Logmax oferece software que informa a localização de cargas e outras informações em tempo real
Por Redação
O transporte de carga pelas ferrovias brasileiras tem aumentado nos últimos anos. Somente em 2016, mais de 500 milhões de toneladas foram transportadas por meio de trens, segundo dados da Confederação Nacional do Transporte (CNT). Com foco no segmento, a Logmax, startup de Belo Horizonte, desenvolveu um software que visa agilizar o transporte de cargas na malha ferroviária.
Utilizando comunicação via sinais de radiofrequência, a plataforma da Logmax disponibiliza para as empresas que contratam fretes pelos sistemas ferroviários informações valiosas para a gestão da carga, como a localização em tempo real, o tempo de permanência dos vagões nos pátios ferroviários e as movimentações na área de embarque e desembarque, por exemplo. Tudo isso fica disponível para os clientes por meio da plataforma da startup.
Com essas informações, o gerenciamento dos fretes é facilitado, proporcionando decisões mais assertivas. A ideia é aumentar a produtividade das equipes e reduzir os custos operacionais.
“Nós fizemos parcerias com as concessionárias brasileiras que oferecem o transporte ferroviário para outras empresas, como VLI e MRS, por exemplo, e disponibilizamos nosso serviço para seus clientes”, explica o CEO da Logmax, Fábio Rodrigues.
A princípio, a contratante pode experimentar a solução por 30 dias gratuitamente. Apenas após esse prazo o negócio é fechado. “Nossa plataforma já está funcionando com seis clientes, sendo que três deles com contrato fechado”, comenta Fábio.
Para 2018, a ideia é expandir ainda mais. A startup estuda levar a solução para os mercados de transportes rodoviário e hidroviário, além de oferecer uma plataforma para gerenciamento da movimentação interna de cargas em pátios ferroviários de grandes empresas.
A Logmax venceu o programa de pré-aceleração Lemonade, em 2016, e atualmente é acelerada pela Techmall e pelo FiemgLab, da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg).
Fonte: