qual todos os objetos ou utensílios do mesmo tipo são representações ou cópias. É um modelo básico detentor de características essenciais do produto pretendido. (Fonte: OCDE)

R

Realidade Virtual
Essa tecnologia consiste em uma interface disponível em um ambiente virtual que simula efeitos sonoros, visuais e táteis para enganar o usuário e fazê-lo acreditar que aquelas interações ocorrem no mundo real. Com todos esses estímulos, há uma imersão total nesse meio simulado. A realidade visrtual está embasada em displays estereoscópicos, que incluem os headsets e os óculos. Em boa parte dos casos, seu uso está voltado para o entretenimento, mas há muitas outras possibilidades. Fonte: Inteligência Rock Content

Recurso não reembolsável
Apoio financeiro, com recursos não reembolsáveis, concedido a instituições científicas e tecnológicas para realização de projetos de pesquisa científica ou tecnológica ou de inovação, em conjunto com empresas. (Fonte: ANPEI)

Recurso reembolsável
Crédito concedido a instituições que demonstrem capacidade de pagamento e condições para desenvolver projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I). (Fonte:ANPEI)

Redes de inovação
Organização das relações heterogêneas entre agentes de produção de conhecimentos e aqueles que buscam estabelecer vantagens competitivas no mercado. (Fonte: ANPEI)

Registro de Patente
Registro é a Norma estabelecida com a finalidade de tornar públicos os atos jurídicos, a posição e a competência das pessoas, determinando a sua autenticidade e a segurança dos compromissos e de certos vínculos de direito passíveis de amparo legal e sujeito a permutação, alteração ou dissolução. O registro das invenções é efetivado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI. (Fonte: Dicionário de Propriedade Intelectual - Bráulio Guerra e Nizete Araújo / Juruá Editora)

Riscos
Risco é definido como a possibilidade de que algum acontecimento desfavorável venha a ocorrer. Mais especificamente, é a possibilidade de perda financeira. Risco é uma das principais variáveis que afetam os resultados dos investimentos. (Fonte: Instituto Educacional BM&F Bovespa)

Roadmap tecnológico
Técnica que conjuga prospecção das expectativas e tendências do mercado-indústria e busca traçar em quais soluções (produtos e/ou serviços) e respectivas tecnologias a empresa deve investir e/ou desenvolver para melhorar seu posicionamento competitivo. Dão orientação, foco e priorização a programas de desenvolvimento. (Fonte: ANPEI)

Royalties
Royalty é o termo utilizado para designar a importância paga ao detentor ou proprietário ou um território, recurso natural, produto, marca, patente de produto, processo de produção, ou obra original, pelos direitos de exploração, uso, distribuição ou comercialização do referido produto ou tecnologia.  (Fonte: Senai)

Royalty
Termo da língua inglesa, no plural, royalties.  É o valor pago ao proprietário de uma patente por aquele que obteve a licença (licenciado) para sua exploração, em decorrência da concessão da referida licença. Na verdade, na propriedade intelectual existem royalties pela exploração de patentes, desenhos industriais, uso de marcas e por know-how. (Fonte: Dicionário de Propriedade Intelectual - Bráulio Guerra e Nizete Araújo / Juruá Editora)

S

SaaS
SaaS é uma sigla em inglês para Software as a Service, que significa na nossa língua software como um serviço. Ou seja, são aplicações online que podem ser usadas no computador, tablet ou celular, de maneira simples e remota

Scrum master
Fazem parte do time de Scrum: o Scrum Master, o Product Owner, e o time de Desenvolvimento. O Scrum Master trabalha focado em facilitar e potencializar o trabalho do Time de Scrum, utilizando seu conhecimento de Scrum, suas habilidades em lidar com pessoas, em facilitação, em comunicação, em resolução de conflitos, entre outras. O Scrum Master ajuda o Product Owner e o Time de Desenvolvimento a serem mais eficazes na realização do seu trabalho

Seed money
É o capital fornecido à empresa num estágio pré-operacional para, por exemplo, a construção de um protótipo, a condução de uma pesquisa de mercado, a elaboração de um plano de negócios e a contratação dos executivos que vão tocar a empresa. (Fonte: FINEP)

Segredo industrial
Informação de natureza confidencial, legalmente sob controle de pessoas e organizações, que não deve ser divulgada, adquirida ou usada por terceiros não autorizados sem o consentimento de seu detentor. (Fonte: ANPEI)

Serviços técnicos especializados
Referem-se aos serviços laboratoriais de aferição e calibração, dosagens, determinações e testes de desempenho para qualificação de produtos e processos industriais, padronizados e fundamentados em normas técnicas ou procedimentos sistematizados. (Fonte: MCT)

Sistema de inovação
É um conjunto de instituições distintas que conjuntamente e individualmente contribuem para o desenvolvimento e difusão de tecnologias. Tal noção envolve, portanto, não apenas empresas mas, principalmente, instituições de P&D, de financiamento, de governo, etc. (Fonte: Finep)

Sistema de patente
O sistema de patentes é entendido como um conjunto de regras que tratam da proteção das invenções e dos modelos industriais. A patente é o direito outorgado pelo Governo de uma Nação a uma pessoa, o qual confere a exclusividade de exploração do objeto de uma invenção, ou de um modelo industrial, durante um determinado período em todo o território nacional. (Fonte: Finep)

Sistema Nacional de Inovação
É o conjunto de instituições públicas e privadas que, no âmbito de um país, formulam, planejam, executam, financiam, apóiam atividades de C,T&I, bem como os usuários e beneficiários dessas atividades. (Fonte: Finep)

Sistemas tecnológicos
Conjuntos de tecnologias interagindo entre si e oriundos de diversas inovações radicais e inovações incrementais mas, em geral, com origem em apenas uma delas. (Fonte: Finep)

Smart Cities
Entende-se por Smart Cities (Cidades Inteligentes) aquele espaço urbano inovador que utiliza as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e outros meios para melhorar a qualidade de vida, a eficiência das operações e serviços urbanos e a competitividade, atendendo as necessidades das gerações atuais e futuras nos aspectos econômico, social e ambiental; deve ser atrativa para cidadãos, empreendedores e trabalhadores, gerando empregos e reduzindo as desigualdades. (Fonte: Observatório Internacional Sebrae)

Smart money
Smart money é o investimento feito por pessoas consideradas experientes e bem informadas. Apesar de não haver suporte para que esse tipo de investimento seja garantia de sucesso, costuma-se levar muito a sério quanto esses investidores apostam em uma empresa

Spin-off
Empresa oriunda de laboratório e resultante de pesquisa acadêmica ou industrial; empresa impulsionada por outra já estabelecida no mercado, para atuar na mesma área de negócio, mas com produto ou serviço diferente daquele que a empresa original comercializa. (Fonte: ANPEI)

Spin-out
Uma nova empresa constituída por um grupo maior para explorar novos desenvolvimentos ou oportunidades de mercado recentes e onde a equipe de gestão e o capitalista de risco também têm uma quota do capital. (Fonte: Finep)

Stage gates
Metodologia para avaliar ideias, conceitos e projetos de inovação baseada em estágios bem definidos e progressivamente quantitativos. Metodologia para que ideias e projetos inovadores possam receber mais apoio e recursos organizacionais em seus estágios iniciais de desenvolvimento e conseguir avançar para estágios nos quais consigam materializar benefícios e adquirir recursos mais significativos. (Fonte: ANPEI)

Stakeholders
Significa público estratégico e descreve uma pessoa ou grupo que fez um investimento ou tem ações ou interesse em uma empresa, negócio ou indústria. Também considerado como as pessoas e grupos mais importantes para um planejamento estratégico ou plano de negócios/projeto, ou seja, as partes interessadas. (Fonte: Senai)

Start-up capital
É o capital fornecido para a empresa iniciar suas atividades como, por exemplo, o aluguel de sua sede, a aquisição de equipamentos e instalações e a contratação de pessoal. (Fonte: Finep)

Startup
Organização em fase de estruturação (quase firma) que busca nichos específicos de mercado. Nessa categoria de empresa, a base técnica da produção advém de esforços de pesquisa e desenvolvimento tecnológico. Pode estar ou não inserida em incubadora. (Fonte: ANPEI)

Streaming
Streaming é uma tecnologia que envia informações multimídia, através da transferência de dados utilizando redes de computadores. Grandes exemplos de streaming é o YouTube e o Netflix, que utilizam essa tecnologia para transmitir conteúdos de vídeos e entretenimento em tempo real. (Fonte: Startse)

Subvenção
Apoio financeiro, com recursos públicos não reembolsáveis, concedido a empresas, para compartilhar os custos e riscos de um projeto de inovação. (Fonte: ANPEI)

Sustentabilidade social e/ou ambiental
Capacidade do produto em contribuir com a qualidade de vida da população, no caso de sustentabilidade social, e com a preservação do meio ambiente, no caso de sustentabilidade ambiental. (Fonte: Senai)

Syndicate
Consórcio de investidores que reúnem seu Know How e capital para realizar investimentos em conjunto, reduzindo o risco individual. (Fonte: Finep)

T

Tecnologia
Tecnologia é o conjunto ordenado de conhecimentos empregados na produção e comercialização de bens e serviços, e que está integrada não só por conhecimentos científicos - provenientes das ciências naturais, sociais, humanas, etc. - , mas igualmente por conhecimentos empíricos que resultam de observações, experiência, atitudes específicas, tradição (oral ou escrita), etc. (Fonte: Finep)

Tecnologia apropriada
A tecnologia apropriada, em seu sentido mais amplo, consiste na aplicação sistemática de conhecimentos (métodos, técnicas, processos e produtos ) para a solução de problemas identificados pela própria comunidade, de forma a se evitarem efeitos negativos sobre a sociedade, a economia, a cultura e o meio ambiente onde será aplicada. (Fonte: Finep)

Tecnologia crítica
Método que consiste em identificar tecnologias usando um conjunto de critérios racionais, por meio do qual a importância ou criticidade de uma tecnologia pode ser avaliada. (Fonte: ANPEI)

Tecnologia industrial básica
Engloba as atividades de metrologia, normalização técnica, regulamentação técnica, avaliação da conformidade, tecnologias de gestão e propriedade intelectual, bem como os serviços de assistência técnica, difusão tecnológica, informação tecnológica e de organização e gestão de projetos de P&D. (Fonte: Finep)

Tecnologia-chave
Resulta em vantagem competitiva para aqueles que a fazem melhor do que seus competidores. Normalmente, as companhias mais bem sucedidas em uma indústria são as melhores nessa tecnologia/competência. (Fonte: ANPEI)

Tecnologias limpas
Define-se por Tecnologias Limpas a utilização contínua de uma estrutura ambiental integrada, preventiva e aplicada visando a aumentar a ecoeficiência e reduzir riscos para os seres humanos e para o meio ambiente. (Fonte: Finep)

Tecnópolis
São grandes áreas com infraestrutura necessária para unidades produtivas que realizam atividades de baixa ou grande escala, baseadas em pesquisa e desenvolvimento tecnológico. Nessas áreas, são oferecidos serviços que facilitam a obtenção de recursos tecnológicos e humanos de alto nível, acesso a centros de investigações, bibliotecas e serviços de documentação especializada e de contratação de projetos tecnológicos. (Fonte: Finep)

Termo de Confidencialidade
Instrumento para preservar o sigilo nos negócios e parcerias entre empresas e Departamentos Regionais. (Fonte: Senai)

Termo de Non Disclosure
Compromisso acionado por investidores e empreendedores de não revelar ao mercado as informações relevantes obtidas de ambos os lados durante o processo de negociação para a efetivação de um processo de investimento de risco. (Fonte: Finep)

Tipos de Patente
Existem dois tipos de patente, diferenciáveis pelo grau de inventividade: a patente de invenção, com significativo grau de inventividade, e a patente de modelo de utilidade, na qual a criatividade utilizada refere-se ao aperfeiçoamento de uma invenção já existente. (Fonte: Dicionário de Propriedade Intelectual - Bráulio Guerra e Nizete Araújo / Juruá Editora)

Transferência de conhecimento
É a troca de conhecimento/informação por meio de redes de colaboração. Transferência de boas ideias, resultados de pesquisas e habilidades entre universidades, outras organizações de pesquisa, negócios e a comunidade para possibilitar inovações em produtos e serviços. (Fonte: ANPEI)

Transferência de tecnologia
O termo "transferência de tecnologia" refere-se mais ao processo de importação de tecnologia . O proprietário da tecnologia é protegido por um monopólio legal, através do sistema de patentes . A transferência de tecnologia só acontece quando no processo os pré-requisitos necessários são estabelecidos e respeitados. (Fonte: Finep)

Tratado de Cooperação em Matéria de Patentes (PCT)
Tratado multilateral que permite requerer a proteção patentária de uma invenção, simultaneamente, num grande número de países, por intermédio do depósito de um único pedido internacional de patente. Seu principal objetivo é simplificar e tornar mais econômica a proteção das invenções quando a mesma for pedida em vários países. (Fonte: ANPEI)

Treinamento
O treinamento é uma atividade de inovação quando for necessária para implantação de um produto ou processo tecnologicamente novo ou aprimorado.  (Fonte: Finep)

U

UI - User Interface
UI é a sigla em inglês para User Interface (Interface do Usuário) e se trata do espaço de interação do usuário com a aplicação. O responsável de UI deve garantir uma interface intuitiva, com boa visibilidade de botões textos e imagens.

Uma de suas vantagens é o melhor aproveitamento dos investimentos em hardware. Como a parte mais pesada do processamento fica na “nuvem”
o usuário pre­cisa apenas de um navegador e uma boa conexão à internet para utilizar o serviço. (Fonte: TechTudo)"

Unicórnio (Startup)
Unicórnio é uma startup que possui avaliação de preço de mercado no valor de mais de 1 bilhão de dólares.

Utiliy Token
Os utility tokens (Tokens de utilidade) são serviços ou unidades de serviços que podem ou não ser comprados. Também conhecidos como app coins, por definição não foram desenhados para funcionarem como um investimento, apenas como via de acesso a um serviço.

UX – User Experience
User Experience, ou UX, traz a melhor experiência possível ao usuário quando utiliza um determinado produto ou serviço que está ainda em fase de desenvolvimento. Aqui é analisado como ele se comportará no mundo real e, assim, como ele se adaptará da maneira mais eficiente para ser lançado. (Fonte: Startse)

V

Validação de ideias
A proposta da validação é fazer com que a ideia seja aceita e implementada. Quem recebe a ideia se esforça para que ela se torne viável. As ideias passam a ser adaptadas e aprimoradas, mesmo que se transformem bastante para se tornarem úteis. (Fonte: ANPEI)

Valor agregado
Procedimento por meio do qual uma empresa adquire e melhora produto ou serviço antes de oferecê-lo a seus clientes; conhecimento embutido num produto, serviço ou processo. (Fonte: ANPEI)

Valuation
Valuation é o termo usado para estimar quanto uma empresa vale, determinando seu preço no mercado. (Fonte: Startse)

Vantagem tecnológica
Capacidade da empresa de se manter na fronteira do conhecimento para o favorecimento do processo de inovação. (Fonte: ANPEI)

Venture Builder
As Ventures Builders desenvolvem ideias de negócio a partir de suas necessidades internas, com próprios recursos financeiros e com as equipes internas (engenheiros, consultores, desenvolvedores de negócios, gerentes de vendas, etc.) ou com a incorporação de startups de terceiros. (Fonte: startupi)

Venture capital
Investimento de risco em empresas novas ou já estabelecidas com a expectativa de ganhos acima da média do mercado. O capital utilizado em tal prática geralmente é proveniente de um fundo de investidores. Investimento direcionado a empresas já estabelecidas, mas de pequeno e médio portes, com potencial de crescimento. Os recursos financiam as primeiras expansões e levam o negócio a novos patamares no mercado. (Fonte: ANPEI)

Viabilidade técnica
Característica das especificações de projeto ou processo que o tornam exequível. (Fonte: ANPEI)

W

Wearables
Wearables são dispositivos tecnológicos que podem ser utilizados como peças do vestuário, como relógios que monitoram suas atividades físicas, por exemplo. (Fonte: Startse)