Acesse os dados do ecossistema mineiro de inovação

Acessar SIMI Database

InicialBlogNotícias4 erros que impedem a evoluçã...

4 erros que impedem a evolução de pequenas empresas

Confira as dicas para você não errar ao montar seu negócio


Por Redação

Se você quer inovar, seguir os passos de alguém é a última coisa a ser feita
Crédito: Pixabay

Inovação é o conceito e a palavra de ordem das empresas bem-sucedidas que desejam se destacar, cada vez mais, no mercado e atrair novos clientes. Esse conceito é ainda mais importante quando pensamos em pequenas empresas, pois é justamente isso que a tornará competitiva ao lançar um produto ou serviço inovador.

A seguir, você confere 4 erros na inovação de pequenas empresas que impedem a evolução do negócio.  Fique ligado!

1- Focar apenas no que já deu certo

Se você quer inovar, seguir os passos de alguém é a última coisa a ser feita. A inovação em pequenas empresas não ocorre quando o empreendedor segue um roteiro já testado, mas sim quando implementa um novo. Por não estarem totalmente firmadas no mercado, muitas empresas acabam cometendo esse erro. Apesar de ser segura, essa prátic não contribui para um crescimento inovador.

2- Esperar o “momento perfeito”

Quem quer inovar não deve esperar o “momento” certo para concretizar seus planos.  Sabemos que é arriscado testar novas ideias em alguns períodos, porém, é importante ressaltar que nunca haverá um acordo perfeito entre os fatores internos e externos que garanta o sucesso do seu produto.

Se os planos forem deixados na prateleira, provavelmente nunca serão concretizados, e aquele lucro extra nunca chegará ao caixa da sua empresa.

3- Tentar fazer algo igual a uma grande empresa

Embora seja importante buscar, desde o início, a maior qualidade profissional possível, existe um limite para o que uma pequena empresa pode fazer, já que seus recursos são bem mais escassos que aqueles de uma multinacional. E, é claro, incluir medidas de inovação também.

Alguns empreendedores se excedem ao criar planos que dependem de muito mais recursos do que os disponíveis no momento. Frequentemente, as melhores ideias são as mais óbvias. Por isso, tenha sempre em mente que inovar pode ter mais a ver com criar algo novo com menos recurso, não com adicionar mais e mais ao processo.

4- Criar algo novo sem saber o que já é antigo

Alguns empresários acreditam que para criar algo não é necessário entender o que já se consolidou no mercado. Esse pensamento não poderia estar mais incorreto.

Uma nova ideia surge, na maioria das vezes, com base no que já é utilizado para resolver problemas atuais. Ao tentar inovar dessa forma, é bem provável que o resultado seja algo que já existe. O melhor é aprender tanto quanto possível primeiro para, depois, encontrar o que precisa ser inovado. 

Fonte: SAGE – Gestão Contábil

Cesta De Compras