Projeto já promove eventos de integração e network. O próximo encontro será com empresas de educação, hoje à noite, no Espaço 104
Por Alysson Lisboa/SIMI
Construído no final dos anos 1980, o prédio em estilo pós-moderno, que ficou conhecido como Rainha da Sucata, faz parte do elegante complexo de prédios da Praça da Liberdade. Sua estrutura em ferro e cores fortes chamam a atenção de quem passa pelo local. Agora o espaço, com obras em fase de conclusão, vai se transformar no prédio do HUB Minas Digital – um marco para Minas Gerais voltado à inovação e ao empreendedorismo.
O HUB vai abrigar em três andares, ações do Programa Minas Digital, cafeteria e espaço de trabalho compartilhado. Estão previstas salas de reunião e estrutura para conectar empresas e startups. O prédio, que estava fechado, foi transferido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes). O edifício é um equipamento integrante do Circuito Liberdade, que abriga, além do Hub, o Centro de Informação ao Visitante do Circuito Liberdade (CIV).
Bárbara Faria, co-gestora do projeto, explica que os três andares do HUB vão abrigar empresas de base tecnológica com soluções para diversos segmentos como Fintech (setor bancário), Editech (setor educacional) e Agtech (setor do agronegócio). “As ações estão apoiadas em quatro frentes: mercado e clientes, capital, talentos e soluções para suporte à gestão. Estamos abertos às demandas das empresas mineiras. A proposta é trazer temas de relevância para os setores que movem a economia de Minas Gerais e provocar encontros de negócios”, completa Bárbara.
As empresas, que serão apoiadas HUB Minas Digital, serão selecionadas por meio de edital que estará disponível em breve. Acompanhe pelo Portal Simi e não perca a data! O objetivo do edital é atrair empresas que estão em um estágio mais avançado de maturidade para que possam fazem conexões e negócios com empresas que buscam inovação em diversos setores.

Na última quarta-feira (5/7) foi realizado o Conecta Fintech, no Espaço 104. A primeira iniciativa do HUB promoveu o network entre as startups e o setor de fintech. “Apresentamos o HUB como uma das iniciativas da Sedectes e posteriormente abrimos o evento com rodas de apresentações para que os participantes pudessem se conhecer”, completa Bárbara Faria.
Hoje acontece um novo encontro, também no Espaço 104, a partir das 19h, para promover a conexão do setor de educação e startups com soluções para o setor.
Conheça como será o Hub Minas Digital
Local: Praça da Liberdade – Avenida Bias Fortes, 50 – Lourdes – Belo Horizonte – MG
Térreo – Central de atendimento ao visitante – coordenado pelo Iepha
Primeiro andar – Café lounge e espaço para exposição das ações da Sedectes
Segundo andar – Vai funcionar como espaço de trabalho compartilhado das empresas apoiadas
Terceiro andar – Espaço para encontros, conexões e reuniões. O andar também dará apoio às startups como estrutura para live streaming e videoconferência
Para ficar por dentro de tudo que acontece no HUB Minas Digital, fique ligado no Portal Simi.
Fonte: