Acesse os dados do ecossistema mineiro de inovação

Acessar SIMI Database

InicialBlogNotícias5W2H: a ferramenta da eficiênc...

5W2H: a ferramenta da eficiência

A 5W2H é uma ferramenta de gestão aliada dos empreendedores para gerar economia de recursos e tempo, proporcionando otimização dos negócios


Por Tatiana Adriano/Sectes

A vida contemporânea exige dinamismo. Nesse contexto é necessário aproveitar ao máximo os recursos disponíveis para otimizar o tempo gasto na realização das tarefas cotidianas. Uma das alternativas para gestão eficiente é o 5W2H. Trata-se de uma ferramenta de gerenciamento para economizar tempo e recursos, melhorando significativamente a gestão de projetos.

Primeiramente, vamos entender o significado dessa sigla um tanto quanto diferente?

Os cinco “W”s:
• What (o que será feito?): Determine sua ideia. Qual o projeto? O que será feito? Qual o objetivo a ser alcançando?
• Why (por que será feito?): Justificativas do projeto. Qual a importância e necessidade dessa atividade? Quais benefícios serão gerados pela execução dessa tarefa?
• Where (onde será feito?): Qual departamento ou empresa ficará responsável pela demanda? A execução será interna ou externa?
• When (quando?): Delimite prazos. Quando será feito? Estabeleça datas para a execução e implementação da ação proposta.
• Who (por quem será feito?): Divida as tarefas entre seus colaboradores. Quais pessoas te ajudarão a executar o projeto? Quais serão as responsabilidades de cada uma?

Agora conheça o significado dos dois “H”s :
• How (como será feito?): Detalhe os processos que vão ser realizados para atingir o objetivo. Tente ser o mais específico possível.
• How much (quanto vai custar?): Orçamentos e recursos disponíveis.

Agora você sabe que 5W2H representa as sete diretrizes capazes de eliminar as dúvidas que costumam aparecer ao longo de um processo ou de uma ação. Ao responder as questões terá a visão completa do projeto, além de um mapa de atividades. O objetivo é executar sua ideia da forma mais eficiente e dinâmica possível.

Não economize informações e explicações em sua tabela. Estruture suas ideias ao máximo. Quanto mais detalhes melhor. O domínio dos procedimentos irá evitar as famosas “dores de cabeça” ao longo do desenvolvimento do trabalho.

Fonte:

Cesta De Compras