Enercred utiliza usina de energia solar; conta de luz fica mais barata e energia pode ser compartilhada com outras pessoas
Por Paula Isis/SIMI

As tarifas de energia não param de subir e, atualmente, a população não tem opção de escolher qual companhia vai fornecer energia para a sua casa. Pensando nisso, a startup mineira Enercred chegou ao mercado como uma opção para quem desejar reduzir os gastos com eletricidade utilizando energia solar à distância.
O sistema é muito simples. A Enercred oferece um serviço de assinatura de créditos de energia renovável para o consumidor residencial. Mas como funciona isso? A startup montou uma pequena usina, com telas de energia solar, no interior de Minas Gerais. A energia gerada vai para a Cemig, que atua como uma bateria, armazenando essa energia e levanto até a casa das pessoas que participam da cooperativa da startup. O sistema de abastecimento é feito por cabos – aqueles tradicionais que já conhecemos.
Quando o consumidor compra um pedacinho da usina da Enercred, a central de distribuição sabe que tudo que a pessoa está consumindo vem de energia solar e a conta, consequentemente, vem mais baixa. Segundo informações do site oficial, o consumidor pode economizar até uma conta de luz ao fim do ano com a assinatura.
Além disso, eles destacam que a diferença dos demais serviços prestado por concessionários é que o consumidor pode controlar seu gastos e pode até dividir essa energia com mais pessoas, em um condomínio, por exemplo.
O modelo de negócios é baseado na assinatura de serviço. A startup lucra com a assinatura, que varia conforme o consumo de energia do cliente. A Enercred começou a operar em novembro do ano passado com 23 clientes pagantes em Minas Gerais e acaba de começar um projeto piloto em Goiás.
Atualmente, a empresa está expandindo sua planta de geração de 15kWp para 75kWp em Pedralva (MG) para atender 100 clientes e a lista de espera já está com 255 interessados.
Fonte: