Trem-bala terá 16km de trajeto embaixo d’água entre as cidades de Ningbo e Zheijiang
Por Redação
.
A China vai construir sua primeira linha de trem-bala subaquático, ligando as cidades de Ningbo e Zheijiang. A rota terá pouco mais de 70 km de comprimento, com 16 km por baixo d’água. Os trens vão viajar a 250 km/h e vão reduzir o tempo de viagem de uma hora e 50 minutos para menos de 30 minutos.
O projeto da ferrovia na província de Zhejiang, foi apresentado em 2005 e aprovado por Pequim em novembro deste ano. As obras devem começar em 2019, com previsão de serem concluídas até 2025. O investimento está estimado em US$ 3,6 bilhões (R$ 13,9 bilhões).
A linha será integrada aos outros terminais de alta velocidade de China. Após a inauguração, será possível percorrer os 230 quilômetros entre Hangzhou, capital da provincia de Zhejiang, a Zhoushan em uma hora e 20 minutos. Atualmente o percurso leva quatro horas e meia.
Esse não foi o primeiro grande projeto anunciado pela China que, em 2012, inaugurou a maior linha de trem-bala do mundo. Desde então o país tem investido bastante no transporte ferroviário. Só em 2017, mais de três mil quilômetros de linhas de alta velocidade foram concluídos e a expectativa é finalizar mais 3,5 mil até o fim deste ano e ter 38 mil kms de extensão em 2025.
Fonte: