Acesse os dados do ecossistema mineiro de inovação

Acessar SIMI Database

InicialBlogNotíciasAplicativo identifica objetos ...

Aplicativo identifica objetos e ajuda pessoas com deficiência visual

A partir da câmera do smartphone, app lê em voz alta, e em tempo real, objetos exibidos na tela


Por Renato Carvalho/SIMI

Aplicativo funciona em sete línguas 
Crédito: Divulgação

Um dos grandes desafios da tecnologia é reduzir as barreiras enfrentadas por pessoas com qualquer tipo de deficiência. Oferecer igualdade de condições e proporcionar uma vida melhor a essas pessoas pode transformar suas vidas.

Pessoas cegas ou com visibilidade reduzida agora contam com a ajuda de um aplicativo para smartphone que reconhece milhares de objetos em tempo real. Com auxílio da câmera do aparelho, o Aipoly identifica os itens exibidos pela câmera e narra os objetos presentes em frente à pessoa.

Na versão gratuita, além de identificar objetos, ele consegue identificar diferentes tonalidades de cores e funciona em sete línguas. Já na versão paga, é possível identificar animais, alimentos, plantas, dinheiro e outras funcionalidades.

O aplicativo venceu como o mais inovador da CES 2017. Ele está disponível para Android e iOS.

Mercado

Além do app, a empresa está investindo em uma tecnologia para automatizar a experiência de usuários em supermercados. Assim como a tecnologia lançada pela Amazon, a partir de inteligência artificial, os mercados conseguem identificar quais produtos as pessoas pegam na prateleira, evitando filas e a necessidade de pagamento em caixas.

Fonte:

Calendar

julho 2025
D S T Q Q S S
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  
Cesta De Compras