Para pesquisar algum termo no glossário do portal, digite a palavra desejada no campo de busca ou navegue pelas letras abaixo.
Atualmente, existem 16 definições neste glossário que começam com a letra D.
D
Demanda
É a necessidade de um determinado bem ou serviço gerada pelo mercado que os consumidores desejam adquirir por um preço definido. (Fonte: Senai)
Depositante
É a pessoa física ou jurídica que requer ou efetua o depósito de um pedido de patente junto ao INPI, apresentando para tanto os documentos exigidos, quais sejam: requerimento, relatório descritivo, reivindicações, desenhos, resumo e comprovante do pagamento da retribuição relativa ao depósito (art. 19 da Lei nº 9.279/96). (Fonte: Dicionário de Propriedade Intelectual - Bráulio Guerra e Nizete Araújo / Juruá Editora)
Depósito
Trata-se da protocolização do pedido de proteção de propriedade industrial efetuada pelo INPI, após o exame formal preliminar da documentação apresentada. No ato, o usuário recebe um número de protocolo e deverá aguardar a emissão do número definitivo do depósito. (Fonte: Dicionário de Propriedade Intelectual - Bráulio Guerra e Nizete Araújo / Juruá Editora)
Desenho Industrial
Previsto no art. 95 da Lei nº 9.279/96, refere-se ao aspecto ornamental ou estético de um objeto útil. A novidade e a originalidade são dois requisitos essenciais para seu registro. Aliás, a lei prevê a obrigatoriedade de registro junto ao INPI. (Fonte: Dicionário de Propriedade Intelectual - Bráulio Guerra e Nizete Araújo / Juruá Editora)
Desenvolvimento sustentável - DL
Um processo de transformação no qual a exploração de recursos, a direção dos investimentos, a orientação do desenvolvimento tecnológico e as mudanças institucionais se harmonizam e reforçam o potencial presente e futuro, a fim de atender às necessidades e aspirações humanas. (Fonte: FINEP)
Desenvolvimento tecnológico
Atividade de pesquisa criativa para produzir inovações específicas ou modificações de processos, produtos e serviços existentes. (Fonte: FINEP)
Design Thinking
O design thinking ajuda na imersão e no entendimento de parâmetros e padrões essenciais para criar projetos de melhor qualidade. "É um processo de pensamento criativo que permite organizar informações e ideias, tomar decisões, aprimorar situações e adquirir conhecimento." - Charles Burnette. (Fonte: Sebrae)
Despesas de capital
São as despesas que contribuem diretamente para a formação ou aquisição de um bem de capital. Ex: obras e instalações, máquinas e equipamentos, aquisição de software, aquisição de softwares sob encomenda, veículos, bens móveis. (Fonte: Senai)
Difusão tecnológica
Processo de propagação de uma inovação técnica entre usuários potenciais e seu melhoramento e adaptação contínua. Os processos de inovação e difusão, particularmente de novas tecnologias, são interdependentes e se determinam simultaneamente estimulados pela interação usuários/produtor. (Fonte: FINEP)
Direitos Conexos
Os direitos conexos são aqueles direcionados aos artistas intérpretes e executantes, produtores de fonogramas e empresas de radiodifusão.
Direitos Morais
Os direitos morais protegem os interesses pessoais do autor em relação à sua obra. São, portanto, de caráter pessoal e não podem ser transferidos. Por exemplo, o direito de paternidade, isto é, de ser identificado em cada exemplar da sua obra.
Direitos Patrimoniais
Os direitos patrimoniais protegem os interesses financeiros do autor relativos à sua obra; tratam-se, pois, dos direitos econômicos da obra (por exemplo, o direito de autorizar a sua publicação). Ao contrário do direito moral do autor, que não pode ser transferível, alienado, o direito patrimonial do autor pode ser cedido.
Discurso de elevador
Trata-se de uma maneira simples de apresentação de uma ideia e/ou modelo de negócio em um curto prazo de tempo (para este edital foi definido o tempo máximo de dois minutos). No discurso de elevador deve-se apresentar definição da problemática, descrição do produto, proposta de valor, público alvo, tamanho de mercado, diferencial competitivo e desafios tecnológicos referentes ao desenvolvimento da ideia. (Fonte: Senai)
DNPI - Departamento Nacional da Propriedade Industrial
Órgão análogo e antecessor do atual Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O Regimento do antigo DNPI, que era então subordinado ao Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, foi aprovado pelo Decreto nº 6.387, de 1940, durante o Estado Novo do governo Vargas. (Fonte: Dicionário de Propriedade Intelectual - Bráulio Guerra e Nizete Araújo / Juruá Editora)
Domínio Público
Situação em que desaparece a titularidade da obra, da tecnologia, e do conhecimento passando esta a pertencer a toda a sociedade. A partir do momento em que caem no domínio público, a obra, a tecnologia, a cultivar e a topografia de circuitos integrados podem ser utilizados livremente pelo público em geral. Portanto, o domínio público implica na ausência de obrigatoriedade de se buscar autorização e de se efetivar qualquer pagamento para uso da obra ou da tecnologia. (Fonte: Dicionário de Propriedade Intelectual - Bráulio Guerra e Nizete Araújo / Juruá Editora)
Dropshipping
Dropshipping é uma técnica de gestão da cadeia logística na qual o revendedor não mantém os produtos em estoque, ele oferta e comercializa produtos que estão no estoque do fornecedor. Assim que o cliente completa o pedido de compra, o revendedor solicita e paga ao fornecedor que fará todo o processo de embalagem e envio diretamente ao cliente