Projeto Latin America Research Awards é voltado para mestrandos e doutorandos; já o app Grasshopper é gratuito e ensina noções de JavaScript
Por Redação
A Google está empenhada em criar oportunidades na área da tecnologia. Na última semana, a empresa lançou um aplicativo para ensinar programação de forma simples. Além disso, a gigante de tecnologia está com inscrições abertas para seu programa de bolsa de pesquisa destinado à América Latina.
É a sexta edição do Projeto LARA – Latin American Research Awards, programa de bolsa de pesquisas para a América Latina, que tem diferentes categorias e foca na solução de desafios por meio da tecnologia.
O projeto busca pessoas que já atuam na área e tentam trazer soluções para problemas de cunho social. Para isso, estudantes de mestrado e de doutorado, assim como seus professores-orientadores, vão receber bolsas para se dedicarem a seus projetos por um ano.
Os campos de pesquisa que podem participação do Lara 2018 são:
- Geo/Maps
- Interação entre humanos e computadores
- Recuperação, extração e organização de informações (incluindo gráficos de semântica)
- Internet das Coisas (incluindo cidades inteligentes)
- Machine learning (aprendizado de máquinas ) e data mining (mineração de dados
- Dispositivos móveis
- Processamento natural de línguas
- Interfaces físicas e experiências imersivas
- Privacidade
As inscrições podem ser feitas até 25 de maio por este site.
Programação
Já aplicativo lançado pela Google, o Grasshopper, é gratuito e trabalha, de forma gamificada, para introduzir a programação aos usuários. O app ensina linguagens de JavaScript criando desafios a partir de jogos rápidos. O foco, no entanto, não é formar profissionais, mas apenas despertar a curiosidade das pessoas na área.
O aplicativo foi desenvolvido pela Area 120, incubadora interna do Google que tem como proposta elaborar projetos rápidos, feito por equipes enxutas.
Você pode baixar o Grasshopper no seu Android e também no seu iOS.
Fonte: