Acesse os dados do ecossistema mineiro de inovação

Acessar SIMI Database

InicialBlogNotíciasPesquisadores mineiros desenvo...

Pesquisadores mineiros desenvolvem embalagens sustentáveis

Produtos são criados a partir do processamento de resíduos da agroindústria


Por Redação

Imagem ilustrativa retratando as etapas da produção das embalagens
Crédito: Fapemig/Divulgação

O plástico é um dos grandes vilões do meio ambiente. Derivadas do petróleo, embalagens plásticas podem demorar até 500 anos para se decompor. Diante disso, um grupo de pesquisadores da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), tem buscado novas estratégias para a produção de embalagens.

Coordenado pela engenheira de alimentos, Franciele Maria Pelissari, o projeto visa produzir embalagens sustentáveis a partir de resíduos agroindustriais provenientes de recursos abundantes e renováveis do bioma brasileiro.

Já foram realizados testes promissores utilizando o bagaço de cana-de-açúcar, a palha de milho e o bagaço da laranja. O próximo passo será avaliar o potencial do bagaço do malte, subproduto da indústria cervejeira, na produção das embalagens sustentáveis.

O processo consiste na produção de farelos com o processamento desses resíduos. A partir daí, é possível moldar bandejas, por exemplo, que já podem ser utilizadas após a secagem. O grupo de pesquisa do Laboratório de Materiais Verdes (Green Materials) ganhou, em 2015, o prêmio de Feira de Ciências e Inovações Tecnológicas (FEICINTEC), realizado pelo CREA–MG.

Leia também: Startup cria pratos descartáveis e biodegradáveis utilizando folhas de árvores

Fonte:

Calendar

julho 2025
D S T Q Q S S
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  
Cesta De Compras