Para pesquisar algum termo no glossário do portal, digite a palavra desejada no campo de busca ou navegue pelas letras abaixo.
Atualmente, existem 14 definições neste glossário que começam com a letra T.
T
Tecnologia
Tecnologia é o conjunto ordenado de conhecimentos empregados na produção e comercialização de bens e serviços, e que está integrada não só por conhecimentos científicos - provenientes das ciências naturais, sociais, humanas, etc. - , mas igualmente por conhecimentos empíricos que resultam de observações, experiência, atitudes específicas, tradição (oral ou escrita), etc. (Fonte: Finep)
Tecnologia apropriada
A tecnologia apropriada, em seu sentido mais amplo, consiste na aplicação sistemática de conhecimentos (métodos, técnicas, processos e produtos ) para a solução de problemas identificados pela própria comunidade, de forma a se evitarem efeitos negativos sobre a sociedade, a economia, a cultura e o meio ambiente onde será aplicada. (Fonte: Finep)
Tecnologia crítica
Método que consiste em identificar tecnologias usando um conjunto de critérios racionais, por meio do qual a importância ou criticidade de uma tecnologia pode ser avaliada. (Fonte: ANPEI)
Tecnologia industrial básica
Engloba as atividades de metrologia, normalização técnica, regulamentação técnica, avaliação da conformidade, tecnologias de gestão e propriedade intelectual, bem como os serviços de assistência técnica, difusão tecnológica, informação tecnológica e de organização e gestão de projetos de P&D. (Fonte: Finep)
Tecnologia-chave
Resulta em vantagem competitiva para aqueles que a fazem melhor do que seus competidores. Normalmente, as companhias mais bem sucedidas em uma indústria são as melhores nessa tecnologia/competência. (Fonte: ANPEI)
Tecnologias limpas
Define-se por Tecnologias Limpas a utilização contínua de uma estrutura ambiental integrada, preventiva e aplicada visando a aumentar a ecoeficiência e reduzir riscos para os seres humanos e para o meio ambiente. (Fonte: Finep)
Tecnópolis
São grandes áreas com infraestrutura necessária para unidades produtivas que realizam atividades de baixa ou grande escala, baseadas em pesquisa e desenvolvimento tecnológico. Nessas áreas, são oferecidos serviços que facilitam a obtenção de recursos tecnológicos e humanos de alto nível, acesso a centros de investigações, bibliotecas e serviços de documentação especializada e de contratação de projetos tecnológicos. (Fonte: Finep)
Termo de Confidencialidade
Instrumento para preservar o sigilo nos negócios e parcerias entre empresas e Departamentos Regionais. (Fonte: Senai)
Termo de Non Disclosure
Compromisso acionado por investidores e empreendedores de não revelar ao mercado as informações relevantes obtidas de ambos os lados durante o processo de negociação para a efetivação de um processo de investimento de risco. (Fonte: Finep)
Tipos de Patente
Existem dois tipos de patente, diferenciáveis pelo grau de inventividade: a patente de invenção, com significativo grau de inventividade, e a patente de modelo de utilidade, na qual a criatividade utilizada refere-se ao aperfeiçoamento de uma invenção já existente. (Fonte: Dicionário de Propriedade Intelectual - Bráulio Guerra e Nizete Araújo / Juruá Editora)
Transferência de conhecimento
É a troca de conhecimento/informação por meio de redes de colaboração. Transferência de boas ideias, resultados de pesquisas e habilidades entre universidades, outras organizações de pesquisa, negócios e a comunidade para possibilitar inovações em produtos e serviços. (Fonte: ANPEI)
Transferência de tecnologia
O termo "transferência de tecnologia" refere-se mais ao processo de importação de tecnologia . O proprietário da tecnologia é protegido por um monopólio legal, através do sistema de patentes . A transferência de tecnologia só acontece quando no processo os pré-requisitos necessários são estabelecidos e respeitados. (Fonte: Finep)
Tratado de Cooperação em Matéria de Patentes (PCT)
Tratado multilateral que permite requerer a proteção patentária de uma invenção, simultaneamente, num grande número de países, por intermédio do depósito de um único pedido internacional de patente. Seu principal objetivo é simplificar e tornar mais econômica a proteção das invenções quando a mesma for pedida em vários países. (Fonte: ANPEI)