A maioria dos brasileiros possuem televisão em casa e estão usando a rede, mas apenas 32% assinam TV a cabo
Por Redação

Se olharmos para trás, a última década trouxe uma verdadeira revolução na forma como passamos a consumir o entretenimento. As melhorias nos serviços de internet e a popularização de ferramentas de download e streaming de filmes e séries, por exemplo, aumentaram o consumo de internet, principalmente entre os jovens.
Consequentemente, vemos um movimento natural no qual a TV vem perdendo espaço. Segundo especialistas, ela não vai necessariamente desaparecer, mas é inevitável que divida espaço com serviços de conteúdo personalizável, como o Netflix. A internet oferece uma infinidade de escolhas, então por que assistir apenas ao que sua TV oferece?
Segundo o IBGE, o crescimento do streaming e das diferentes formas de download tem impactado diretamente nos hábitos de consumo dos brasileiros. De acordo com o levantamento, de 2018, da divisão de pesquisa de tecnologia da informação e comunicação do instituto, 81,8% dos brasileiros que estão conectados utilizam a internet para assistir a filmes, séries e vídeos. Esse número representa um crescimento de 7,2% em relação a 2016.
Por outro lado, o número de assinantes de televisão por assinatura vem caindo de forma preocupante para as operadoras de TV. De 2016 para 2017, a mesma pesquisa apontou que 1,5 milhões de brasileiros desistiram de assinar o serviço. Ainda de acordo com o estudo, de 200 milhões de brasileiros, 96,6% possuem uma televisão em casa, mas apenas 32,8% mantém um serviço de TV a cabo.
Para o instituto é inegável que a ascensão de serviços de streaming como Netflix, Amazon Prime Video, YouTube, Google Filmes e até mesmo o Globoplay (da Globo) e YouTube influenciam no abandono do modelo de assinatura de TV paga.
Fonte: