Para pesquisar algum termo no glossário do portal, digite a palavra desejada no campo de busca ou navegue pelas letras abaixo.
Atualmente, existem 28 definições neste glossário que começam com a letra I.
I
ICT- Instituição Científica e Tecnológica
Órgão ou entidade da administração pública que tenha por missão institucional, dentre outras, executar atividades de pesquisa básica ou aplicada de caráter científico ou tecnológico. (Fonte: Dicionário de Propriedade Intelectual - Bráulio Guerra e Nizete Araújo / Juruá Editora)
Incubadora de empresas
Uma incubadora de empresas é um ambiente flexível e encorajador onde é oferecida uma série de facilidades para o surgimento e crescimento de novos empreendimentos. Além da assessoria na gestão técnica e empresarial da empresa, a incubadora oferece a infra-estrutura e serviços compartilhados necessários para o desenvolvimento do novo negócio, como espaço físico, salas de reunião, telefone, acesso à internet, suporte em informática, entre outros. (Fonte: FINEP)
Indicador
O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) define indicador como uma "especificação quantitativa e qualitativa para medir o atingimento de um objetivo". Também definido como a expressão numérica de um objetivo. (Fonte: FINEP)
Indicador de capacidade inovativa
Medidas utilizadas para avaliar o potencial de inovação, escolhidas para organizar informações qualitativas e quantitativas sobre os fatores intervenientes nos processos de inovação. (Fonte: FINEP)
Indústria 4.0
As 3 primeiras revoluções industriais trouxeram a produção em massa, as linhas de montagem, a eletricidade e a tecnologia da informação, elevando a renda dos trabalhadores e fazendo da competição tecnológica o cerne do desenvolvimento econômico. A quarta revolução industrial, que terá um impacto mais profundo e exponencial, se caracteriza, por um conjunto de tecnologias que permitem a fusão do mundo físico, digital e biológico. Fonte: ABDi - Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial
Infraestrutura de P&D
Conjunto de condições materiais de apoio e instalações físicas para implementação de atividades de pesquisa e desenvolvimento (equipamentos e laboratórios de P&D, instituições de P&D, etc). (Fonte: FINEP)
Inovação
É a introdução no mercado de produtos, processos, métodos ou sistemas não existentes anteriormente ou com alguma característica nova e diferente da até então em vigor. (Fonte: FINEP)
Inovação aberta
Trata-se da busca por outros caminhos para aumentar a eficiência e eficácia dos processos de inovação. Isso tem sido feito por meio da busca ativa de novas tecnologias e novas ideias fora da empresa, da cooperação com instituições de pesquisa, com seus fornecedores ou até mesmo com seus competidores, com o objetivo de agregar valor a seus produtos.(Fonte: ANPEI)
Inovação de modelo de negócio
Considera mudanças no modelo de negócio. Ou seja, na forma como o produto ou serviço é oferecido ao mercado. Não implica necessariamente em mudanças no produto ou mesmo no processo de produção, mas na forma como que ele é levado ao mercado. Exemplo: automóvel é alugado ao consumidor, que passa a pagar uma mensalidade pelo uso do veículo, com direito a seguro, manutenção e troca pelo modelo mais novo a cada ano; em comparação ao modelo de negócio tradicional, em que o veículo é vendido. (Fonte: inventta)
Inovação de processo
Trata de mudanças no processo de produção do produto ou serviço. Não gera necessariamente impacto no produto final, mas produz benefícios no processo de produção, geralmente com aumentos de produtividade e redução de custos. Exemplo: automóvel produzido por robôs em comparação ao produzido por operários humanos. (Fonte: Inventta)
Inovação de processo tecnológico
Adoção de métodos de produção novos ou significativamente melhorados, incluindo métodos de entrega dos produtos. (Fonte: OCDE)
Inovação de produto
Consiste em modificações nos atributos do produto, com mudança na forma como ele é percebido pelos consumidores. Exemplo: automóvel com câmbio automático em comparação ao “convencional”. (Fonte: inventta)
Inovação de produtos e processos tecnológicos
Compreende as implantações de produtos e processos tecnologicamente novos e substanciais melhorias tecnológicas em produtos e processos. (Fonte: OCDE)
Inovação gerencial e organizacional
Compreende a introdução de estruturas organizacionais substancialmente modificadas, a implementação de técnicas avançadas de gestão, bem como a implementação de orientação estratégica corporativa nova ou substancialmente modificada. (Fonte: FINEP)
Inovação Incremental
Reflete pequenas melhorias contínuas em produtos ou em linhas de produtos. Geralmente, representam pequenos avanços nos benefícios percebidos pelo consumidor e não modificam de forma expressiva a forma como o produto é consumido ou o modelo de negócio. Exemplo: evolução do CD comum para CD duplo, com capacidade de armazenar o dobro de faixas musicais. (Fonte: inventta)
Inovação para desenvolvimento social
Criação de tecnologias, processos e metodologias originais que possam vir a se constituir em propostas de novos modelos e paradigmas para o enfrentamento de problemas sociais, combate à pobreza e promoção da cidadania (Fonte: Dicionário Negócio Empreendedorismo)
Inovação Radical
Representa uma mudança drástica na maneira que o produto ou serviço é consumido. Geralmente, traz um novo paradigma ao segmento de mercado, que modifica o modelo de negócios vigente. Exemplo: evolução do CD de música para os arquivos digitais em MP3. (Fonte: inventta)
Inovação tecnológica
Desenvolvimento e introdução de produtos e processos tecnologicamente novos e com substanciais melhorias e aperfeiçoamentos tecnológicos. Transformação do conhecimento científico em produtos, processos e serviços que possam ser colocados no mercado. (Fonte: Dicionário Negócio Empreendedorismo)
INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial
Órgão federal, natureza jurídica autarquia, dotado de competência para atuar em toda a área da propriedade industrial, como a concessão de patentes e o registro de desenho industrial e de marcas. (Fonte: Dicionário de Propriedade Intelectual - Bráulio Guerra e Nizete Araújo / Juruá Editora)
Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI)
Autarquia ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) responsável pelo aperfeiçoamento, disseminação e gestão do sistema brasileiro de concessão e garantia de direitos de propriedade intelectual para a indústria. (Fonte: ANPEI)
Insurtech
O termo ‘insurtech’ é resultado da junção das palavras insurance (seguro) e technology (tecnologia).
As insurtechs surgiram com o propósito de revolucionar o setor de seguros, por meio de tecnologias inovadoras que mudam a forma como os consumidores contratam planos de seguro (de vida, imóvel, viagem, automóvel, etc).
Assim como as fintechs, as insurtechs são startups que pretendem inserir o poder das novas tecnologias em um mercado conservador, e fazê-lo se beneficiar muito delas. (Fonte: Conexão Fintech)
As insurtechs surgiram com o propósito de revolucionar o setor de seguros, por meio de tecnologias inovadoras que mudam a forma como os consumidores contratam planos de seguro (de vida, imóvel, viagem, automóvel, etc).
Assim como as fintechs, as insurtechs são startups que pretendem inserir o poder das novas tecnologias em um mercado conservador, e fazê-lo se beneficiar muito delas. (Fonte: Conexão Fintech)
Inteligência Artificial
O campo da Inteligência Artificial (IA) está inserido no domínio mais amplo da Ciência da Computação e pode ser entendido como a ciência e técnica que visa a reproduzir artificialmente comportamentos considerados inteligentes. Dentre esses comportamentos incluem-se: raciocínio lógico-matemático, aprendizagem, linguagem, reconhecimento visual de formas e solução de problemas em geral. (Fonte: Vocabulário Panlatino da Inteligência Artificial/ Grupo TermNeo / USP)
Internet of Things (IoT)
Internet of Things (Internet das Coisas, em tradução livre) é a conexão de objetos do mundo real com o mundo virtual por meio de sensores. O principal objetivo é trazer intercomunicação dos objetos entre si, trocando informações sobre status, localização ou funcionalidades. Um exemplo de IoT são os tênis inteligentes que se comunicam com um aplicativo no smartphone e publicam o seu itinerário durante uma corrida ou caminhada matinal. (Fonte: Startse)
Invenção
“Toda obra ou produto do engenho humano que tenha o requisito de novidade e seja suscetível de aproveitamento; é a criação do espírito, produzindo-se no domínio da indústria e manifestando-se por via de resultado industrial” (Fonte: H. Allar)
Inventor
Aquele que fez uma descoberta ou criou coisa nova industrializável. É também chamado “autor de invenção”. (Fonte: Dicionário de Propriedade Intelectual - Bráulio Guerra e Nizete Araújo / Juruá Editora)
Investidor anjo
Pessoa física que, por meio de uma pessoa jurídica, investe em empresas nascentes (startups). Tem normalmente uma participação minoritária no negócio e não ocupa posição executiva na empresa, mas apoia o empreendedor com seu conhecimento, experiência e relacionamento, além dos recursos financeiros. (Fonte: ANPEI)
Investidor em capital de risco
Investidor envolvido em financiar as operações de empresas emergentes, normalmente em estágios pré-operacionais, em troca de uma participação no seu capital. (Fonte: Dicionário Negócio Empreendedorismo)