InstaRain criou sensores capazes de detectar qualquer sinal de nuvens ou chuva e pretende espalhá-los pela cidade
Por Pedro Matos/SIMI

Alguma vez, ao sair de casa, você já se perguntou se o guarda-chuva seria ou não necessário? Existem diversos sites e instituições que disponibilizam a previsão do tempo, mas uma startup mineira quer ir além: a InstaRain quer mostrar, em tempo real e com a maior exatidão possível, como está o tempo em diferentes pontos da cidade.
Além da previsão convencional, a empresa desenvolveu dois sensores: um capaz de alertar para qualquer sinal de chuva e outro que detecta infravermelho das nuvens. Esses sensores são instalados em estações espalhadas pela cidade. “Inicialmente, vamos instalar 30 estações dessas por Belo Horizonte para levantar informações sobre o tempo em várias localidades. Atualmente, estamos na fase de desenvolvimento e estamos com 11 estações na cidade”, explica o engenheiro Cristóvão Jacques, um dos fundadores da startup.
A ideia surgiu no município de Oliveira, localizado a 150 quilômetros a sudoeste da capital mineira, a partir de uma demanda do Observatório Sonear, que dependia dessa informação para funcionar de maneira autônoma. Durante a noite, o telescópio é programado para captar imagens do céu automaticamente. Ao primeiro sinal de chuva detectado pela estação, o teto do observatório se fecha automaticamente, garantindo que os equipamentos não serão danificados. “Já que desenvolvemos essa automação para o observatório, por que não podemos comercializá-la?”, comenta Cristóvão, sócio no observatório.

Além de vender as estações para empresas e pessoas interessadas, a startup criou um site onde qualquer um pode conseguir informações meteorológicas em tempo real. Por meio de um mapa, que ainda está sendo desenvolvido, o usuário consegue verificar como está o tempo em diferentes pontos da cidade e do estado. “Para motociclistas, por exemplo, essa informação pode ser fundamental. Porque você pode decidir o trajeto até determinado lugar por meio dessa informação”, afirma Cristóvão.
A startup pretende buscar programas de aceleração e investimento nos próximos meses. Para saber mais informações, acesse o site da InstaRain.

Fonte: