Para pesquisar algum termo no glossário do portal, digite a palavra desejada no campo de busca ou navegue pelas letras abaixo.

Todos | # A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
Atualmente, existem 26 definições neste glossário que começam com a letra C.
C

Cadeia produtiva
Conjunto de atividades econômicas que se articulam progressivamente desde o início da elaboração de um produto ( inclui as matérias primas, máquinas e equipamentos, produtos intermediários...) até o produto final, a distribuição e comercialização. (Fonte: FINEP)

Capacitação tecnológica
Significa a aquisição de capacidade de inovar através, principalmente, do domínio das tecnologias em uso. É o estágio prévio e necessário para a ocorrência da inovação. Deve ser o objetivo principal da política tecnológica no que se refere às empresas. A capacitação tecnológica é também condição importante para a interação frutífera entre empresas e centros de pesquisa e desenvolvimento (P&D). (Fonte: FINEP)

Capital de risco
Investimento de risco em empresas novas ou já estabelecidas com a expectativa de ganhos acima da média do mercado. O capital utilizado em tal prática geralmente é proveniente de um fundo de investidores. Investimento direcionado a empresas já estabelecidas, mas de pequeno e médio portes, com potencial de crescimento. Os recursos financiam as primeiras expansões e levam o negócio a novos patamares no mercado. (Fonte: ANPEI)

Capital empreendedor
Designações genéricas aplicáveis aos recursos financeiros empregados na capitalização de empresas em seus estágios iniciais de desenvolvimento. (Fonte:FINEP)

Capital Social
Total de recursos próprios dos sócios mobilizados para a constituição de uma empresa. (Fonte: FINEP)

Carta Patente
Documento através do qual ocorre a concessão da patente, formalizando e oficializando a referida concessão pelo órgão oficial do país concedente. O art. 39 da Lei nº 9.279/96 arrola os dados que deverão constar na Carta Patente: número, título e natureza, nome do inventor, qualificação e domicílio do titular, prazo de vigência, relatório descritivo, reivindicações, desenhos e dados relativos à prioridade. A Carta Patente é, pois, o título de propriedade sobre determinada tecnologia protegida por uma patente. (Fonte: Dicionário de Propriedade Intelectual - Bráulio Guerra e Nizete Araújo / Juruá Editora)

Centro de inovação
Organização que abriga e promove a geração de empreendimentos inovadores e de atividades para o desenvolvimento de conhecimento científico e tecnológico, além de capacitação tecnológica, financeira e gerencial de empresas numa região. (Fonte: ANPEI)

Centro de tecnologia
Departamento, ou o mesmo de empresas ou conjunto de empresas, que abriga e promove a geração de empreendimentos inovadores, desenvolvendo atividades e pesquisas que geram maior desenvolvimento científico e tecnológico. (Fonte:Dicionário Negócio Empreendedorismo)

CEO
Chief Executive Officer, ou Diretor executivo. Encarregado pela administração geral de uma empresa. (Fonte: Dicionário Negócio Empreendedorismo)

Chamadas públicas
Política de Fomento com seleção por meio de um processo de competição aberto ao público. Em geral, visam promover projetos cooperativos em determinada área do conhecimento ou atividades consorciadas entre empresas e instituições de pesquisa, com o objetivo de desenvolver uma inovação. (Fonte: FINEP)

Cidade Digital
Plataforma que fomenta a formação de redes comunitárias. O foco da rede é mobilizar por meios de estratégias inteligentes e de cooperação. (Fonte: Dicionário Negócio Empreendedorismo)

Ciência
Conjunto organizado dos conhecimentos relativos ao universo, envolvendo seus fenômenos naturais, ambientais e comportamentais. A geração do conhecimento científico se faz através da pesquisa ou investigação científica, seguindo as etapas do método ou metodologia científica. (Fonte: FINEP)

Cloud Computing (Computação em nuvem)
Cloud computing ou computação em nuvem é a entrega da computação como um serviço ao invés de um produto, onde recursos compartilhados, software e informações são fornecidas, permitindo o acesso através de qualquer computador, tablet ou celular conectado à Internet.
Uma de suas vantagens é o melhor aproveitamento dos investimentos em hardware. Como a parte mais pesada do processamento fica na “nuvem”, o usuário pre­cisa apenas de um navegador e uma boa conexão à internet para utilizar o serviço. (Fonte: TechTudo)

Clusters
Empresas e/ ou instituições que interagem entre si, gerando e capturando sinergias, com potencial de atingir crescimento contínuo superior a uma simples aglomeração econômica, geograficamente próximas e pertencentes a um setor específico. (Fonte: FINEP)

CNAE
Classificação Nacional das Atividades Econômicas. (Fonte: Senai)

Conhecimento explícito
É o conhecimento formal, claro, regrado e fácil de ser comunicado. Pode ser formalizado na forma de textos, gráficos, desenhos, diagramas etc, e guardados em bases de dados públicas ou publicações. (Fonte: ANPEI)

Conhecimento tácito
Aquele que o indivíduo adquiriu ao longo da vida, que está na cabeça das pessoas. Geralmente é difícil de ser formalizado, é subjetivo e inerente às habilidades, como know-how. (Fonte: ANPEI)

Consultoria
Serviços temporários de assessoramento prestados por pessoas físicas ou jurídicas, envolvendo conhecimentos técnicos especializados, pressupondo vínculo transitório entre as partes. (Fonte: FINEP)

Contrapartida econômica/não financeira
Recursos materiais (horas máquinas, instalações já existentes) e recursos humanos do DR/empresa (horas técnicas), diretamente envolvidos no desenvolvimento do projeto e cuja participação seja devidamente demonstrada por meio de declarações, termos de uso, cessão, transferência etc. (Fonte: Senai)

Contrapartida financeira
Investimentos e despesas realizados diretamente na execução das atividades do projeto de inovação, para aquisição de matéria prima, equipamentos, contratação de terceiros, softwares, despesas de viagens, despesas com locomoção e construções físicas específicas para o projeto. (Fonte: Senai)

Contrato de confidencialidade
Instrumento legal em que as partes destacam materiais ou conhecimentos confidenciais que desejam compartilhar para determinado propósito, mas cujo uso generalizado desejam restringir. (Fonte: ANPEI)

Cooperação tecnológica
Forma de colaboração entre empresas e instituições de ensino e pesquisa para desenvolvimento de produtos e processos quando a tecnologia usada não pode ser efetivamente transferida por meio da venda do direito de utilização ou da simples transferência de informações. (Fonte: ANPEI)

Cooperação universidade-empresa
Forma de colaboração para formação de recursos humanos, acesso a laboratórios, apoio à pesquisa, ao desenvolvimento tecnológico e à transferência de tecnologia. (Fonte: ANPEI)

Coworking
Coworking é um modelo de trabalho que se baseia no compartilhamento de espaço e recursos de escritório, reunindo pessoas que trabalham não necessariamente para a mesma empresa ou na mesma área de atuação, podendo inclusive reunir entre os seus usuários os profissionais liberais e usuários independentes.

Cronograma Físico-Financeiro
É a distribuição das atividades de implantação do projeto ao longo do tempo, tendo associadas a estas atividades os recursos humanos, físicos e financeiros previstos no planejamento. (Fonte: Senai)

Cultura de inovação
Conjunto de crenças, comportamentos, processos, valores, formas de agir de uma organização que apoiam e incentivam a criatividade e inovação. (Fonte: ANPEI)