Acesse os dados do ecossistema mineiro de inovação

Acessar SIMI Database

InicialBlogNotíciasEstudantes desenvolvem app que...

Estudantes desenvolvem app que ajuda na economia de recursos naturais do planeta

Com apenas 17 anos, os gêmeos Junio e Jeiel conquistaram o prêmio Bom Exemplo 2017 com o Sustentabilizando


Por Redação

Os gêmeos durante visita à Fapemig
Crédito: Divulgação/Fapemig

Os jovens de 17 anos desenvolveram o aplicativo Sustentabilizando, que tem como objetivo principal apoiar a economia de recursos naturais do planeta, como a redução do consumo de água e energia elétrica. Com a ferramenta, os gêmeos Jeiel Junio Silva Santos e Junio Gabriel Silva Santos, conquistaram o prêmio Bom Exemplo 2017, na categoria cidadania.

Estudantes da rede pública de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, os irmãos desenvolveram o gosto por programação quando fizeram um curso técnico no Senai-MG, entre 2015 e 2016. A partir disso, participaram de um programa de menor aprendiz e foram desafiados a desenvolver um aplicativo com o tema sustentabilidade.

“Uma das funções mais usadas no nosso aplicativo é o cálculo de gasto durante o banho, mas descobrimos que tem professores que estão usando os joguinhos sobre reciclagem que disponibilizamos no aplicativo também. É muito bom saber que o conteúdo está sendo útil”, cita Jeiel.

Apesar das poucas aulas de desenvolvimento durante o curso, as lições foram importantes para descobrirem que gostavam realmente de programar para Android. Antes da inscrição do prêmio Bom Exemplo, o aplicativo tinha 200 downloads na GooglePlay, com a divulgação do processo como finalistas e, em seguida, como vencedores, os downloads já ultrapassaram 12.500.

O prêmio também abriu portas. Recentemente, eles foram convidados para duas semanas de imersão com a equipe de aceleração do FIEMG Lab – programa de aceleração de startups para criar negócios de sucesso e inspirar a indústria e a economia mineira. Além de diagnóstico do negócio, validação do produto e desenho de um plano de metas para o aplicativo, os gêmeos terão acesso ao coworking e aos eventos do programa. Eles também terão contato com o networking da rede FIEMG Lab Community, comunidade formada por todas as startups que já passaram pelo programa.


Fapemig incentiva a programação por meio do CodeLife

Buscando ajudar jovens como Jeiel e Junio a traçarem caminhos possíveis a partir do conhecimento de programação, a Fapemig oferece  à comunidade o CodeLife. O programa permite que os jovens conheçam e façam parte desta nova linguagem que será fundamental para o mercado de trabalho.

A partir da conversa com diversos alunos, a Fundação percebeu que os jovens interagem com a tecnologia de diversas formas, mas os jogos sempre conseguem prender a atenção deles, por isso a estratégia é disseminar o aprendizado da programação através de desafios e recompensas por meio de uma plataforma virtual. Para saber mais sobre o CodeLife, clique aqui.

Fonte:

Calendar

setembro 2025
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
Cesta De Compras