Acesse os dados do ecossistema mineiro de inovação

Acessar SIMI Database

InicialBlogNotícias5 startups que estão inovando ...

5 startups que estão inovando na educação em MG

Startups propõem soluções inovadoras de estudo para quem pretende prestar o ENEM


Por Redação

Quando ouvimos falar de startup, sempre vem à nossa mente produtos e serviços inovadores e de base tecnológica. Muito empreendedores estão trabalhando para colocar no mercado produtos que possam impactar a sociedade de forma positiva, principalmente em áreas tão defasadas como a educação. E por falar nisso, conheça cinco startups mineiras que estão trabalhando em cima de soluções inovadoras no setor, confira:

1. AppProva

Criado em 2012, o AppProva é um aplicativo gratuito para celular que proporciona ao estudante um ambiente lúdico e desafiador, onde eles possam estudar de forma mais leve do que as maneiras tradicionais. Atualmente, a plataforma conta com mais de 35 mil questões disponíveis. 

A partir das respostas geradas, o aplicativo aponta para cada aluno quais são os conteúdos mais defasados e sugere onde deve focar suas atenções. Além de ajudar os estudantes, o AppProva auxilia as escolas a acompanhar o desempenho dos seus alunos. Os professores podem criar simulados e analisar os resultados pela plataforma. Assim, é possível focar nos conteúdos que os alunos apresentam as maiores dificuldades e trabalhá-los em sala de aula. Disponível nas versões WEB, IOS e Android.

 

AppProva: mais de meio milhão de donwloads
Crédito: Divulgação

Mais informações: www.appprova.com.br

2-Percurso Pré-vestibular e Enem Online

“Nossa proposta é simples, oferecer um pré-vestibular completo de alta qualidade com um preço menor que um real por dia.” explica Rafael Ribeiro, idealizador da ideia e empresário de educação. O Percurso é uma plataforma online de educação, baseada na aprendizagem adaptativa, em personalização, com corpo docente experiente e no uso intensivo de tecnologias para preparar o aluno para o ENEM e os principais vestibulares do país.

Compatível com computadores, aparelhos mobiles, TVs e até mesmo videogame, o Percurso oferece aulas com transmissão ao vivo seis dias por semana com mais de 20 professores. A plataforma também disponibiliza uma biblioteca com 1.200 aulas, milhares de exercícios, quatro correções de redação por mês e simulados para os seus estudantes.

Interface da plataforma do Percurso: compatível com celulares, tablets, TVs e videogames
Crédito: Divulgação

Mais informações: www.epercurso.com.br

3. Terra Negra

Criada por um grupo de professores, o Terra Negra utiliza as redes sociais, podcasts, drones e a multimídia, para mostrar expedições de campo que têm como objetivo demonstrar de forma interdisciplinar os conteúdos ensinados no ensino médio. Tudo é registrado em vídeo e imagens e disponibilizado gratuitamente no YouTube. Em uma de suas expedições no cerrado brasileiro, o grupo produziu dezenas de aulas nas áreas de Biologia, Geografia, História e Literatura em 8 mil km percorridos. O próximo desafio será em Israel. “Vamos mostrar toda a beleza e complexidade de um dos berços da cultura ocidental” explica Vitor Augusto um dos sócios do Terra Negra.

Professores do Terra Negra – expedição em campo aliada as redes sociais, multimídia e drones
Crédito: Rafael Carrieri

Mais informações e acesso aos vídeos: https://www.facebook.com/TerraNegraBrasil/

4. T’allent Interactive Games

A T’allent é uma startup especializada no desenvolvimento de games educacionais e em tecnologias para o Playstation e smartphones. Mineira de Juiz de Fora, a empresa desenvolveu o jogo, em 3 D, “Kite-Line Surfers: Desafio Enem”. O jogo tem como objetivo preparar os estudantes para as áreas do conhecimento do Enem. Ele mescla aventura e desafios, onde o jogador vai acumulando pontos baseado no seu domínio do conhecimento do ensino médio, que servirá de base a um simulador do SISU. Nele o jogador poderá saber se seu conhecimento atual é suficiente para conquistar uma vaga em uma universidade. O jogo é gratuito para baixar, mas para liberar os recursos extras, o usuário precisa realizar pequenos pagamentos. O Kite-Line Surfers: Desafio Enem está disponível apenas no Google Play para smartphone.

Kite-Line Surfers – app que alia questões e jogo 3D para o aluno garantir sua vaga no curso desejado
Crédito: Divulgação

Mais informações: http://www.tallentigames.com.br/

5. Imaginie

A Imaginie é uma interface em que os alunos podem enviar redações nos moldes do ENEM para que professores possam corrigi-los com praticidade e rapidez. O processo é bem simples: o aluno envia as redações pelo celular escaneadas ou digitadas no site da empresa e a correção é entregue por e-mail em até três dias úteis. O valor da correção é a partir de R$4,99. Além disso, o aluno também acompanha sua performance e evolução.

App de correção de redação para o Enem
Crédito: Divulgação

O Imaginie possui versões para iOS e Android e já está disponível para download gratuito no Google Play e na App Store.

Mais informações: http://www.imaginie.com

Fonte: Estado de Minas

Cesta De Compras