Peça é equipada com biosensores que monitoram mudanças na superfície dos seios
Por Redação

Um jovem mexicano de 18 anos criou um sutiã que pode ajudar na detecção precoce do câncer de mama. Com a invenção, Julian Rios Cantu venceu o Prêmio Global de Estudante Empreendedor.
A ideia surgiu a partir de um drama vivido pela própria família do rapaz. A mãe dele luta contra a doença e, durante o tratamento, precisou realizar a remoção dos seios. O sutiã, denominado de EVA, foi desenvolvido com a ajuda de três amigos por meio de sua empresa Higia Technologies, e tem como público-alvo as mulheres com predisposição genética ao câncer.
Equipado com aproximadamente 200 biosensores, o sutiã mapeia a superfície da mama, sendo capaz de monitorar as mudanças de temperatura, forma e peso dos seios.
Em entrevista ao jornal Mexicano “EL Universal”, o jovem explicou que a escolha de introduzir os sensores em um sutiã se deu porque ele permite ter os seios na mesma posição e não precisa ser usado mais de uma hora por semana.
Segundo Cantu, os biosensores são capazes de determinar a condutividade térmica por zonas específicas. “Em alguns casos, o calor pode indicar mais fluxo sanguíneo, o que, portanto, indica que os vasos sanguíneos estão “alimentando” algo, situação muito comum em caso de câncer.”
O EVA recolhe o dados de temperatura, realiza a análise e envia as informações para uma aplicação ou qualquer computador explicou Cantu. Quando ocorre uma malformação nos seios ou um tumor, há uma vascularização. Assim, quanto maior o (fluxo de) sangue, maior a temperatura.
Fonte: O GLOBO