Avanço da tecnologia, principalmente a inteligência artificial e os robôs, vai transformar a maneira como vivemos e lidamos com nosso dia a dia
Por Redação
Você consegue imaginar como será o mundo em 20 anos? É difícil imaginar levando-se em conta que a tecnologia evolui exponencialmente. Em 1998, há 20 anos, ainda nos conectávamos por internet discada, usávamos diskmans para ouvir música de forma móvel, e o mais próximo de smartphones que conhecíamos eram os computadores que tínhamos em casa – quando tínhamos.
Pense no quanto a tecnologia cresceu nos anos seguintes. O quão rápido tudo mudou. Ainda continua difícil projetar o futuro, certo? A Singularity University ousou pensar em como será a nossa vida em 2038.
2020
Para daqui a dois anos, a equipe da universidade prevê a chegada da tecnologia de comunicação 5G em todo o mundo. Carros voadores devem começar a ser vistos nos céus de alguns países e a inteligência artificial deverá ser usada em diagnósticos e recomendações terapêuticas nos Estados Unidos.
2022
Dois anos mais tarde, a expectativa é que robôs comecem a ganhar espaço na sociedade, ocupando cargos de recepcionistas e assistentes em lojas, por exemplo. Tarefas domésticas também devem ser realizadas por máquinas. Carros autônomos dominam os EUA e impressoras 3D vão permitir que pessoas fabriquem suas roupas e objetos de casa, alterando a lógica de consumo.
2024
As viagens a Marte devem começar neste ano. Drones serão usados para entregas de pacotes e fontes de energia solar e eólica terão custo acessível. Carros elétricos serão metade da frota mundial e o trabalho exigirá preparo para lidar com inteligência artificial.
2026
Em 2026 veículos autônomos farão o transporte de pessoas, incluindo veículos voadores com decolagem vertical. A alimentação será um desafio e agricultura vertical em grandes cidades será vital. Com bilhões de pessoas conectadas à internet de alta velocidade, a realidade virtual será uma tecnologia comum.
2028
Energia solar e eólica serão responsáveis por quase todo o consumo global. Nesta altura, a demanda por petróleo estará em seu ápice.
2030
As emissões de carbono devem começar a cair, ricos terão acesso a tecnologias para prolongamento da vida e inteligência artificial vai superar a inteligência humana.
2032
Robôs serão comuns em todos os locais de trabalho e será possível transferir a consciência para robôs avatares para estar em locais remotos do mundo. Profissões terão modificações, como coprocessadores ou comunicação web em tempo real.
2034
As conexões entre o córtex humano e a nuvem serão significativas. Câncer e pobreza serão coisas do passado.
2036
Tratamentos para longevidade serão comuns. Cidades inteligentes – abastecidas por energia solar, seguras e repletas de alimentos – serão comuns.
2038
Daqui a 20 anos, a realidade virtual e a inteligência artificial vão alavancar a vida humana em todo o mundo. O dia a dia será irreconhecível para nós.
Você concorda com as previsões da Singularity? Deixe seu comentário.
Fonte: Época Negócios