Acesse os dados do ecossistema mineiro de inovação

Acessar SIMI Database

InicialBlogNotíciasPirulla fala sobre as dificuld...

Pirulla fala sobre as dificuldades da divulgação científica no YouTube

“É muito triste ver coisas tiradas do nada e o povo falar que aquilo é ciência”, afirma o paleontólogo durante a FINIT


Por Paula Isis/SIMI

Pirulla fala sobre as dificuldades e os desafios de falar sobre ciência no YouTube
Crédito: Daniel Abreu/SIMI


O biólogo e cientista Paulo Nascimento, mais conhecido como Pirulla, se apresentou no palco da FINIT, durante o painel Os Desafios do Conhecimento, na tarde de sábado, 4 de novembro, reunindo curiosos e apaixonados por divulgação científica.   
 

Ele criou o canal Pirulla para falar sobre ciência no YouTube. Com pouco menos de 500 mil inscritos, ele trata principalmente de ciência, meio ambiente, política e religião.

Pirulla falou sobre os desafios de produzir conteúdos científicos para um meio onde os videos de entretenimento dominam o mercado, mas que o grande problema é que muitas pessoas acham que estão falando sobre ciência sem dominar o assunto. “É muito triste ver coisas tiradas do nada e o povo falar que aquilo é ciência”, comenta.

Para o biólogo, além dos entraves gerados pelo próprio público, que muitas vezes acessa o YouTube para se divertir e não para buscar conteúdos educacionais, existem disputas ideológicas entre os pesquisadores que acreditam que a internet não é o lugar para falar sobre ciência e que o conhecimento deve manter-se na academia.

Pirulla também destaca que a produção do conteúdo científico é mais complicada. “É preciso pensar na aula, no roteiro. Não é só ligar a câmera”, explica.  Por fim, o biólogo falou sobre a questão da constância do YouTube e que o algoritmo te obriga a produzir uma quantidade de vídeos para ser rastreado pela plataforma.

Para solucionar este problema, os produtores do Science Blog, um site que reúne diversos produtores de conteúdos de ciência, criou o canal Blá Blá Logia. Sendo assim, cada pesquisador produz um vídeo por carnal e, a cada dia, um novo conteúdo é postado na plataforma.

Sobre a rentabilidades desses canais, Pirulla falou que normalmente ela se dá pela AdSense, crowdfunding e também os cursos online, com vídeos aulas, por exemplo.

Para saber mais sobre o Pirulla, clique aqui

Fonte:

Calendar

setembro 2025
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
Cesta De Compras