Laboratório formaliza a colaboração internacional de longo prazo em função de um projeto científico comum
Por Redação

O Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) inaugura o primeiro Laboratório Internacional Associado (LIA), do Institut National de la Recherche Agronomique, o INRA, da França, em um país sul-americano.
O LIA formaliza a colaboração internacional de longo prazo em função de um projeto científico comum, com duração de cinco anos, renovável por uma período igual. A rede de pesquisa internacional, tem como objetivos promover intercâmbios e encontros entre cientistas, compartilhar conhecimentos e novas ferramentas de investigação e treinar jovens pesquisadores.
Segundo o coordenador do LIA brasileiro, Vasco Azevedo, professor dos programas de pós-graduação em Genética e também do Interunidades de Bioinformática, o encontro entre pesquisadores franceses e brasileiros nesta terça, 22, e quarta, 23, lançou o projeto Bactéria – Inflamação (Bact-Inflam), que busca desenvolver novas estratégias terapêuticas e alternativas aos tratamentos alopáticos para controle de doenças inflamatórias.
Outras unidades do LIA estão instaladas também na China, no Canadá, no México e no Japão. Do ICB integram três laboratórios: Genética Celular e Molecular, coordenado por Vasco Azevedo; Imunofarmacologia, liderado por Mauro Teixeira; e Imunobiologia, que está sob a coordenação de Ana Maria Caetano.
Fonte: