Estes livros vão te ajudar no desenvolvimento pessoal e profissional, além de potencializar o crescimento da sua empresa
Por Redação
Começar um negócio do zero ou dar continuidade a uma empresa já estabelecida requer muito preparo e determinação. Empreendedores que desejam crescer e melhorar o seu negócio precisam se dedicar ao desenvolvimento pessoal e profissional, investindo na capacitação contínua para enfrentar os desafios do mercado.
Um empreendedor conectado pode evitar situações em que outros empresários já falharam. É certo que muitas empresas já passaram pelos mesmos problemas que seu escritório enfrenta atualmente e algumas soluções estão nas páginas de livros de empreendedorismo. Por isso, conheça sete livros para aprender e se inspirar a montar seu próprio negócio:
A Arte do Começo
De Guy Kawasaki. Editora: Best Seller.
Nesta obra, o autor, que é ex-funcionário da Apple, indica pontos essenciais para começar ou até mesmo revitalizar uma empresa, focando na mudança do pensamento padrão e incentivando a criatividade de donos e colaboradores. Se você pretende começar seu escritório contábil de forma mais inovadora ou deseja atualizar seus conceitos, esta obra é muito recomendada!
Tudo é Óbvio – Desde que você saiba a resposta
De Duncan J. Watts. Editora: Paz e Terra.
Quando uma empresa faz sucesso, é fácil elencar os motivos. O mesmo acontece quando ela quebra, não é mesmo? O senso de adivinhação que cerca as situações conhecidas levam sempre ao mesmo tipo de raciocínio. Aqui o autor questiona como os instintos funcionam e estimula o leitor a fugir da mesmice, mostrando que chegar a uma nova solução para um desafio antigo pode ser mais simples do que se pensa. Esse tema pode ser bastante benéfico ao repensar como lidar com clientes difíceis ou enfrentar a correria do IRPF.
Empreendedorismo na Prática – Mitos e verdades do empreendedor de sucesso
De José Carlos Assis Dornelas. Editora: Elsevier.
Imagine que você está avaliando a segmentação de mercado como uma estratégia para se diferenciar da concorrência. Como empreendedor, você pensa: será que inovar assim é o caminho certo para o sucesso? O autor deste livro garante que não existe rota única para o empreendedor obter sucesso, e, por meio de histórias reais e dicas dos profissionais que chegaram lá, ele ajuda a avaliar as decisões que você vai tomar daqui para a frente. O diferencial deste livro é que traz informações de aplicação imediata, além de testes e um jogo para desenvolver suas competências empreendedoras.
A Startup de $ 100 – Abra o negócio dos seus sonhos e reinvente sua forma de ganhar a vida
De Chris Guillebeau. Editora: Saraiva.
Significado e propósito a serviço de uma vida mais feliz. Parece a receita dos sonhos, não é? Foi assim que o autor identificou mais de 1.500 pessoas que começaram um negócio com quase nada de recursos e hoje geram lucro. São histórias de pessoas que precisaram fazer muito com pouco – isso soa familiar para o contador? Então, aproveite as aventuras de quem já percorreu caminhos difíceis e encurte seu caminho!
Big Brother Fiscal 4 – Manual de sobrevivência no mundo pós-Sped
De Roberto Dias Duarte. Disponível na versão e-book.
O contador e o micro e pequeno empresário são empreendedores que precisam buscar o entendimento para que ambas as empresas prosperem. Com tantas normas tributárias e fiscais, muitas vezes seu cliente fica perdido. Este conteúdo vem para ajudá-lo a traduzir assuntos complexos e criar essa ponte de entendimento com seu cliente, ampliando as chances de sucesso dos dois.
Inteligência Emocional
De Daniel Goleman. Editora: Objetiva.
Para o autor e cientista, a inteligência emocional é a capacidade de controlar os impulsos e ter autoconsciência, persistência, empatia e habilidade social. Ele afirma que as pessoas também se comunicam de formas não verbais e podem se “contaminar” em um mesmo ambiente. Por isso, você como dono do escritório contábil precisa desenvolver sua inteligência emocional e manter o bom ânimo para não permitir que o estresse se instale. “É importante se concentrar no positivo mesmo que tudo em volta pareça negativo. Os liderados precisam estar em estado positivo, senão eles se fecham”, afirma Goleman em reportagem para o portal UOL.
O Poder do Hábito
De Charles Duhigg. Editora: Objetiva.
Com base na história de uma mulher que parou de fumar, correu uma maratona e ainda foi promovida no trabalho, o repórter investigativo do jornal New York Times, Charles Duhigg, foi entender como os hábitos funcionam. Ele mesmo foi transformado ao perceber que comia cookies todos os dias, mas, na verdade, aquela era uma pausa no trabalho que ele buscava para socializar. Entendendo isso, parou de se alimentar mal e agora no meio da tarde procura um colega para conversar por uns 10 minutos. Já imaginou quantos hábitos do contador e da sua equipe podem estar corroendo a produtividade? A velha maneira de fazer as coisas já pode ser substituída por novas tecnologias que ajudam os escritórios contábeis e as MPEs a terem mais sucesso. Pense nisso!
*Com informações do Jornal Contábil
Fonte: