Palestra foi ministrada pelo neurocientista Jonas Jardim de Paula, da UFMG e da FCM-MG, e o professor de educação física da UFV, Maicon Albuquerque
Por Franco Serrano/SIMI
Maicon Albuquerque, professor de Educação Física da UFV
No Itatiaia Rádio Bar, o segundo dia de Pint of Science foi marcado pelo tema “Cérebro em Pauta: as doenças da modernidade”, com o neurocientista Jonas Jardim de Paula, da UFMG e da FCM-MG, e do professor de Educação Física da UFV, Maicon Albuquerque. Os especialistas falaram sobre transtornos mentais e estímulos cerebrais para exercitar a mente e mostraram, de uma maneira divertida, um pouco de seus projetos e de como funciona a mente humana.
Transtornos mentais
Uma porcentagem muito grande das pessoas já teve, tem ou vai ter algum transtorno mental durante a vida. Eles podem ser de todos os tipos e gravidade, desde a ansiedade até a esquizofrenia. Segundo a OMS, 700 milhões de pessoas sofrem com estes transtornos em todo o mundo. O neurocientista também passou um pouco pelas maneiras de se identificar o TDAH, que é a sua especialidade e objeto da maioria de suas pesquisas.
“Transtornos mentais não são doenças da modernidade. Vamos tentar desmistificar um pouco deste assunto, mostrar que esses transtornos são mais comuns do que imagina e também eliminar diversas crendices populares” afirmou Jonas.
Exercitando o cérebro
Habilidades Abertas. O professor Maicon treinou isso com o público do Itatiaia Rádio Bar. Com exercícios simples como se treina a mente para aumentar o poder decisão, para melhorar a qualidade de vida. “É tão importante esse tipo de iniciativa, como o Pint of Science, porque o que a academia faz é tão distante da nossa sociedade, e é muito bom poder informar as pessoas” finalizou Maicon.
Fonte: