Com programação diversificada, a semana apresenta eventos que incentivam a transferência tecnológica para o mercado
Por Paula Isis/SIMI
De 19 a 21 de julho, pesquisadores e especialistas do setor de laticínios participam da 37º Semana do Laticinista, em Juiz de Fora (MG). Durante estes dias acontecem workshops, discussões sobre inovações tecnológicas do setor, palestras, networking e apresentação de novos produtos do setor para atender o mercado lácteo brasileiro, que teve consumo equivalente a 170 litros de leite per capita em 2015.
A programação diversificada conta com o InovaLácteos – evento que tem como objetivo transformar ideias inovadoras em produtos e serviços para o setor de laticínios, Expolac – Exposição de Produtos Lácteos e o Painel de Oportunidades do Sebrae.
“A inovação é necessária para promover a competitividade”, disse o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Evaldo Vilela, que palestrou sobre uma nova visão para a indústria brasileira. De acordo com ele, as fomentadoras buscam investir em pesquisas que possam aumentar o conhecimento, trazer soluções e transformar o PIB brasileiro. “A inovação move a economia”, As instituições de ensino como o Instituto de Latícínio Cândido Tostes podem incentivar ambientes tecnológicos, startups e requisitos para inovação e empreendedorismo, ressalta Vilela.
InovaLácteos aproxima pesquisadores da linguagem mercadológica
No dia 20 de julho, pesquisadores de diversas instituições de pesquisa participaram da 2ª edição do InovaLácteos. Realizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sectes), por meio do Sistema Mineiro de Inovação (SIMI), em parceria com o Polo do Leite de Juiz de Fora, o evento promoveu palestras sobre inovação, empreendedorismo, modelo de negócio e pitch para os pesquisadores que tiveram suas tecnologias selecionadas por meio do edital lançado pelo Polo do Leite.
Além disso, os selecionados tiveram a oportunidade de receber mentorias particulares sobre investimentos, modelo de negócios, marketing, propriedade intelectual e apresentações em forma de pitch.
Em busca de aporte financeiro para a inserção de sua tecnologia no mercado, o estudante de mestrado da Universidade Estadual de Londrina, Paulo Terumtsu, dirigiu mais de mil quilômetros para participar do InovaLácteos. O jovem desenvolveu um sorvete funcional com menor teor de gordura e com maior quantidade de proteína.
Amanhã, dia 21, ocorre o Showcase, quando os pesquisadores apresentarão suas tecnologias a empresários do setor.
Painel de oportunidades do Sebrae
Em parceria com o Sebrae Minas, o evento realiza também o 1º Painel de Oportunidades. Com o intuito de reunir empresários e fornecedores em um ambiente específico para negócios, a atividade será realizada em sistema de encontros entre empresas âncoras e fornecedores potenciais.
Segundo a analista do Sebrae, Camila Monteiro Vilela, cada empresa fará uma apresentação mostrando suas principais demandas de compras. “Na sequência, haverá um networking entre demandantes e ofertantes, quando poderão ser engatilhados futuros negócios”, explica.
Expolac terá degustação comentada
Considerada uma importante vitrine para apresentação de produtos derivados do leite, a exposição deste ano terá degustação comentada. Os representantes dos laticínios expostos poderão atender ao público para falar sobre seus respectivos produtos e tirar a dúvida dos participantes. “A intenção é aproximar os segmentos e facilitar o contato para valorizar as marcas e a realização de negócios”, explica Nelson Tenchini, coordenador da Expolac.
Durante os dias 20 e 21, serão realizadas 12 degustações. Segundo Tenchini, esta é uma ótima oportunidade para que os representantes comerciais busquem novas marcas e produtos lácteos.
Fonte: