Acesse os dados do ecossistema mineiro de inovação

Acessar SIMI Database

InicialBlogNotícias5 ideias para empreender e tra...

5 ideias para empreender e trabalhar de casa

Confira as dicas para você tocar uma empresa da própria residência e driblar a crise


Por Redação


Com um número de desocupação cada vez maior no país, dados mostram que 11,2 milhões de brasileiros estão desempregados, muitas pessoas estão em busca de uma nova renda e empreendendo por necessidade. Com orçamento baixo para alugar um espaço físico algumas pessoas optam por usar a casa como escritório. É possível tocar uma empresa da própria residência? Os especialistas consultados pelo portal Exame são unânimes ao afirmar que não só é possível, como tem se tornado uma atividade cada vez mais frequente.

Segundo o coordenador do Núcleo de Vocação Empreendedora do Ibmec/MG, João Bonomo, a facilidade em trabalhar em casa está atraindo, tanto homens quanto mulheres. “Muitas vezes esse negócio de trabalhar em casa vira a principal renda da casa e o emprego formal vai perdendo espaço”, analisa.

Para Rodrigo Amorim, professor da Business School São Paulo (BSP), essa é uma tendência que tem tudo para crescer. Além da questão da dificuldade de locomoção nos centros urbanos, a tecnologia é cada vez mais presente e facilita o contato com o cliente. A legislação do microempreendedor individual (MEI) permite ao empreendedor utilizar o endereço de sua residência como local do negócio.

Ficou interessado em empreender em casa? Confira abaixo cinco dicas de negócios

1 – Beleza
Já pensou em transformar uma sala da sua casa ou a garagem em um salão de beleza? Depilação, manicure e tratamento capital podem ser alguns dos serviços ofertados.

Segundo Tavares, do Sebrae, este tipo de serviço bastante comum nos bairros residenciais. Você precisa investir em publicidade boca a boca e também em serviços inovadores na sua área de atuação.

2 – Consultoria
No seu último emprego você era um analista? Uma ótima oportunidade, nesse caso, é abrir uma consultoria e trabalhar aconselhando seus clientes. Além disso, o grande diferencial nesse tipo de negócio é que você não precisa ter um ponto comercial.

“Você pode investir em um site próprio para construir credibilidade em vez de investir muito mais em um ponto, por exemplo”, diz Amorim, da BSP.

3 – Cozinha
As pessoas costumam elogiar bastante os quitutes que você prepara? E se você transformasse esse dom em negócio?
Alguns dos serviços mais conhecidos são as encomendas de doces e salgadinho, mas isto não impede que você expanda seus negócios para outros tipos de comida. De acordo com Tavares, você pode trabalhar cozinhando em casa sob encomenda ou vendendo com base na sua rede de contatos. Você também pode oferecer a entrega a domícilio.

4- – Desenvolvimento de aplicativos e software
Se você trabalhar com programação, saiba que empreender e programar são atividades que estão cada vez mais relacionadas.

Você pode montar sua própria loja virtual, trabalhar como freelancer para outros serviços de internet ou investir na programação de um aplicativo para smartphones – uma tendência bastante em alta.

5- E-commerce de nicho
Quer um trabalho mais ideal para ser realizado de casa do que montar uma loja virtual? Afinal, você precisa basicamente de um computador. Por conta da falta de espaço para manter um grande estoque, uma boa aposta pode ser investir em um ramo especializado e pelo qual você tenha interesse.

*Com informações do portal EXAME

Fonte:

Cesta De Compras