Com foco em mobilidade urbana, o desafio reuniu profissionais de diversas áreas para pensarem soluções para as cidades
Por Redação

Neste final de semana, a Uber realizou a etapa de Belo Horizonte do Uber Hack – O Hackathon da Mobilidade. Com o objetivo de encontrar soluções inovadoras para melhorar a mobilidade urbana, o desafio, inédito no Brasil, convidou os apaixonados por tecnologia a criar ou repensar projetos urbanos de mobilidade a partir de modelos que podem, inclusive, ser integrados ao aplicativo da Uber.
Os hackathons estão sendo realizados desde março e continuarão até junho, em seis etapas: Porto Alegre, Fortaleza, Belo Horizonte, Brasília, Recife e São Paulo. Na capital mineira, o evento aconteceu no Órbi Conecta e contou com a participação de cerca de 50 participantes das áreas de desenvolvimento, negócios e design, divididos em 10 equipes que pensaram em soluções tecnológicas para superar desafios na mobilidade urbana.
A ideia vencedora foi a Escape, uma plataforma para viabilizar e fortalecer o incentivo à mobilidade ativa. A equipe criou um aplicativo que conecta pessoas a grupos que têm o mesmo interesse em praticar a mobilidade ativa, como caminhar, correr e pedalar, com o objetivo de promover melhor mobilidade nas cidades e instigar uma forma de locomoção mais sustentável.
A banca avaliadora foi composta por representantes da Uber e agentes de peso do ecossistema de inovação de Minas Gerais. Os vencedores locais vão apresentar suas soluções na etapa final do desafio, que será no dia 5 de junho, em São Paulo. A equipe vencedora final ganhará uma viagem para o centro de tecnologia da Uber, em Pittsburgh (EUA), para conhecer de perto a tecnologia dos carros autônomos em desenvolvimento pela empresa.
Fonte: