Forge, formada há pouco mais de um mês, já conquistou uma vaga na programação de inovação StartupX
Por Redação
Uma startup mineira desenvolveu um negócio que promete conectar donos de impressoras 3D e designers a empresas e pessoas interessadas em projetos da área. A Forge, criada há pouco mais de um mês e já garantiu lugar no programa de inovação StartupX, que conta com apoio de empresas como Visa e Totvs.
Desenvolvida pelo mineiro Gustavo Resende e pelo paulista Gabriel Domene, a Forge quer resolver problemas globais a partir de uma plataforma de manufatura em nuvem, que mistura conceitos de marketplace e economia compartilhada. A proposta é conectar pessoas e empresas para produzir projetos de impressão 3D e implantar na sociedade outros três “Ds”: desmaterialização, desmonetização e democratização.
A expectativa é que a startup seja procurada, a princípio, para impressão de protótipos. Além disso, a Forge espera produzir peças como joias, do mundo nerd, ferramentas de trabalho e itens de decoração, que são mais simples de serem produzidos.
Ainda engatinhando, a empresa já realizou teste de validação. O software, que vai servir de base para todo o projeto, está sendo desenvolvido e o protótipo deve estar pronto nos próximos meses.
Com o apoio do StartupX, a empresa funcionará no coworking da Indexo, em São Paulo. Mesmo assim, a empresa pretende abrir uma sede em BH nos próximos meses.
Fonte: Diário do Comércio