De acordo com pesquisa, taxa de empreendedores no Brasil pulou de 29% para 44%; Big data auxilia na escolha de mercado
Por Redação

Em tempos de crise, muitos brasileiros, desempregados ou em busca de uma renda extra, buscam no empreendedorismo uma alternativa para melhorarem a situação financeira. A famosa máxima de empreender por necessidade. De acordo com uma pesquisa realizada pela Monitor Global de Empreendedorismo, a taxa de empreendedores no Brasil pulou de 29% para 44% em 2015.
O estudo também mostrou que os novos negócios abertos por causa de uma “oportunidade”, caiu de 71% para 56% entre 2014 e 2015. O indicador dos movidos por necessidade saltou quase 50%. No entanto, abrir um negócio não é nada fácil e tem suas particularidades, principalmente, para quem ainda não tem experiência.
Por isso, especialistas no assunto recomendam que antes de se aventurar como empresário, é necessário que a pessoa tenha conhecimento, pesquise bem o ramo de negócio que deseja entrar. Esse estudo se torna essencial para que a nova empresa não entre na estatística das que fecham as portas. De acordo com estudo divulgado pela Pesquisa Mensal do Comércio, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas em 2015, 191 mil empresas fecharam as portas no Brasil.
No entanto, uma dúvida que acerca os novos empreendedores é justamente saber qual seria o ramo de atuação? Como saber se determinado segmento está em declínio ou em franca expansão? Uma ferramenta que pode ajudar o empresário nesse momento inicial é o DataViva (www.dataviva.info). A plataforma desenvolvida pelo Governo de Minas Gerais, juntamente com a Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), possibilita uma pesquisa que mostra a evolução ou não de diversos setores da economia brasileira, divididos por cada cidade.
Se o empreendedor quer saber como anda o ramo de restaurantes em Belo Horizonte, por exemplo, a ferramenta disponibiliza vários dados. Quantos empregos geram, o tipo de profissional necessário para o setor, a importância do segmento economicamente para o município, sua evolução ano a ano, dentre várias outras informações e cruzamentos de dados
Segundo Thiago Borges, coordenador do DataViva, a plataforma totalmente gratuita busca auxiliar as pessoas em uma mudança básica: tomar decisões baseadas em dados e não apenas no “eu acho”. Para ele, empreender não é uma tarefa fácil no Brasil, por isso, ter uma análise de mercado é fundamental para o sucesso das iniciativas empreendedoras. “O DataViva é uma plataforma que agrega valor a informações que já estavam disponíveis, mas que são pouco utilizadas pelos cidadãos pela dificuldade em processar
Para o empreendedor Tomás Duarte, CEO da empresa de tecnologia Tracksale, a plataforma do DataViva possibilidade com que o empreendedor faça um planejamento estratégico para saber o mercado que vai atuar. Segundo ele, a ferramenta permite uma série de informações úteis com base em dados que ajudam o empreendedor a entender os cenários mais aderentes do mercado. “Identificamos, por exemplo, a evolução de fabricantes de bens de consumo, o quanto estavam crescendo e gerando receita. Decidimos atacar esse mercado, pois poderia ser útil para gente, trazendo rentabilidade para a empresa”, lembra Duarte.
Segundo o CEO da Tracksale, a interface gratuita e de fácil navegabilidade, possibilita uma pesquisa mais apurada fazendo com que os novos empreendedores possam converter uma oportunidade em negócio. “Hoje informação é tudo. E quem quer empreender precisa estar atento no andamento do ramo e do mercado que deseja prosseguir”, recomenda.
*Com informações de FAPEMIG
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