Espaço foi inaugurado nesta quinta-feira, 5 de julho, em Nova Lima, e tem como foco desenvolver empresas, produtos e negócios
Por Renato Carvalho/SIMI

O ecossistema mineiro de inovação ganhou mais um grande aliado. Nesta quinta-feira, 5 de julho, foi inaugurado o BiotechTown, o primeiro centro integrado e privado a fornecer ambiente e recursos para o desenvolvimento de empresas, produtos e negócios nas áreas de Biotecnologia e Ciências da Vida.
Além de apresentar toda a estrutura do espaço e promover debates sobre as áreas de biotecnologia, o evento também marcou o lançamento da primeira chamada para desenvolvimento de negócios no BiotechTown.
Podem participar startups e negócios em estágio de validação ou crescimento, que já tenham um MVP ou protótipo, ou que possuam capacidade de conduzir testes e validações comerciais ao longo do programa. Ao menos um dos sócios deve ter dedicação exclusiva às atividades na empresa e os negócios devem desenvolver soluções inovadoras aplicadas em Biotecnologia e Ciências da Vida, preferencialmente, nas seguintes áreas:
- Diagnóstico in vitro
- Health Tech
- Agronegócios
- Alimentos
As inscrições devem ser feitas até o dia 26 de agosto. Para conferir o edital completo e o link de inscrições, acesse http://www.biotechtown.com/.

Sobre o BiotechTown
O espaço é situado na Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima, o segundo cluster brasileiro da áreas de Ciências da Vida, e trará grandes benefícios para pesquisadores, empreendedores, grandes empresas e, claro, para todo o estado.
O Centro vai apoiar desde o desenvolvimento de produtos, registros, produções iniciais até a inserção dos produtos no mercado nacional e internacional. Neste primeiro momento, o BiotechTown inicia sua atuação com o Business Developer, que vai utilizar metodologia customizada de desenvolvimento de empresas nascentes e realizará investimentos financeiros para expandir e escalar negócios.
Estão previstas para 2019 mais duas unidades como parte do BiotechTown: a implantação do Open Lab e do CMO, que vão oferecer infraestrutura laboratorial, equipamentos e profissionais para atender as demandas empresariais para o desenvolvimento rápido de produtos.

Depoimentos
Segundo o CEO da BiotechTown, Pedro Vidigal, a sociedade será a grande beneficiada com a inauguração do centro. “O legado que queremos deixar é o de ser uma estrutura que permita com que boas ideias saiam das universidades e centros de pesquisa para alcançar o mercado mais rapidamente”, disse.
Já o diretor-executivo da Fundepar, Ramon Azevedo, destacou que a área de Ciências da Vida em Minas Gerais é bastante relevante. “O estado tem grande vocação no desenvolvimento de tecnologias nessas áreas, pelas características de suas universidades e de estruturas de apoio. O BiotechTown surge em um ambiente bastante fértil, em um setor de grande importância na economia do país”, avaliou.
O presidente da Anbiotec, Silvio Arndt, também marcou presença no evento de inauguração e destacou que o centro é a realização de um sonho da associação. “Esperamos que isso seja um grande polo de iniciação de novas indústrias no setor de biotecnologia.”

Assista ao vídeo da TV SIMI:
Fonte: