Programa voltado para a mineração combina variáveis que vão desde aspectos geológicos até dados econômicos e restrições legais, ambientais e sociais
Por Redação

Uma startup mineira garantiu o primeiro lugar no Concurso de Desafios Técnicos e Soluções de Mineração MineTech, realizado em Moscou. A tecnologia da MiningMath, liderada por Alexandre Marinho e Fabrício Ceolin, ex-alunos da UFMG, foi premiada durante o 14º Fórum de Exploração e Mineração da Rússia.
A tecnologia inovadora é destinada à simulação de cenários para embasar decisões estratégicas na área de mineração. Baseado em técnicas modernas de programação, o software SimSched combina uma grande quantidade de variáveis que vão desde aspectos geológicos até dados econômicos e restrições legais, ambientais e sociais. Todos esses dados resultam em uma análise de cenários para a tomada de decisões na mineração.
A ferramenta permite, por exemplo, uma visualização mais eficiente de riscos, incluindo impactos ao meio ambiente e à comunidade, e a otimização de investimentos e de processos produtivos, contribuindo para uma mineração mais eficiente.
Na competição, a tecnologia foi utilizada pelo economista Alexey Tsoy, da consultoria britânica em mineração CSA Global. Alexey afirmou que “não há no mercado outra tecnologia que possibilite fazer uma análise tão sofisticada para o planejamento de lavra, como o SimSched”.
Criando valor na mineração
Falando em mineração, Belo Horizonte vai receber um evento internacional na área. O Creating Value in Mining será realizado no dia 5 de novembro, no Museu das Minas e do Metal Gerdau, na Praça da Liberdade. O encontro tem como foco a otimização de estratégias por meio da ciência de dados.
O evento terá a presença de Alexey Tsoy, economista; de Juan Camus, chileno PhD em engenharia de mineração; Luiz Martinez, PhD em fnanças e economia de minerais; e Constantino Seixas, MSc em automação industrial.
Para saber mais sobre o evento, clique aqui.
Fonte: