Espaço levará ao público conteúdos especiais sobre o cosmos. Expedição Antártida também é destaque no museu
Por Redação

Os apaixonados por astronomia já podem ir preparando a agenda para acompanhar a programação astronômica de maio do Espaço do Conhecimento UFMG, que levará ao público conteúdos sobre o cosmos de maneira lúdica e didática, por meio de oficinas e sessões de planetário.
No último andar do prédio, localizado na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, funciona diariamente o Planetário, que proporciona uma experiência imersiva e contemplativa do universo, com sessões para todas as idades.
Aos sábados, no Terraço Astronômico, acontece a Observação Noturna, das 19h às 21h. Utilizando um potente telescópio e orientados por estudantes e professores de física e áreas afins, os visitantes podem ver de perto a lua, planetas (quando estão disponíveis no céu) e aglomerados de estrelas.
Aos domingos, das 11h às 13h, o foco se volta para o sol. A observação é feita utilizando um telescópio especial que permite que o público olhe para o astro-Rei sem causar danos à visão.
Aprender brincando
Todos os sábados, às 14h, o Núcleo de Astronomia realiza atividades que convidam os visitantes a entenderem o universo e seu funcionamento. No dia 5, a oficina Brincando de Ser Cientista vai mostrar para os participantes como a intuição pode ajudar o trabalho de pesquisadores e cientistas.
Na semana seguinte, no dia 12, acontecerá o Teatro dos Planetas, em que o público utiliza o corpo para simular os movimentos e as posições de alguns planetas do nosso sistema. No dia 19, as descobertas continuam na oficina Relógio de Sol, montado e testado no Terraço Astronômico. A atividade ensina a ler as horas a partir da sombra projetada pela nossa estrela.
Por fim, no dia 26, o Jogo do Sistema Solar convida os visitantes a testarem seus conhecimentos sobre o conjunto de planetas que giram em torno do astro-rei através de cartas que estimulam a observação e a lógica.
Exposição Antártida
Lançada em dezembro do ano passado, a exposição temporária Expedição Antártica também se destacou como uma das atrações do espaço cultural. No fim de maio, a mostra deixa o museu, onde ocupa o segundo e o quinto andares com imagens, sons, objetos e até micro-organismos oriundos do extremo sul do planeta.
A Expedição Antártica foi concebida e realizada em parecia com três grupos de estudo da UFMG, referência internacional no assunto. A exposição busca, com uma linguagem artística acessível e instigante, trazer esse conhecimento para o público. Até o dia 20 deste mês, será possível conferir o resultado desse trabalho no Espaço, que oferece aos visitantes as sensações experimentadas na Antártica, como as baixas temperaturas, os fortes ventos, o esforço de andar na neve e o fascínio proporcionado pelas luzes da aurora austral.

A programação de ações educativas traz uma série de atividades que abordam a fauna do continente, o cotidiano dos pesquisadores que realizam pesquisas em solo antártico e outros aspectos do Polo Sul. Atividades como Caça aos Vestígios na Antártica mostram aos participantes como é ser um explorador no continente mais frio do mundo.
A programação do Espaço também conta com diversas atrações para todas as idades. Para mais informações, acesse o site.
Fonte: