Pesquisa mediu o impacto do uso das plataformas AdSense, AdWords e YouTube
Por Redação

O Google, por meio de suas ferramentas de marketing digital, ajudou a movimentar R$ 37 bilhões na economia brasileira. Tudo isso graças ao investimento de empresas brasileiras nas plataformas da gigante de tecnologia.
Segundo o diretor de relações institucionais do Google Brasil, Marcelo Lacerda, o número foi calculado com base no faturamento de companhias, sejam grandes ou pequenas, e criadores de conteúdo que “usaram os serviços do Google para impulsionar seus negócios, alcançar mais consumidores, monetizar e financiar sua criatividade”.
A pesquisa foi realizada com dados de 2015 e foi a primeira vez a ser desenvolvida no Brasil. O relatório mostrou o impacto dos três principais serviços usados por empresas nacionais: Google Adwords, Adsense e YouTube.
Adwords
Segundo a pesquisa, a cada real investido em publicidade no Google, as empresas conseguiram um retorno bruto de R$ 3,40 a R$ 8. O valor foi estimado com base nos lucros obtidos por meio de investimento em publicidade no serviço.
AdSense
Editores brasileiros que permitiram a inclusão de publicidade em seus sites também ganharam dinheiro. Em todo o Brasil o valor gerado foi de aproximadamente R$ 1,2 bilhão.
YouTube
Ao permitir a publicação de anúncios em seus vídeos, criadores de conteúdo embolsaram de R$ 300 milhões a R$ 400 milhões com o YouTube. O valor não considera ganhos com vídeos pagos, livros ou eventos que youtubers produzem.
Fonte: Exame
