Kadu Mourão criou financiamento coletivo para participar do Bootcamp da universidade americana
Por Paula Isis/SIMI

Em algum momento da sua vida você já ouviu o ditado “mineirinho come quieto” e, por isso, esse povo tem a fama de ir longe, conseguindo o que quer? Este ditado talvez se encaixe na vida do estudante de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Carlos Eduardo Rabelo Mourão, mais conhecido como Kadu Mourão. O jovem, que deixou a cidade natal, Divinópolis, aos 15 anos, para estudar em Belo Horizonte e se preparar para o vestibular da Federal, seis anos depois de iniciar sua vida na capital mineira se prepara para se apresentar no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e precisa de ajuda.
Kadu é aquele tipo de estudante que vivencia tudo o que o ambiente universitário lhe permite. “Sou aluno do sétimo período do curso de Direito da UFMG, coordeno um programa de extensão na faculdade chamado Lawtech Lab, integro o grupo de pesquisa em Inteligência Artificial e Inclusão do ITS-Rio e faço estágio em gestão de comunidade no Jusbrasil.” Ufa! Dá até para pensar como a rotina dele é cansativa, não é?
O reconhecimento de tanto trabalho e dedicação à vida acadêmica veio este ano e ultrapassou as fronteiras da Universidade e do Brasil. Kadu foi selecionado para o MIT Innovation & Entrepreneurship Bootcamp, um programa intensivo de formação em liderança e empreendedorismo da universidade americana.“O programa desafia os candidatos selecionados a criar uma empresa do zero, apostando na capacidade de inovação, liderança e organização para o sucesso das equipes formadas ao longo do programa”, conta.
Inovadores do mundo todo estarão reunidos no Bootcamp
O bootcamp reunirá inovadores de diversos locais do mundo para aprender junto à equipe do MIT e aos mentores treinados pelo instituto. Antes do início do programa, ele oferece quatro cursos online de preparação, além do módulo presencial que ocorre entre os dias 28 de julho e 3 de agosto. Neste período que antecede o desafio, Kadu explica que os candidatos devem compartilhar experiências pessoais e percepções acerca dos cursos realizados em um grupo do Facebook, a fim de criar laços e se conhecer antes da chegada ao local do programa.
Sobre o projeto que pretende desenvolver, o estudante pretende fazer algo na sua área de atuação.“Particularmente, por ter um background todo voltado para a conexão entre Direito e Tecnologia, pretendo desenvolver um projeto ligado à essa área. Minha ideia é trabalhar acerca de mecanismos que diminuam a assimetria de informações entre as partes de um conflito e que possibilitem uma resolução mais amigável e, se possível, consensual para tais problemas.”
Kadu precisa de você!
Neste ano, a edição será no Rio de Janeiro, mas segundo Kadu, os custos que envolvem sua participação são muito altos: US$ 6 mil pela inscrição mais a passagem e hospedagem no local onde será realizado o Bootcamp.
Apesar de ter sido selecionado para o programa do MIT, a participação de Kadu ainda não é certa. “Com a minha condição de estudante, não consigo arcar com a taxa de inscrição sozinho”, lamenta. Para realizar seu sonho, ele lançou uma campanha de financiamento coletivo para arrecadar fundos e viabilizar sua ida ao Bootcamp, pelo Catarse. Clique aqui e veja como ajudar.
Até o momento, já foram arrecadados R$ 7.778,00, o que corresponde a quase 25% da meta final de arrecadação!. “Foram 70 apoios confirmados e mais de 2 mil visitantes na página da campanha, mas ainda falta bastante para alcançar todo o valor necessário para pagar a taxa de inscrição no programa”, comenta.
Com Kadu Mourão no programa do MIT, Minas Gerais mostra sua força no setor de empreendedorismo e inovação. Clique aqui para contribuir.
Fonte: