Sessões no Planetário, observação noturna, oficina e sarau acontecem neste sábado, 20 de outubro
Por Redação
“Tá vendo aquela lua que brilha lá no céu?.” Misterioso para muitos, o nosso satélite natural provavelmente surgiu de uma colisão da Terra com um corpo celeste há cerca de 4,5 bilhões de anos. Por ser tão fascinante, a Lua ganhou um dia dedicado totalmente a ela e o Espaço do Conhecimento UFMG participa dessa programação mundial.
Neste ano, a Noite Internacional de Observação da Lua está marcada para este sábado, 20 de outubro. Na ocasião, dois telescópios estarão apontados para o satélite, possibilitando que o público veja todos os detalhes da Lua. Serão distribuídas 120 senhas gratuitas a partir das 17h30 na recepção. A observação começa às 19h.
Simultaneamente, ocorre o Sarau Lunático. Na atividade, os visitantes são convidados a declamar textos que remetem ao astro. O público pode levar trechos de obras favoritas ou produções próprias.
Atividades
Além da observação noturna, o espaço também exibe sessões no Planetário durante todo o dia. O público poderá contemplar projeções como A Lua e o Zodíaco, na qual vários fenômenos relacionados ao nosso satélite natural são explicados, como o ciclo lunar e o reconhecimento das constelações por onde ela passa.
Às 14h, a oficina As Fases da Lua ensina os participantes a prever a visibilidade do astro em qualquer dia e horário, descobrir quando ele nasce e se põe, entender suas fases e o porquê da ocorrência de eclipses. Um modelo construído em papel, a luz do Sol e o próprio corpo dos participantes ajudam na compreensão dos fenômenos.
Fonte: