Acesse os dados do ecossistema mineiro de inovação

Acessar SIMI Database

InicialBlogNotíciasPesquisadores da UEMG desenvol...

Pesquisadores da UEMG desenvolvem projeto para a recuperação de áreas degradadas pela mineração

Utilizando uma planta conhecida como vetiver, grupo tem atuado na recuperação de solos com erosão e em barragens de rejeitos


Por Paula Isis/SIMI

A degradação do meio ambiente de forma contínua e acelerada, como observada em todo planeta, têm colocado em risco as conquistas do homem com relação à saúde humana, como por exemplo, o aumento da expectativa de vida. O alerta foi divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em setembro de 2015.

Preocupados com os efeitos da degradação ambiental, em especial a provocada pela mineração, tão recorrente em Minas Gerais, um grupo de pesquisadores da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) criou o Projeto Vetiver com o objetivo de recuperar o solo degradado pela extração mineral.

O projeto quer utilizar a Vetiver, planta que já é cultivada em mais de 100 países no controle de erosão e estabilização de massas. Iniciado em 2013, o projeto começou uma análise da gramínea em solo estéril e com rejeito de minério de ferro, como barragens. A planta possui como característica crescimento de parte aérea e radicular notável.

Um dos principais pontos positivos para a utilização da Vetiver em solos degradados, além das características já citadas, é o custo bem inferior aos sistemas de engenharia tradicional, destaca o engenheiro de minas e membro do projeto, Igor de Abreu.

Atualmente, o grupo de pesquisa está expandido o projeto e já estabeleceu contato com o fundador da Rede Mundial do Vetiver (The Vetiver Network International), Paul Truong, para melhoria dos conhecimentos aplicados.

Fonte:

Calendar

julho 2025
D S T Q Q S S
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  
Cesta De Compras