Acesse os dados do ecossistema mineiro de inovação

Acessar SIMI Database

InicialBlogNotíciasStartup mineira lança pulseira...

Startup mineira lança pulseira eletrônica para monitorar crianças em locais públicos

Novelty pretende lançar produto para atender também pessoas com Alzheimer e para animais de estimação


Por Redação

Eliton Lopes, sócio da Novelty, está em um parque com seu sobrinho que utiliza a MCare
Crédito: Reprodução/Facebook

Criança é muito agitada e se distrai facilmente durante as brincadeiras. É muito comum encontrar relatos de pais que perderam o filho de vista por alguns minutos em locais públicos. Após vivenciar uma situação como essa, tão comum, principalmente nos períodos de férias e que deixa qualquer pai desesperado, o empresário Renato Rodrigues começou a buscar em sua área de atuação uma tecnologia capaz de evitar que outras famílias passem pelo mesmo susto.

Conhecido como MCare, o projeto foi o primeiro a ser aprovado no edital contínuo de incubação lançado em 2016 pelo Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Com a aprovação, a Novelty, empresa criada por Rodrigues e seu sócio, Eliton Lopes, inicia este ano sua experiência na Incubadora de Base Tecnológica (IBT), onde vai desenvolver tecnologias, inserção dos produtos no mercado e sua consolidação.

O empresário explica que o interesse em criar algo nesse campo surgiu quando ele perdeu o filho de vista durante um passeio na praia. “Minha mulher ficou na barraca para garantir que ele nos localizasse se tentasse voltar, enquanto eu saí procurando”, revela.

Felizmente, minutos depois, o garoto foi encontrado com uma senhora e mais duas crianças perdidas. “Passado o susto, cheguei à conclusão de que ali havia uma demanda e começamos a ter ideias sobre como a tecnologia poderia ser uma aliada para atendê-la.”

Pessoas com Alzheimer e animais de estimação serão beneficiadas

A ideia inicial é destinada a crianças, mas o CEO pretende expandir o projeto para uso em pessoas com Alzheimer e em animais de estimação.

De acordo com Rodrigues, ao estudar as possibilidades de atuação, a empresa identificou outros casos em que essa demanda está presente, como de pessoas com a doença de Alzheimer e animais de estimação, que também podem ser monitorados para evitar que se envolvam em situação semelhante.

No entanto, o empresário afirma que o foco da empresa desde sua criação, em 2014, são as crianças. “Decidimos trabalhar com um nicho por vez. Já temos um modelo em desenvolvimento que conecta a pulseira no pulso da criança ao celular dos pais via Bluetooth e estamos trabalhando em outro que utiliza um sistema de posicionamento via satélite (GPS). Por meio do Edital de Inovação Senai/Sesi, recebemos suporte no desenvolvimento do hardware e no design do produto final, que está sendo testado nesta semana”, comenta.

Fonte: UFJF

Calendar

julho 2025
D S T Q Q S S
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  
Cesta De Compras