Como melhorar a experiência do usuário no site? Confira dicas do palestrante Guilherme Marques, da Toro Investimentos, na 2ª edição do Reload
Por Maíra Duarte Silva
O número de usuários da internet não para de crescer. Segundo dados de pesquisa da We Are Social, são quatro bilhões de pessoas conectadas em todo o mundo este ano, um aumento de 7% em relação a 2017. Além disso, as pessoas passam mais tempo navegando, cerca de seis horas por dia usando dispositivos e serviços com tecnologia, ou seja, pelo menos um terço de suas vidas ativas é online.
Diante desse cenário, você já pensou como as pessoas se sentem quando navegam ou exploram o seu site, blog ou qualquer outro canal online? Essa pergunta define o significado do termo UX (User Experience), mais conhecido por aqui no Brasil como experiência do usuário, um processo que pode impactar vendas, público, negócios de e-commerce e outros empreendimentos voltados para plataformas online.
O SIMI trouxe algumas dicas do palestrante Guilherme Marques, Lead User Experience Designer da Toro Investimentos, que se apresentou durante a 2ª edição do Reload, seminário de marketing digital realizado pelo Sebrae na capital mineira.
Confira 10 Métodos de UX
. Entrevistas
“Não existe método melhor que conversar com seu cliente.” Segundo Guilherme, é importante fazer entrevistas e definir o que é necessário ou dispensável, além de ajudar a definir o público.
. Benchmark
Comparar o seu serviço com a concorrência, através da implantação de métodos que quantificam e qualificam o produto. No caso de sites, o exemplo do plaestrante foi a análise, “você pode analisar páginas mais relevantes para o cliente”.
. Análise de Métricas
Use as métricas para analisar e aproveitar oportunidades, como o Google Analytics que traz amostragens mês a mês, dia a dia, dentre outras funcionalidades de análise.
. Personas
“Você pode exercitar para quem não vai trabalhar”, definir as personas é uma boa estratégia para saber qual é o público que você vai atingir. “A gente tem os clientes que a gente merece”, selecionar os clientes por meio da persona influencia no serviço que você vai entregar e ajuda a entender hábitos de consumo cenário de uso.”
. Etnografia
Entenda o comportamento social dos seus clientes por meio de um processo de observação em campo, que é uma maneira simplificada de definição e tomada de decisão.
. Card Sorting
Pense e analise a arquitetura da informações. Organize os conteúdos, de forma dinâmica, para que todos encontrem o que procura.
. Prototipação
“Essa é a hora de errar!”, crie um protótipo do seu site, por exemplo, e antecipe o que pode dar errado por meio de testes.
. Acessibilidade
“Uma calçada é tão boa para quem não enxerga, quanto para mim que enxerga, precisamos projetar o nosso produto ou serviço para ser acessível para todos.”
Imagina uma cidade 100% acessível? Confira o vídeo que assistimos por lá:
. Teste de usabilidade
“Teste o serviço para ver se está pronto para o mercado, faça isso com o seu público real”.
Veja o vídeo que o palestrante usou para exemplificar, genial!
. Seja ágil
É preciso entregar valor o quanto antes. “Seja ágil e não espere que o seu produto esteja “lustrado” e perfeito para lançar, coloque no mercado para ter um feedback.”
Fonte: