Para pesquisar algum termo no glossário do portal, digite a palavra desejada no campo de busca ou navegue pelas letras abaixo.

Todos | # A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
Atualmente, existem 18 definições neste glossário que começam com a letra A.
A

ABAPI – Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial
Associação que reúne os agentes de propriedade industrial, credenciados junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI, na área da propriedade industrial. Constituída em 1948, tem, como um de seus objetivos, “promover e incentivar o estudo do direito de propriedade industrial e de matérias correlatas, organizando cursos de formação e habilitação profissional”. (Fonte: Dicionário de Propriedade Intelectual - Bráulio Guerra e Nizete Araújo / Juruá Editora)

Abertura de capital
Processo pelo qual a propriedade de uma empresa fechada é transferida, total ou parcialmente, para um grande número de pessoas que desejam dela participar e que não mantêm, necessariamente, relações entre si, com o grupo controlador. (Fonte: FINEP)

ABPI – Associação Brasileira da Propriedade Intelectual
Associação criada para difundir o direito de propriedade intelectual no Brasil, que hoje congrega profissionais, pessoas físicas e ou jurídicas interessadas no assunto. (Fonte: Dicionário de Propriedade Intelectual - Bráulio Guerra e Nizete Araújo / Juruá Editora)

Aceleração de startups
Aceleração de startups se refere a acelerar a empresa para que ela se torne lucrativa mais rápido, e/ou para que ela cresça em um curto espaço de tempo.

Aceleradoras
Aceleradoras são empresas cujo objetivo principal é apoiar e investir no desenvolvimento e rápido crescimento de startups, ajudando-as a obter novas rodadas de investimento ou a atingir seu ponto de equilíbrio (break even), fase em que elas conseguem pagar suas próprias contas com as receitas do negócio. (Fonte: napratica.org.br)

Agência de fomento
Entidade de apoio a organizações científicas e empresariais que oferecem linhas de crédito para financiamento de capital fixo e de giro, prestação de garantias, realização de operações especiais de investimento, prestação de serviços de assessoria e consultoria financeira, estímulo à produção regional e assistência à implementação de projetos de desenvolvimento industrial. (Fonte: ANPEI)

Agência de transferência de tecnologia
Organização responsável pela aplicação do conhecimento científico e tecnológico disponível nos centros de excelência, com a finalidade de suprir o setor produtivo para o aumento da produtividade e da competitividade. (Fonte: Capital de Risco)

Agentes de desenvolvimento
Diversos organismos públicos e privados que promovem ações de fomento: agências de fomento nacionais e internacionais, bancos de desenvolvimento, fundações de amparo à pesquisa, sistema CNI, IEL, sistema SEBRAE, organizações setoriais de apoio técnico, gerencial ou comercial, instituições financeiras e gestores de fundos de investimento, sindicatos e associações de classe. (Fonte: FINEP)

AgTech
AgTechs são empresas de tecnologia aplicada ao agronegócio.

APIs
APIs são um conjunto de rotinas e padrões de programação para acesso a um aplicativo de software ou plataforma baseado na Web. A sigla API refere-se ao termo em inglês "Application Programming Interface" que significa em tradução para o português "Interface de Programação de Aplicativos".

Aquisição de capital
Aquisição de prédios ou de maquinaria, ferramentas e equipamentos – sem qualquer melhoria no desempenho tecnológico – que sejam necessários para implantação de produtos ou processos tecnologicamente novos ou aprimorados, por exemplo, um molde adicional ou máquina de embalar para produzir e entregar um aparelho de DVD tecnologicamente aprimorado. (Fonte: FINEP)

Aquisição de tecnologia e Know-how intangível
Aquisição externa de tecnologia na forma de patentes, invenções não patenteadas, licenças, comunicações de know-how, marcas registradas, desenhos, padrões e serviços de computador ou outros serviços científicos e técnicos relacionados com a implantação das Inovações PPT, mais a aquisição de software em pacotes que não estejam classificados em outra parte. (Fonte: FINEP)

Aquisição de tecnologia tangível
Aquisição de maquinaria e equipamentos com desempenho tecnológico aperfeiçoado (incluindo software integrado) ligada às inovações tecnológicas de produtos ou processos implantadas pela empresa. (Fonte: FINEP)

Arranjo produtivo local
Aglomeração de empresas definida por critérios simultaneamente regionais e setoriais. A ação de fomento em arranjos produtivos locais busca a construção de economias externas a cada empresa e internas à aglomeração. (Fonte: FINEP)

As insurtechs surgiram com o propósito de revolucionar o setor de seguros
por meio de tecnologias inovadoras que mudam a forma como os consumidores contratam planos de seguro (de vida

Assim como as fintechs
as insurtechs são startups que pretendem inserir o poder das novas tecnologias em um mercado conservador

Atividade inventiva
Os critérios de patenteabilidade de um invento são a novidade, a atividade inventiva e a aplicação industrial (art. 8º da Lei nº 9.279/96). A atividade inventiva é, portanto, um dos critérios exigidos pela lei de propriedade industrial para a patenteabilidade de uma invenção ou ato inventivo no caso de um modelo de utilidade. Ela está diretamente relacionada com a “engenhosidade” que o criador da invenção despendeu na sua criação. (Fonte: Dicionário de Propriedade Intelectual - Bráulio Guerra e Nizete Araújo / Juruá Editora)

Atividades de inovação de produtos e processos tecnológicos (PPT)
Atividades de inovação PPT são todos aqueles passos científicos, tecnológicos, organizacionais, financeiros e comerciais, inclusive investimento em novo conhecimento, que de fato levam, ou pretendem levar, à implantação de produtos ou processos tecnologicamente aprimorados. Alguns podem ser inovadores por si mesmos, outros não são novos, mas são necessários para a implantação. (Fonte: FINEP)