Acesse os dados do ecossistema mineiro de inovação

Acessar SIMI Database

InicialBlogNotíciasBrasileira tem sua história co...

Brasileira tem sua história contada em documentário internacional sobre mulheres matemáticas

‘Journey of women in mathematics’ retrata as dificuldades relacionadas ao gênero enfrentadas por mulheres em um meio dominado por homens


Por Redação

Crédito: Journey of women in mathematics

A matemática é uma área do conhecimento dominada por homens. Recentemente, foi lançada a  versão final do documentário “Journey of women in mathematics”, que retrata as dificuldades relacionadas ao gênero enfrentadas por mulheres matemáticas. Com estreia mundial, o documentário, que teve apoio do Instituto Serrapilheira, já está disponível no YouTube.

“As três mulheres contam suas histórias como pessoas que equilibram os aspectos da vida, e não apenas como matemáticas. Elas têm famílias para cuidar e facilitam a construção de comunidades para mulheres em matemática em seus países”, afirma o texto de Evelyn Lamb, matemática e escritora.

Produzido pelo Comitê para Mulheres em Matemática (CWM), da União Matemática Internacional (IMU), em parceria com a Simons Foundation, o filme foi realizado em duas etapas. A primeira conta a trajetória das pesquisadoras Neela Nataraj (Índia), Aminatou Pecha (Camarões) e Carolina Araujo (Brasil). A segunda, filmada durante o Encontro Mundial para Mulheres em Matemática (WM²), deu voz a outras matemáticas presentes no evento, oriundas de mais de 50 países.

O evento de lançamento foi marcado pela diversidade. Além de apoiar sua realização, o Serrapilheira patrocinou a participação de 21 mulheres negras e pardas, tanto no WM² quanto no Congresso Internacional de Matemáticos (ICM). Eram professoras, mestres, doutoras e estudantes de graduação da área, selecionadas pelo comitê organizador do evento.

“Os organizadores de eventos e palestrantes são 90% homens. Desencorajando mulheres, perdemos talentos que podem contribuir para a pesquisa”, afirma no documentário a pesquisadora da área de geometria algébrica Carolina Araujo, pesquisadora do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

Segundo o blog Root of Unity, da revista Scientific American, a produção foi muito feliz por dar visibilidade às poucas histórias de mulheres na Matemática, tornando-as conhecidas mundialmente.

O documentário pode ser conferido no YouTube.

Fonte:

Calendar

maio 2025
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Cesta De Compras