Para pesquisar algum termo no glossário do portal, digite a palavra desejada no campo de busca ou navegue pelas letras abaixo.
Atualmente, existem 14 definições neste glossário que começam com a letra M.
M
Management Buy-In
É o processo de aquisição de uma empresa por um grupo de executivos externos a ela, que obtiveram apoio financeiro para tocarem eles próprios a empresa, desalojando os antigos executivos. (Fonte: Finep, 2000)
Management Buy-Out
É o processo de aquisição de uma empresa pelos próprios executivos que nela trabalham, em geral associados a fundos de investimento. (Fonte:Finep, 2000)
Marca
Sinal visualmente perceptível que serve para distinguir os produtos ou serviços de outros idênticos. Pode ser formado por uma ou várias palavras distintas, letras, números, desenhos ou imagens, emblemas, cores ou suas combinações e por combinações de cores e palavras e ou outros sinais que podem compô-la, desde que caracterizado sempre o aspecto de ser visualmente perceptível. (Fonte: Dicionário de Propriedade Intelectual - Bráulio Guerra e Nizete Araújo / Juruá Editora)
MEETUP
Um momento onde os empreendedores encontram com colegas e investidores para falarem dos negócios. A expressão vem da junção das palavras Meet (encontro) e Up (levantar ou em pé). Isso acontece porque, nesse tipo de ocasião, os interlocutores costumam permanecer de pé, facilitando a circulação de pessoas e tornando o networking muito mais dinâmico. (Fonte: heypeppers)
Mercado de capitais
Conjunto de empresas, investidores, instituições intermediárias e entidades reguladoras que executam ou promovem operações envolvendo valores imobiliários, ou seja, destinados a investimentos fixos ou de longo prazo das companhias abertas. (Fonte: Finep)
Merge (Fusão)
Operação pela qual se unem duas ou mais sociedades para formar uma nova sociedade, que lhes sucederá em todos os direitos e obrigações. (Fonte: FINEP)
Método ou metodologia científica
Consiste na definição das questões levantadas pela observação de algum fenômeno, postulação de hipóteses que expliquem a ocorrência do fenômeno, experimentação para verificar essas hipóteses, formação de um modelo ou teoria fundamentada nas hipóteses e resultados da evidência experimental, validação, crítica das conclusões e resultados, bem como as recomendações finais. (Fonte: Finep)
Métricas de inovação
Medidas para verificação do alcance de metas e objetivos dos processos de inovação organizacional. (Fonte: ANPEI)
Modelo linear de inovação
Visão simplificada do processo de inovação, baseado na transferência simples de tecnologias específicas de fontes de pesquisa para a indústria. (Fonte: ANPEI)
Modelo sistêmico de inovação
Conceito de inovação que leva em conta as interações complexas e contínuas entre muitas pessoas, organismos e fatores ambientais. Sob essa ótica, a P&D já não pode ser considerada a fonte única de inovação, por exemplo. (Fonte: ANPEI)
Modernização tecnológica
Significa a utilização (e não necessariamente domínio) de tecnologias mais atualizadas ou avançadas do que as utilizadas anteriormente. Para os países industrializados é o que decorre do crescimento econômico. (Fonte: Finep)
MPE
Micro e Empresa de Pequeno Porte, segundo a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa as Microempresas e Empresas de Pequeno Porte a sociedade empresária ou simples, a empresa individual de responsabilidade limitada e o empresário com receita bruta anual de até R$ 360.000,00 (microempresa), ou entre R$ 360.000,01 e R$ 3.600.000,00 (empresa de pequeno porte) (Fonte: Observatório da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa)
MVP
Produto mínimo viável (MVP) - Produto com as funcionalidades mais simples, o menor produto possível ou uma versão criada em poucos dias. Conta com uma proposição de valor importante o suficiente para que seu principal cliente adote esse produto, se possível gerando receita. Além disso, tem funcionalidades encaixadas em uma entrega que se assemelhe a um produto coeso e útil. (Fonte: Lean Startup)